Janelas de leitura: leitura em festa

Encontro da Amazônia - Curitiba, PR
24 de março de 2017, 18h - 26 de março de 2017, 20h

Compartilhar:

Inscrição

Uma Nação de Leitores 
Grátis
Inscrições até 23/03/2017
Encerrado
Caminhos para a Leitura no Brasil 
Grátis
Inscrições até 24/03/2017
Encerrado
Antologia Viva I: Literatura Feita Aqui
Grátis
Inscrições até 24/03/2017
Encerrado
Ler o Mundo 
Grátis
Inscrições até 25/03/2017
Encerrado
Literatura Infantil no Brasil 
Grátis
Inscrições até 25/03/2017
Encerrado
Leitura Pública com O Círculo
Grátis
Inscrições até 25/03/2017
Encerrado
6x15: Iniciativas de Incentivo à Leitura
Grátis
Inscrições até 26/03/2017
Encerrado
Antologia Viva II: Literatura Feita Aqui
Grátis
Inscrições até 26/03/2017
Encerrado

Descrição do evento

O Janelas de Leitura é um evento que se propõe a colocar em foco a leitura (e, consequentemente, a literatura) em suas mais diversas manifestações, para que se possa discutir, refletir e pensar sobre o seu papel e seu poder de (trans)formação, aproximando as mais diversas áreas do conhecimento, como as artes, a cultura e a educação.

***PROGRAMAÇÃO***
**Inscrições gratuitas e vagas limitadas**
CONTRIBUA COM O TRABALHO DA FREGUESIA DO LIVRO: DOE UM LIVRO

23/03 QUINTA-FEIRA - 1º DIA

20h00 – PALESTRA DE ABERTURA 
“UMA NAÇÃO DE LEITORES”, com Mempo Giardinelli (ARG)
O escritor argentino e criador de uma fundação dedicada à leitura que leva seu nome, falará sobre seu projeto de transformação social através da literatura, explanando princípios e práticas desenvolvidas ao longo de mais de dez anos de trabalho. “Voltar a ler: propostas para ser uma nação de leitores” é o título de seu livro que defende a criação de políticas públicas de fomento ao livro e à leitura que levem em consideração questões culturais e sociais, e não apenas literárias e estéticas. “Sem livros, não há futuro possível”, diz.
Obs.: Palestra em espanhol.

24/03 SEXTA-FEIRA - 2º DIA

18h30 - MESA-REDONDA:
“CAMINHOS PARA A LEITURA NO BRASIL”, com José Castilho (SP) e Zoara Failla (SP).
Encontro para conversar sobre políticas públicas de leitura para o país, considerando perspectivas municipais, estaduais e federais, avaliando exemplos internacionais e procurando entender como as parcerias com a iniciativa privada podem contribuir de maneira significativa. José Castilho, ex-secretário executivo do Plano Nacional de Leitura (PNL), e Zoara Failla, coordenadora das pesquisas bianuais “Retratos da Leitura no Brasil”, representam dois olhares atentos para o que se está produzindo hoje no Brasil sobre leitura.
Mediação: José Carlos Fernandes.

20h30 - “ANTOLOGIA VIVA I”:
LITERATURA FEITA AQUI
Encontro de autores curitibanos para a leitura de textos próprios e o compartilhamento da visão pessoal de cada um sobre o impacto de outras leituras em sua vida e obra. A “Antologia Viva” quer oferecer ao público, em um mesmo encontro, a possibilidade de tomar contato com a diversidade de vozes da literatura produzida hoje na cidade. Entre os autores confirmados estão Andressa Barichello, Luci Collin, Luís Henrique Pellanda, Marcelo Sandmann e Otávio Linhares.

