27 abr - 2019 • 08:00 > 01 jun - 2019 • 12:00
27 abr - 2019 • 08:00 > 01 jun - 2019 • 12:00
O Laboratório de Liderança - LabLíder - é uma atividade de extensão e visa estimular a liderança, assim como o empreendedorismo, a responsabilidade social e as competências emocionais. O contexto atual tem exigido dinamismo e liderança das pessoas. Liderar não significar ser chefe ou pessoas para serem lideradas. Você pode ser líder de si mesmo, entretanto, fazem-se necessários caminhos profissionais de forma inovadora e criativa. As atividades propostas para o LabLíder buscam abordar os conceitos e ferramentas relacionadas à liderança, as habilidades, a competência emocional, estratégias, a criatividade e a inovação.
Sem embargo, buscará aproximar os cursos de graduação da
Faculdade 2 de Julho, bem como os de pós-graduação lato sensu da Instituição, bem como egressos, funcionários e a
comunidade local, assim como membros do Colégio 2 de Julho poderão fazer parte.
OBJETIVOS
- Geral
Estimular a
cultura da Liderança na Faculdade 2 de Julho através de diversas práticas e concepções,
buscando o aprimoramento a partir da inovação e da criatividade, promovendo,
ampliando e disseminando conteúdo sobre competências emocionais, habilidades,
estratégias e empreendedorismo.
- Específicos
Aplicar
conhecimentos sobre liderança na prática e a partir de uma abordagem
transdisciplinar.
Envolver
os cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade 2 de Julho sob a ótica
da liderança.
Estimular
a cultura da responsabilidade social e a atenção para os Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável.
Integrar
os estudantes dos Cursos de Graduação e da Pós-graduação.
Fomentar
práticas de liderança e empreendedorismo.
Aproximar
a Faculdade 2 de Julho dos seus egressos e da comunidade externa.
PÚBLICO – ALVO
Preferencialmente
os estudantes de graduação da
Faculdade 2 de Julho, sem prejuízo da participação dos estudantes de pós-graduação lato sensu, bem como de
egressos e pessoas da comunidade. Nessa edição, 20 vagas estarão voltadas para
os estudantes de Administração. A atividade é gratuita.
CERTIFICAÇÃO
Os
participantes que participarem das atividades serão certificados com carga
horária total de 30 horas. Dois estudantes de
comunicação terão carga horária diferenciada, em virtude do propósito, neste
caso, serão considerados monitores e terão carga horária de 20 horas de
monitoria. Exige-se a presença e participação de 75% nas atividades, inclusive,
para os estudantes monitores.
METODOLOGIA
A metodologia ativa deverá ser meio necessário para a concretização das atividades no LabLíder. Portanto, as dinâmicas e estratégias serão necessárias para melhor aprendizagem e inserção dos participantes no LabLíder. Propõe-se também promover um bate-papo com uma liderança local, com experiência na gestão/comunicação/no terceiro setor e ou na administração pública.
- Módulo de atividades práticas
Além das atividades presenciais, outras serão desenvolvidas via redes sociais, preferencialmente, Facebook e WhatsApp e/ou outras redes que possibilitam a convergência e a difusão das ideias. As atividades deste módulo acontecerão concomitantemente com o Módulo Presencial. Elas visam possibilitar a interação dos participantes, que estarão divididos em grupos.
PERÍODO
Aos sábados: 27/04, 11/05, 25/05 e 01/06 de 2019, das 8 às 12 horas.
