App Sympla
Baixe agora

LABORATÓRIO EM LIDERANÇA - LabLíder

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

LABORATÓRIO EM LIDERANÇA - LabLíder

FACULDADE 2 DE JULHO - Salvador, BA
27 de abril de 2019, 08h - 01 de junho de 2019, 12h

Inscrição

INSCRIÇÃO
Grátis
Inscrições até 26/04/2019
Encerrado

Descrição do evento

O Laboratório de Liderança - LabLíder  - é uma atividade de extensão e visa estimular a liderança, assim como o empreendedorismo, a responsabilidade social e as competências emocionais. O contexto atual tem exigido dinamismo e liderança das pessoas. Liderar não significar ser chefe ou pessoas para serem lideradas. Você pode ser líder de si mesmo, entretanto, fazem-se necessários caminhos profissionais de forma inovadora e criativa.  As atividades propostas para o LabLíder buscam abordar os conceitos e ferramentas relacionadas à liderança, as habilidades, a competência emocional, estratégias, a criatividade e a inovação.

 

Sem embargo, buscará aproximar os cursos de graduação da Faculdade 2 de Julho, bem como os de pós-graduação lato sensu da Instituição, bem como egressos, funcionários e a comunidade local, assim como membros do Colégio 2 de Julho poderão fazer parte.

 

OBJETIVOS

 - Geral

Estimular a cultura da Liderança na Faculdade 2 de Julho através de diversas práticas e concepções, buscando o aprimoramento a partir da inovação e da criatividade, promovendo, ampliando e disseminando conteúdo sobre competências emocionais, habilidades, estratégias e empreendedorismo.

 - Específicos

Aplicar conhecimentos sobre liderança na prática e a partir de uma abordagem transdisciplinar.

Envolver os cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade 2 de Julho sob a ótica da liderança.

Estimular a cultura da responsabilidade social e a atenção para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Integrar os estudantes dos Cursos de Graduação e da Pós-graduação.

Fomentar práticas de liderança e empreendedorismo.

Aproximar a Faculdade 2 de Julho dos seus egressos e da comunidade externa.

 

PÚBLICO – ALVO

Preferencialmente os estudantes de graduação da Faculdade 2 de Julho, sem prejuízo da participação dos estudantes de pós-graduação lato sensu, bem como de  egressos e pessoas da comunidade.  Nessa edição, 20 vagas estarão voltadas para os estudantes de Administração. A atividade é gratuita.

 

CERTIFICAÇÃO

Os participantes que participarem das atividades serão certificados com carga horária total de 30 horas. Dois estudantes de comunicação terão carga horária diferenciada, em virtude do propósito, neste caso, serão considerados monitores e terão carga horária de 20 horas de monitoria. Exige-se a presença e participação de 75% nas atividades, inclusive, para os estudantes monitores.

 

METODOLOGIA

A metodologia ativa deverá ser meio necessário para a concretização das atividades no LabLíder. Portanto, as dinâmicas e estratégias serão necessárias para melhor aprendizagem e inserção dos participantes no LabLíder. Propõe-se também promover um bate-papo com uma liderança local, com experiência na gestão/comunicação/no terceiro setor e ou na administração pública.


 - Módulo de atividades práticas

Além das atividades presenciais, outras serão desenvolvidas via redes sociais, preferencialmente, Facebook e WhatsApp e/ou outras redes que possibilitam a convergência e a difusão das ideias. As atividades deste módulo acontecerão concomitantemente com o Módulo Presencial. Elas visam possibilitar a interação dos participantes, que estarão divididos em grupos.


PERÍODO

Aos sábados: 27/04, 11/05, 25/05 e 01/06 de 2019, das 8 às 12 horas.


PROGRAMAÇÃO

PROFESSOR/A

TEMA

DATA

Graça Maia

 

Liderança e Gestão

27/04

Carlos Amaral

O líder e as habilidades

27/04

Efson Lima

A extensão como oportunidade de empreender e liderar

27/04

Antonio Ribas –

 

O líder e a responsabilidade social

11/05

Graça Neves

 

Liderança, Direitos Humanos e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