25/03 SÁBADO - 3º DIA

14h00 - MESA-REDONDA:
“LER O MUNDO”, com Eliana Yunes (RJ) e João Carrascoza (SP).
A reconhecida pesquisadora Eliana Yunes, por longos anos responsável pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, e o premiado escritor João Anzanello Carrascoza conversam sobre a leitura em sua dimensão mais ampla, tanto valorizando a leitura literária como a leitura nas suas mais diversas formas e funções, no exercício contínuo de perceber novos olhares e novas relações para o binômio: Literatura e Vida.
Mediação: Flávio Stein.

17h30 - MESA-REDONDA:
“LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: AINDA UM DESAFIO?”, com Dolores Prades (SP) e Fabíola Farias (BH).
Onde estamos e para onde vamos com a produção da literatura infantil nacional? Qual seu papel no mercado editorial brasileiro e qual sua importância e alcance nas práticas de leitura em ambiente escolar? Ser uma criança leitora garante um adulto leitor? Estas são algumas das perguntas que norteiam a discussão entre Dolores Prades, criadora do Instituto Emília e da Revista Emília, e por Fabíola Farias, coordenadora da rede de bibliotecas e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
Mediação: Cézar Tridapalli.

20h00 - LEITURA PÚBLICA:
O CÍRCULO: NÚCLEO DE LEITURA
Coletivo que vem se dedicando a realizar leituras públicas acompanhadas de composições musicais especialmente escritas para serem tocadas junto com cada texto. Para cada evento, o grupo prepara um programa específico, seguindo conceitos particulares de vocalização do texto literário em prosa. Um outro modo de apresentar leitura.

26/03 DOMINGO - 4º DIA

10h00 FEIRA:
FEIRA DE PUBLICAÇÕES & ARTE

10h00 - 6X15:
INICIATIVAS INOVADORAS DE INCENTIVO À LEITURA
Se a leitura, além de um prazer, é um elemento de transformação social, é preciso incentivá-la. Mas como? Para dar algumas ideias, convidamos representantes de seis iniciativas inovadoras de incentivo à leitura para apresentarem suas ideias e seus resultados em quinze minutos. Entre as iniciativas confirmadas estão a Freguesia do Livro, a Editora Voo e o projeto Manobra Literária.

11h30 - CONFRATERNIZAÇÃO:
ENCONTRO DOS DISTRIBUIDORES DA FREGUESIA DO LIVRO
Atividade exclusiva para os distribuidores de livros da Freguesia do Livro.

 14h30 - FESTA DE ENCERRAMENTO:
- ANTOLOGIA VIVA II: LITERATURA FEITA AQUI
Encontro de autores curitibanos para a leitura de textos próprios e o compartilhamento da visão pessoal de cada um sobre o impacto de outras leituras em sua vida e obra. A “Antologia Viva” quer oferecer ao público, em um mesmo encontro, a possibilidade de tomar contato com a diversidade de vozes da literatura produzida hoje na cidade. Entre os autores confirmados estão Andressa Barichello, Luci Collin, Luis Henrique Pellanda, Marcelo Sandmann e Otávio Linhares.
Ao mesmo tempo, para as crianças, ocorrerá contação de histórias (mais informações em breve)

16h OFICINAS
Marcadores de página em aquarela
Encadernação artesal para crianças
(mais informações em breve)

17h SHOW COM GARIBALDIS & SACIS
Depois de discutir a leitura nas mesas do evento e celebrá-la com leituras públicas, oficinas e uma feira de publicações e arte, vamos encerrar o evento com uma festa embalada pelas marchinhas de carnaval tocadas pelo bloco Garibaldis & Sacis.

Sobre o produtor

Freguesia do Livro

A Freguesia do Livro é um movimento literário voluntário e independente que arrecada, organiza e encaminha bons livros recebidos como doação para Pontos de Leitura em Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral do Paraná, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Freguesia do Livro também colabora na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.
Nossa iniciativa propõe uma corrente literária que coloca livros em movimento, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Comentários

Local

Encontro da Amazônia
Rua Nilo Peçanha, 1907, Bom Retiro
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.