PROGRAMAÇÃO
PROFESSOR/A |
TEMA |
DATA |
Graça Maia |
Liderança
e Gestão |
27/04 |
Carlos Amaral |
O
líder e as habilidades |
27/04 |
Efson Lima |
A
extensão como oportunidade de empreender e liderar |
27/04 |
Antonio Ribas – |
O
líder e a responsabilidade social |
11/05 |
Graça Neves |
Liderança,
Direitos Humanos e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
11/05 |
Cleidiana Ramos |
O
líder e a comunicação |
11/05 |
Camila Botto |
Liderança na Comunicação |
25/05 |
Marcus Fabrício |
Liderança Consciente e os novos
arranjos produtivos |
25/05 |
Vera Lúcia |
As Competências de um Líder
Transformacional |
25/05 |
Ivan Gargur |
Liderança,
Retórica e Economia |
01/06 |
Daniel Medeiros |
Liderança,
Delegação e Confiança |
01/06 |
Thiago Carvalho |
O
líder criativo e inovador é culturalmente antenado |
01/06 |
Antônio Ribas
Doutorando
em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em
Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Marketing,
Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias
e graduado em Administração. Pesquisador na Linha de Pesquisa Educação Superior
do Grupo de Pesquisa em Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas da
Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Na Faculdade de Gestão e Negócios (FGN)
atuo como Professor e Coordenador do curso de Administração e dos CSTs em
Gestão, além de Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e do MBA em
Gestão de Negócios e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assessor em Gestão
da Faculdade Bertioga (SP). Gestor acadêmico especialista em indicadores de
qualidade no ensino superior, com experiência consolidada nas modalidades EAD e
Presencial, em graduações e pós-graduações. Avaliador do MEC em Curso de
Graduação e de Instituições de Educação Superior. Assessor do Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (ENADE), selecionado pelo INEP. Integrante do Núcleo
de Estudos Universitários em Gestão do Conselho Regional de Administração da
Bahia - CRA Ba. Além da docência no ensino superior, integro diversas comissões
institucionais, como: Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comitê de Pesquisa e
Extensão, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Colegiados e outros. Com
experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes
temas: gestão, satisfação do cliente interno e externo, qualidade, planejamento
e diagnóstico. Experiência profissional na área de Administração Universitária,
planejamento, implantação e autoavaliação institucional.
Possui
graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (2010). Coordenador
dos Cursos de Comunicação da Faculdade 2 de Julho e professora. Pós -graduada
em Gestão da Comunicação Digital em Mídias Sociais pela Unifacs (2015).
É jornalista, doutora em antropologia e mestra
em Estudos Étnicos e Africanos. Foi consultora da ONU Mulheres para a
facilitação dos cursos de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas (2011) e
Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres (2017). Na Faculdade 2 de
Julho coordena o curso de Pós-Graduação em Comunicação Organizacional com ênfase
em assessoria de imprensa e é professora dos cursos de graduação. Atualmente é
professora visitante na Uneb, no campus XIV (Conceição do Coité). No
jornalismo especializou-se na cobertura ligada a religiosidade e questões
étnico-raciais. Integra o coletivo Flor de Dendê na condição de publisher e de
produtora de conteúdo para o blog Água de Chocalho. É autora do livro-reportagem
"Os Caminhos da Água Grande" e co-autora de "Ebomi Cidália: a
enciclopédia do Candomblé".
Graduado
em Administração de Empresas, com MBA em Logística Empresarial e Gestão da
Produção, MBA em Gestão Integrada da Qualidade e Certificações, Especialização
em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) e Auditor Líder ISO 9001:2015.
Atua, há 14 anos, na área de Administração de Empresas como consultor de
qualidade, mapeamento e implementação da gestão por processos. Liderou e
participou de processos de certificação e recertificação de qualidade e
implementação da Gestão por Processos em diversas empresas. Professor do curso
superior em administração de empresas da Faculdade 2 de Julho, empresário e
consultor sênior da ARCOS Consultoria, onde presta serviço nas áreas de
Planejamento Empresarial, Gestão da Qualidade, Marketing e Gerenciamento de Processos
de Negócios.
