Fale com o produtor

O evento já encerrou...

JORNADA DE ABERTURA APPOA e INSTITUTO APPOA - Ensaios sobre o fascínio: a transferência em cena

Carregando recomendações...
Evento encerrado

JORNADA DE ABERTURA APPOA e INSTITUTO APPOA - Ensaios sobre o fascínio: a transferência em cena

20 mar - 2021 • 09:00 > 20 mar - 2021 • 19:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição do evento

JORNADA DE ABERTURA APPOA 2021

ENSAIOS SOBRE O FASCÍNIO: A TRANSFERÊNCIA EM CENA

O fascínio tem muitas faces. Ao mesmo tempo que seu poder de interrogação é potente, o sentido nos escapa, pois seus efeitos são múltiplos: júbilo, alienação, deslumbramento, encanto. Se de um lado ele captura, de outro, pode viabilizar atos criativos, pois o estado de fascinação produz uma espécie de arrebatamento do sujeito colocando em cena seus enigmas e fraturas. Embora instaure relações dinâmicas de poder, alguns se seduzem diante dele a ponto de se entregarem numa posição de passividade e obediência, buscando instituir um Outro que os governe, mesmo que isso implique aceitar a mais atroz tirania.

Freud, ao abordar o tema da transferência estava advertido tanto em relação à sua fascinação quanto aos riscos do analista se servir do lugar ao qual ele fora instituído. Isso o levou a interrogar a força desse investimento, mostrando-nos o quanto o trabalho de um analista deve, ao seu tempo, destituir a si mesmo. Lacan, no texto “A direção do tratamento e os princípios do seu poder”, aponta que o princípio desse poder é justamente de o analista não se servir dele. Logo, é fundamental na prática analítica, pelo dizer, questionar o fascínio envolto na relação com outro, nas fixações em objetos, ou até mesmo, entre as mais diversas pretensões totalitárias do poder.

A partir de alguns ensaios, nossa Jornada de Abertura busca trazer para o centro do debate a transferência e a responsabilidade ética do psicanalista diante daquilo que lhe é endereçado. Haveria alguma relação entre fascínio e utopia? Quais as particularidades do amor de transferência em tempos de indiferença? O quanto a alienação produzida pelo fascínio produz efeitos de massa com incidências políticas? Quais as relações com o desejo, em particular com o desejo do analista? E ainda, como atualizar essa discussão em tempos de pandemia e análise on-line? Essas são algumas das questões que gostaríamos de compartilhar com os colegas para abrir o debate.


Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *

Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do eventoSaiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Associação Psicanalítica de Porto Alegre e Instituto APPOA

A Associação Psicanalítica de Porto Alegre, fundada em 17 de dezembro de 1989, nesta mesma cidade de Porto Alegre, tem como alvo permitir a formação de analistas, garantir a qualidade analítica dos seus membros que ela reconheça como analista, bem como sustentar a produção e a difusão do discurso psicanalítico em todas as situações que não comprometem as condições de sua enunciação - ou de seus efeitos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora