App Sympla
Baixe agora

Jornada Cloud: Bancos Relacionais

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Jornada Cloud: Bancos Relacionais

Natura NASP - São Paulo, SP
07 de maio de 2019, 19h-22h

Inscrição

Tô dentro
Grátis
Inscrições até 07/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

Jornada Cloud: Bancos Relacionais
Quer conhecer mais sobre modelos de gerenciamento de bancos relacionais em larga escala na nuvem?
Venha com a gente na noite de 07/05/2019 no auditório da Natura São Paulo (NASP) conhecer 3 grandes cases do mercado! Esperamos vocês de 19h a 22h!
As vagas são limitadas e abertas à comunidade. Inscreva-se e divulgue!

NoSQL + SQL = PostgreSQL

Nesta apresentação veremos um pouco das capacidades NoSQL do PostgreSQL por oferecer suporte nativo a JSON/JSONB, HStore (chave/valor), XML, oferecendo excelente indexação e otimização no armazenamento, e atendendo aos requisitos ACID, portanto tendo o melhor dos dois mundos. Sem contar o alto poder de extensibilidade que oferece pela possibilidade de escrever novos tipos de dados, mecanismos de indexação, linguagens procedurais, adaptadores de fontes de dados externas (SQL/MED), entre outras diversas características excelentes.

Fabrízio de Royes Mello: Atualmente, como Especialista de Banco de Dados na Timbira, ajudo pessoas e times a tirar máximo proveito do PostgreSQL. Realizo trabalhos voluntários para Comunidade Brasileira de PostgreSQL (listas discussão, organização de eventos e administração). Também ajudo o PostgreSQL Global Development Group (PGDG) na implementação de algumas funcionalidades e revisão de patches

DBA Oracle: Cloud, Autonomous DB e DevOps tirarão meu emprego?

Nesta apresentação discutiremos sobre o histórico da carreira de DBA Oracle e o atual movimento na indústria da Computação: Cloud computing, autonomous databases e onde a cultura DevOps converge com as rotinas diárias do DBA (e como o DBA poderá tirar proveito disso tudo ao invés de reclamar). Também discutiremos sobre o que o DBA Oracle precisará fazer para continuar atuando sem medo do futuro.

Marcus Vinicius Miguel Pedro: DBA Oracle há mais de 15 anos, possui diversas certificações Oracle. Trabalhou na Discover, parceiro Oracle por muitos anos. Depois trabalhou na Oracle em ACS por mais de 4 anos e atualmente trabalha na Accenture Enkitec Group, fazendo parte do time de profissionais que atendem clientes globalmente.

PostgreSQL na plataforma de dados do iFood

Veja como o iFood trabalha com dados, saindo do app, passando pelos micro-serviços, residindo em várias instâncias do PostgreSQL, e sendo populados por completo em nosso Datalake.

Arquiteturas com micro-serviços estão cada vez sendo mais usada, mas a parte de gerenciamento de dados entre os micro-serviços ainda é um tema complexo que envolve muitas dificuldades:

  • como trabalhar com micro-serviços sem sair do controle?
  • como fazer análise dos dados agora tão distribuídos?
  • como garantir consistência e integridade de dados?
Vamos explorar um pouco o quê o iFood vêm fazendo para responder essas questões. Vamos ver como usamos o PostgreSQL nesses micro-serviços, oferecendo ao desenvolvedor um banco de dados poderoso capaz de resolver vários problemas. Vamos ver também algumas outras soluções que estamos adotando.

Por fim, veremos uma perspectiva analítica de como trabalhamos com esse volume de dados distribuído. Vejam como estamos validando o uso do Debezium e Kafka para streaming de dados, e como estamos trabalhando com análise em tempo real e também como estamos populando o nosso Datalake (veja como usamos soluções como Spark, PrestoDB, BigQuery, entre outros).

Tudo isso num ambiente totalmente automatizado na cloud da AWS (Amazon Web Services).

Matheus de Oliveira: Formado em Ciência da Computação pela USP, é apaixonado por tecnologia e especificamente trabalhar com dados. Hoje é o líder técnico da equipe de banco de dados no iFood, onde ajuda a empresa a suportar a demanda comum de uma Black Friday em comércios online, só que todo final de semana; suportando toda camada de armazenamento de dados de vários micro-serviços da plataforma iFood. Possui domínio de várias tecnologias de banco de dados, mas tendo maior domínio e atuação com o PostgreSQL, que já trabalha há vários anos, com suporte, treinamento, e até mesmo contribuição ao código fonte do projeto.

Como chegar ao auditório


Sobre o produtor

Time de Arquitetura Natura

Local

Natura NASP
Avenida Alexandre Colares, 958, Parque Anhanguera
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.