Doutorando
e Mestre em Direito/UFBA. Especialista Gestão em Saúde/Fiocruz. Coordenador-geral
da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e professor da Faculdade 2 de Julho. Professor
no Curso de Segurança Pública/UFBA Coordenador de Assistência Técnica e
Inclusão Sócioprodutiva da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do
Estado da Bahia – setor responsável por 13 Centros Públicos de Economia
Solidária e Cooperativismo por meio dos contratos de gestão.Conselheiro do Conselho Estadual
dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e
Transexuais e do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (CONFOCO). Curador
da Mostra de Extensão da Bienal da UNE/2019 – maior evento de cultura da
América Latina. Organizador do Projeto
Conviver/Ufba, 6 livros organizados. Criador e organizador do Curto Circuito de
Artes, Ciências e Humanidades/ Ufba.
Graduado
em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em
Economia também pela UFBA. Trabalhou no Banco do Brasil S/A efetuando avaliação
econômico-financeira de diversas empresas, incluindo análise do ambiente
macroeconômico e setorial. Começou a exercer a atividade docente em cursos de
nível superior em julho/98, tendo lecionado na Universidade do Estado da Bahia
e na própria Universidade Federal da Bahia. Foi Coordenador Adjunto da Unidade
de Finanças do SEBRAE-BA, e Presidente da COOPSOL-Cooperativa de Economia e
Crédito Mútuo dos Empregados do SEBRAE-BA. Atualmente é professor da Faculdade
2 de Julho e Sócio da "Ivan Gargur Consultoria e
Treinamento". Nos últimos anos, mais precisamente a partir de 2006,
tem sido fonte constante para diversos órgãos de comunicação da cidade do
salvador, sempre em entrevistas (ou consultas) versando sobre economia.
Doutora
em Geografia (Programa Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional)
pela Universidade de Barcelona (2006), Mestre em Administração pela
Universidade Federal da Bahia (1995), e Graduada em Administração de Empresas
pela Universidade Salvador (1978). Integra o Banco de Avaliadores do Ministério
da Educação desde 2005, como avaliadora Institucional e de Cursos. É Diretora
Acadêmica da Faculdade 2 de Julho, professora do Centro Universitário Estácio
da Bahia - Estácio/FIB, da Faculdade 2 de Julho, da Faculdade de Gestão &
Negócios e da Faculdade de Ciências Empresariais. Foi membro do Conselho de
Desenvolvimento Industrial da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da
Bahia e membro do Comitê da Educação da Associação Baiana para Gestão Competitiva
(ABGC). Foi, também, membro suplente no Conselho Deliberativo da Associação
Baiana para Gestão Competitiva. Na Universidade Salvador, foi professora;
Diretora Acadêmica de Planejamento; Vice-reitora para Desenvolvimento Interno;
Pró-reitora de Graduação; Pró-reitora Acadêmica em exercício; Chefe do
Departamento de Ciências Contábeis; Coordenadora do Curso de Ciências
Contábeis; Coordenadora dos cursos de Pós-graduação lato sensu em Contabilidade
e Controladoria; membro do Conselho Superior Universitário e do Conselho
Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão; membro e coordenadora da Comissão
Própria de Avaliação (CPA) e Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi
Diretora de Desenvolvimento Institucional da Associação Baiana de Mantenedoras
do Ensino Superior (ABAMES). Além da Gestão do Ensino Superior, tem experiência
em Administração, com ênfase em Administração Financeira, e atua,
principalmente, com os seguintes temas: Gestão do Ensino Superior,
Desenvolvimento, Integração Universidade/Empresa e Avaliação.