11/05

Cleidiana Ramos

O líder e a comunicação

11/05

Camila Botto

Liderança na Comunicação

25/05

Marcus Fabrício  

Liderança Consciente e os novos arranjos produtivos

25/05

Vera Lúcia

As Competências de um Líder Transformacional

25/05

Ivan Gargur

Liderança, Retórica e Economia

01/06

Daniel Medeiros

Liderança, Delegação e Confiança

 01/06

Thiago Carvalho

O líder criativo e inovador é culturalmente antenado

 01/06

ORGANIZADORES/OFICINEIROS/ PALESTRANTES

Antônio Ribas

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Marketing, Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias e graduado em Administração. Pesquisador na Linha de Pesquisa Educação Superior do Grupo de Pesquisa em Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Na Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) atuo como Professor e Coordenador do curso de Administração e dos CSTs em Gestão, além de Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e do MBA em Gestão de Negócios e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assessor em Gestão da Faculdade Bertioga (SP). Gestor acadêmico especialista em indicadores de qualidade no ensino superior, com experiência consolidada nas modalidades EAD e Presencial, em graduações e pós-graduações. Avaliador do MEC em Curso de Graduação e de Instituições de Educação Superior. Assessor do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), selecionado pelo INEP. Integrante do Núcleo de Estudos Universitários em Gestão do Conselho Regional de Administração da Bahia - CRA Ba. Além da docência no ensino superior, integro diversas comissões institucionais, como: Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comitê de Pesquisa e Extensão, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiados e outros. Com experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, satisfação do cliente interno e externo, qualidade, planejamento e diagnóstico. Experiência profissional na área de Administração Universitária, planejamento, implantação e autoavaliação institucional.

 Camila Botto

Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (2010). Coordenador dos Cursos de Comunicação da Faculdade 2 de Julho e professora. Pós -graduada em Gestão da Comunicação Digital em Mídias Sociais pela Unifacs (2015).

 Cleidiana Ramos

 É jornalista, doutora em antropologia e mestra em Estudos Étnicos e Africanos. Foi consultora da ONU Mulheres para a facilitação dos cursos de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas (2011)  e Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres (2017). Na Faculdade 2 de Julho coordena o curso de Pós-Graduação em Comunicação Organizacional com ênfase em assessoria de imprensa e é professora dos cursos de graduação. Atualmente é professora visitante na Uneb, no campus XIV (Conceição do Coité). No jornalismo especializou-se na cobertura ligada a religiosidade e questões étnico-raciais. Integra o coletivo Flor de Dendê na condição de publisher e de produtora de conteúdo para o blog Água de Chocalho. É autora do livro-reportagem "Os Caminhos da Água Grande" e co-autora de "Ebomi Cidália: a enciclopédia do Candomblé".  

 Daniel Medeiros

Graduado em Administração de Empresas, com MBA em Logística Empresarial e Gestão da Produção, MBA em Gestão Integrada da Qualidade e Certificações, Especialização em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) e Auditor Líder ISO 9001:2015. Atua, há 14 anos, na área de Administração de Empresas como consultor de qualidade, mapeamento e implementação da gestão por processos. Liderou e participou de processos de certificação e recertificação de qualidade e implementação da Gestão por Processos em diversas empresas. Professor do curso superior em administração de empresas da Faculdade 2 de Julho, empresário e consultor sênior da ARCOS Consultoria, onde presta serviço nas áreas de Planejamento Empresarial, Gestão da Qualidade, Marketing e Gerenciamento de Processos de Negócios.

 Efson Lima

Doutorando e Mestre em Direito/UFBA. Especialista Gestão em Saúde/Fiocruz. Coordenador-geral da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e professor da Faculdade 2 de Julho. Professor no Curso de Segurança Pública/UFBA Coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia – setor responsável por 13 Centros Públicos de Economia Solidária e Cooperativismo por meio dos contratos de gestão.Conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (CONFOCO). Curador da Mostra de Extensão da Bienal da UNE/2019 – maior evento de cultura da América Latina.  Organizador do Projeto Conviver/Ufba, 6 livros organizados. Criador e organizador do Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidades/ Ufba.

 Ivan Gargur

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Economia também pela UFBA. Trabalhou no Banco do Brasil S/A efetuando avaliação econômico-financeira de diversas empresas, incluindo análise do ambiente macroeconômico e setorial. Começou a exercer a atividade docente em cursos de nível superior em julho/98, tendo lecionado na Universidade do Estado da Bahia e na própria Universidade Federal da Bahia. Foi Coordenador Adjunto da Unidade de Finanças do SEBRAE-BA, e Presidente da COOPSOL-Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do SEBRAE-BA. Atualmente é professor da Faculdade 2 de Julho e Sócio da "Ivan Gargur Consultoria e Treinamento". Nos últimos anos, mais precisamente a partir de 2006, tem sido fonte constante para diversos órgãos de comunicação da cidade do salvador, sempre em entrevistas (ou consultas) versando sobre economia.

 Maria das Graças Fraga Maia

Doutora em Geografia (Programa Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional) pela Universidade de Barcelona (2006), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1995), e Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1978). Integra o Banco de Avaliadores do Ministério da Educação desde 2005, como avaliadora Institucional e de Cursos. É Diretora Acadêmica da Faculdade 2 de Julho, professora do Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio/FIB, da Faculdade 2 de Julho, da Faculdade de Gestão & Negócios e da Faculdade de Ciências Empresariais. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Industrial da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia e membro do Comitê da Educação da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC). Foi, também, membro suplente no Conselho Deliberativo da Associação Baiana para Gestão Competitiva. Na Universidade Salvador, foi professora; Diretora Acadêmica de Planejamento; Vice-reitora para Desenvolvimento Interno; Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Acadêmica em exercício; Chefe do Departamento de Ciências Contábeis; Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis; Coordenadora dos cursos de Pós-graduação lato sensu em Contabilidade e Controladoria; membro do Conselho Superior Universitário e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão; membro e coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi Diretora de Desenvolvimento Institucional da Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior (ABAMES). Além da Gestão do Ensino Superior, tem experiência em Administração, com ênfase em Administração Financeira, e atua, principalmente, com os seguintes temas: Gestão do Ensino Superior, Desenvolvimento, Integração Universidade/Empresa e Avaliação.

 Maria das Graças Neves de Souza

 Mestra/UCSAL. Professora do Curso de Direito da Faculdade 2 de Julho. Coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação/CPA-F2J e Advogada e Economista. Aluna especial do Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea - UCSAL (2017.2), Mestra pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em Família na Sociedade Contemporânea. Conceito Capes 5. Professora Voluntária do Grupo de Pesquisa - Observatório da Pacificação de Mediação Comunitária - Escolar da Universidade Federal da Bahia. Trabalha na Faculdade 2 de Julho, como Professora de Direito Civil I, Mediação e Arbitragem e Direito econômico, lecionou Pratica Jurídica I e II (2012/2015), na Disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Pós Graduação de Gestão de Pessoas (2013-2014), Direitos das Obrigações - Civil II (2012-2017), Direito do Consumidor na Faculdade de Administração (2014), atua como coordenadora de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Complementares e orientando Monografias e TCC da Graduação de Direito e Co-orientadora na mesma graduação e Professora avaliadora de bancas de Monografias Na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Direito do Consumidor, direito das Famílias e Direito do Trabalho. Possui diplomas da Especialização em Direito e Política Ambiental (2009), graduação em Bacharel em Direito pela Faculdade 2 de Julho (2009) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (2004). Autora e Co-autora de artigos Internacional e Nacional, atua como organizadora da Revista Jurídica online da Faculdade 2 de Julho nas publicações de artigos científicos.

 Thiago Carvalho

Ator, pesquisador, produtor executivo e educador, têm experiências na área das Artes Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, Administração, Pedagogia do Teatro e Gestão Cultural. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA), Pós em Políticas e Gestão Cultural (em andamento), Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente com as seguintes temáticas: Teatro, dança, performance, produção, espetáculo, Pedagogia do Teatro e Teatro de Grupo. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado: "DO MODELO DRAMATÚRGICO DE ARMAND GATTI AO ESPETÁCULO-FÓRUM DE AUGUSTO BOAL: ELEMENTOS PARA UMA ?PEDAGOGIA DA INTERVENÇÃO? Fase I, II e II (CNPQ), atuou como tutor nos projetos: Planos Municipais de Cultura (MINC-UFBA) e o projeto ?Dramaturgia, Dramaturgismo e memória: Montagens de espetáculos sobre noções de gênero, identidade e poder?, fase I, II e III, (CNPQ), sob a orientação da Professora DRª. Antonia Pereira Bezerra (PPGAC-UFBA). Foi Técnico em Gestão Cultural, no Centro Público de Economia Solidária (CESOL - Barra), Professor Tirocínista das Disciplinas: Produção Cultura e Gestão, do Curso Livre da Escola de Teatro da UFBA e Jogos de improvisação. Atualmente, é membro do Grupo de Teatro Finos Trapos (BA) e Coletivo das Liliths (BA), onde atua como Coordenador de Projetos e Coordenador Pedagógico, desde 2010 e é professor convidado da Faculdade 2 de Julho, na disciplina de Produção de Eventos - no Curso de Pós Graduação Comunicação Organizacional com Ênfase em Assessoria de Imprensa - Lato sensu e é Gestor da Evoé - Casa de Criação.

 Vera Lúcia

Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas da F2J. Coordenadora da Pós Liderança e Coaching, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Fiscal e Tributária da Estácio. Docente da graduação e pós-graduação presencial e EAD. Master Coach Trainer de Carreira e Vida, Analista Comportamental, Mestranda em Administração, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Especialista em EAD e Especialista em Coaching Executivo, Administradora Palestrante, Organizadora de Eventos e Livros, Autora e Coordenadora de Concursos Públicos. Com mais de 30 anos de atuação profissional nos segmentos empresarial e de educação.






 


Sobre o produtor

Local

FACULDADE 2 DE JULHO
Avenida Leovigildo Filgueiras, 81, Garcia
Salvador, BA

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.