Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
JORNADA CAPIXABA DE PSICOLOGIA E BIODINÂMICA
Carregando recomendações...
JORNADA CAPIXABA DE PSICOLOGIA E BIODINÂMICA

Descrição do evento

9:00 – Credenciamento


9:30Abertura – Dr. Luciano de Sousa Cunha, Coordenador do curso de Psicologia da FAESA.


9:50 - Aquecimento – Expressão Corporal por meio da Dança – Kelly Stein


10:00 - Palestra – Tema: Massagem Biodinâmica 

A palestra apresenta a Massagem Biodinâmica como um dos recursos, teórico-metodológicos, utilizados pela Psicologia Biodinâmica.  A Massagem Biodinâmica pode ser utilizada para ajudar um cliente que esteja num estado de perturbação ou "irritação", harmonizando sua energia e levando a um melhor equilíbrio, tanto de suas funções emocionais, quanto das funções físicas relacionadas. Maria Auxiliadora de Souza - Psicóloga, Psicoterapeuta Reichiana, Analista Biodinâmica, Reikiana.

 

Meditation Flashmob - Pequenos congelamentos guiados, semelhantes a brincadeira de estátua, para que as pessoas congelem os movimentos e façam um “escaneamento” do próprio corpo para identificar sentimentos e sensações corporais. Jonatâs Moura Braga - Massoterapeuta, graduando em psicologia e aluno do curso de formação em Psicologia Biodinâmica.

11:00 – Mesa Redonda – Diálogos da Psicologia Biodinâmica e a Psiquiatria

Esta mesa tem como objetivo apresentar a experiência atendimentos clínicos realizados por um profissional Psiquiatra e um Psicólogo clinico com formação em Psicoterapia Corporal destacando a importância da supervisão de casos clínicos, apontando a necessidade deste diálogo entre a Psicologia e Psiquiatria.

Rafael de Lima Aguilar Fernandes

Formação: Faculdade de Medicina UFRJ

Residência em Psiquiatria pelo CPRJ

Professor do Internato de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Multivix

Carlos Antonio dos Santos -  Psicólogo, Educador físico, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor no curso de Psicologia da FAESA-ES. Atua em consultório particular, CBT em Análise Bioenergética - IABESP. Em formação Psicologia Biodinâmica.

Autor dos livros:  Natação - Ensino e Aprendizagem, Jogos e Atividades Lúdicas na Alfabetização e Experiência da Criança no Brincar sob Cuidados Psico-Pedagógicos.


12:00Intervalo para o Almoço

14:00Oficinas e Vivências:

VIVENCIA 1: ENTREGAR-SE: uma conexão entre a Biodinâmica e a Dança de Salão 

O objetivo deste trabalho é desenvolver a capacidade de entrega, a si e ao outro, durante a dança por meio de movimentos de soltura de cabeça e passo básico do zouk, técnica de contato e condução. Kelly Stein - Psicóloga no Centro de Referência em DST/Aids de Cariacica e psicoterapeuta clínica. Especialização em Psicologia Biodinâmica (em formação). Estuda dança de salão há 8 anos. 

VIVENCIA 2: Aproximação de Si pelo Corpo 

Esta vivencia objetiva, propiciar auto-descobertas, por meio da observação de sensações corporais e sensibilizar para a integração corpo e mente em prol da auto-regulação. Hebe Fraga - Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Corporal, Especialização em Psicologia Biodinâmica (em formação), Arteterapia (em formação). Leila Maria de Paula - Psicóloga- Faesa, Especialização em Psicologia Biodinâmica (em formação).

VIVENCIA 3: Grupo de Movimento: Corpo, ressonância e expressão 

A proposta desse trabalho é possibilitar uma experiência de conexão consigo mesmo e com os outros, por meio de técnicas que possibilitarão um trabalho de autoconhecimento e auto percepção, promovendo aos participantes uma experiência pelo toque biodinâmico e estabelecerem um estado de ressonância, uns com os outros. Monique Cristina Barbosa Nogueira - Psicóloga formada pela FAESA, Especialização em Psicologia Biodinâmica (em formação), Psicoterapeuta. Jéssica Ferreira Campos - Psicóloga formada pela FAESA, Especialização em Psicologia Biodinâmica (em formação), Psicóloga do Trânsito.

VIVENCIA 4 -  Respiração e Estresse: interface com a psicologia biodinâmica 

Este trabalho apresenta dinâmicas, exercícios respiratórios e de relaxamento fundamentados nos princípios da Psicologia Biodinâmica com objetivo de contribuir para diminuir os sintomas do estresse. Maria da Penha de Jesus Cao, Graduanda de Psicologia, Graduação: Pedagogia (UFES 1983), Formação: Psicanálise (ABPC 2006), Especialização em Psicanálise (UNIG 2007, Especializações lato sensu: Educação Física Escolar(UFES), Educação Infantil, Administração escolar, Instrutora de yoga há 35 anos.


15:00Massagens Biodinâmica – Degustando a massagem Biodinâmica.


16:30 -Coffe break com “Meditation Flashmob”

17:00 – Palestra – Psicoterapia Corporal para Crianças e Adolescentes

A palestra tem como objetivo expor sobre os principais conceitos teóricos e práticos da psicoterapia corporal com crianças e adolescentes, visando apresentar o trabalho em terapia. Juliana Pesente Kerckhoff - Psicoterapeuta corporal de crianças e adolescentes. Psicóloga clínica, Pós-Graduação em Trabalho Social com Família e Comunidades, Especialização em Psicoterapia corporal com criança e adolescente, Especialista em Psicologia Biodinâmica (em formação), atua na área de psicoterapia corporal com crianças e adolescentes, como psicóloga clínica.  Atuou durante 9 anos em projetos sociais, com educação não formal, em Ongs, como psicóloga. Daísa De Martin, Psicóloga – (UFES), Especialização em Psicoterapia Corporal com crianças e adolescentes pela Clínica Brasilda Rocha, Especialização em Psicologia Biodinâmica pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica (em formacao). Funcionária Pública, Psicóloga Clínica, atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

18:00 - Palestra de encerramento - Tempo e timing na Psicologia Biodinâmica.

Esta palestra apresenta uma visão geral da questão do que é o tempo, como nossa psicologia está condicionada a lidar com a passagem do tempo no registro objetivo (Cronos) e no registro subjetivo (Kairós). Como a sintonia interpessoal passa por um ajuste dos tempos subjetivos e objetivos dos participantes. Como a música e outras artes performáticas ajudam a refletir sobre o tempo. Como o tempo se caracteriza por pulsações e ritmos, isso acarretando ciclos que devem ser vividos e compreendidos se quisermos desimpedir o fluxo da existência. Como a passagem do tempo e a eterna novidade que ele traz frustam a necessidade humana de controle, gerando insegurança, mas também renovação e desafios que nos vitalizam e ensinam. A negação da mutabilidade trazida pelo tempo como um sintoma do medo da morte. Ricardo Rego - Médico, Analista Biodinâmico, diretor do IBPB, Doutor em Psicologia pela USP, autor de livros e artigos no campo da Psicoterapia Corporal.

19:30 - Encerramento

 

Local

Centro Universitário FAESA

Avenida Vitória, 2200, Monte Belo

Vitória, ES

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Centro de Pesquisa e Extensão FAESA

Telefone para contato: 2121-4176

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 10x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.