Mestra/UCSAL. Professora do Curso de Direito
da Faculdade 2 de Julho. Coordenadora da Comissão Permanente de
Avaliação/CPA-F2J e Advogada e Economista. Aluna especial do Doutorado em
Família na Sociedade Contemporânea - UCSAL (2017.2), Mestra pela Universidade
Católica do Salvador (UCSAL) em Família na Sociedade Contemporânea. Conceito
Capes 5. Professora Voluntária do Grupo de Pesquisa - Observatório da Pacificação
de Mediação Comunitária - Escolar da Universidade Federal da Bahia. Trabalha na
Faculdade 2 de Julho, como Professora de Direito Civil I, Mediação e Arbitragem
e Direito econômico, lecionou Pratica Jurídica I e II (2012/2015), na
Disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho na Pós Graduação de
Gestão de Pessoas (2013-2014), Direitos das Obrigações - Civil II (2012-2017),
Direito do Consumidor na Faculdade de Administração (2014), atua como
coordenadora de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades
Complementares e orientando Monografias e TCC da Graduação de Direito e
Co-orientadora na mesma graduação e Professora avaliadora de bancas de
Monografias Na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de
Direito do Consumidor, direito das Famílias e Direito do Trabalho. Possui
diplomas da Especialização em Direito e Política Ambiental (2009), graduação em
Bacharel em Direito pela Faculdade 2 de Julho (2009) e graduação em Ciências
Econômicas pela Universidade Católica do Salvador (2004). Autora e Co-autora de
artigos Internacional e Nacional, atua como organizadora da Revista Jurídica
online da Faculdade 2 de Julho nas publicações de artigos científicos.
Ator,
pesquisador, produtor executivo e educador, têm experiências na área das Artes
Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, Administração, Pedagogia do
Teatro e Gestão Cultural. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas (PPGAC-UFBA), Pós em Políticas e Gestão Cultural (em andamento),
Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Atua
principalmente com as seguintes temáticas: Teatro, dança, performance,
produção, espetáculo, Pedagogia do Teatro e Teatro de Grupo. Foi bolsista do
Projeto de Pesquisa intitulado: "DO MODELO DRAMATÚRGICO DE ARMAND
GATTI AO ESPETÁCULO-FÓRUM DE AUGUSTO BOAL: ELEMENTOS PARA UMA ?PEDAGOGIA DA
INTERVENÇÃO? Fase I, II e II (CNPQ), atuou como tutor nos projetos: Planos
Municipais de Cultura (MINC-UFBA) e o projeto ?Dramaturgia, Dramaturgismo e
memória: Montagens de espetáculos sobre noções de gênero, identidade e poder?,
fase I, II e III, (CNPQ), sob a orientação da Professora DRª. Antonia Pereira
Bezerra (PPGAC-UFBA). Foi Técnico em Gestão Cultural, no Centro Público de
Economia Solidária (CESOL - Barra), Professor Tirocínista das Disciplinas:
Produção Cultura e Gestão, do Curso Livre da Escola de Teatro da UFBA e Jogos
de improvisação. Atualmente, é membro do Grupo de Teatro Finos Trapos (BA) e
Coletivo das Liliths (BA), onde atua como Coordenador de Projetos e Coordenador
Pedagógico, desde 2010 e é professor convidado da Faculdade 2 de Julho, na disciplina
de Produção de Eventos - no Curso de Pós Graduação Comunicação Organizacional
com Ênfase em Assessoria de Imprensa - Lato sensu e é Gestor da Evoé - Casa de
Criação.
Coordenadora
do MBA em Gestão de Pessoas da F2J. Coordenadora da Pós Liderança e Coaching,
MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Fiscal e Tributária da Estácio. Docente
da graduação e pós-graduação presencial e EAD. Master Coach Trainer de Carreira
e Vida, Analista Comportamental, Mestranda em Administração, Especialista em
Metodologia e Didática do Ensino Superior, Especialista em EAD e Especialista
em Coaching Executivo, Administradora Palestrante, Organizadora de Eventos e
Livros, Autora e Coordenadora de Concursos Públicos. Com mais de 30 anos de
atuação profissional nos segmentos empresarial e de educação.
Avenida Leovigildo Filgueiras, 81 Garcia
Salvador, BA
FACULDADE 2 DEJULHO
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.