Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
IX Semana Acadêmica de Letras - Linguagem à Margem
Carregando recomendações...
IX Semana Acadêmica de Letras - Linguagem à Margem

Descrição do evento

A linguagem é o meio pelo qual podemos representar para outras pessoas nossos conceitos, ideias e sentimentos. Para isso, atribuímos significado aos sons, palavras escritas, imagens e objetos. Quando um grupo compartilha mais ou menos os mesmos significados podemos dizer que essas pessoas participam da mesma cultura. Estes significados, no entanto, não são inatos, mas produzidos e negociados a cada interação. A linguagem, portanto, determina nossas práticas e estabelece as convenções pela qual nossa vida social é ordenada. Consequentemente, define o que é “normal” e o que é desvio, quem pertence e quem é excluído.

A Linguagem é, portanto, política.

É com isso em mente que o Diretório Acadêmico de Letras da UTFPR-CT tem o prazer de anunciar a IX Semana Acadêmica de Letras - Linguagem à Margem. A escolha do tema é assumidamente política e não poderia deixar de ser. Primeiro porque o engajamento político sempre foi um dos objetivos principais da nossa gestão e segundo porque vivemos num tempo em que que o obscurantismo e a pós-política prevalecem, portanto não podemos nos furtar de assumirmos nossa posição.

A semana deve durar cinco dias e preencher os três turnos com palestras, mesas, apresentações artísticas, cinedebates, exposições, minicursos, oficinas, entre outras coisas. As mesas e palestras devem tratar de assuntos relacionados à Linguística, Literatura e Educação, intercalando Língua Inglesa e Portuguesa com diferentes tipos de linguagens. Entre os assuntos a serem abordados estão o RAP, Literatura de Cárcere, Linguística Queer, Educação para LGBTs, Linguística Africana, Literatura Oriental, Literatura Indígena, Educação e Acessibilidade, Arte e Política, Educação e Política, entre outras coisas.

A identidade visual da Semana Acadêmica foi feita pelo artista Bruno Marafigo e tem o Urubu-Rei como símbolo. A escolha da ave foi feita por representar a liberdade e no contexto atual, também a resistência. O Urubu-Rei, além de ser uma ave brasileira, é também a ave que voa mais alto. Sua penagem colorida também remete às cores da bandeira LGBT.

Sejam tod@s bem vind@s!

Link para submissão de trabalhos: https://forms.gle/DvELZfSXMwMT1nAG9
Prazo: 18/08

Link do evento no facebook: http://bit.ly/LinguagemAMargem

Link da Programação Expandida: http://bit.ly/313NVxE

Link da Programação Resumida: http://bit.ly/31aWPcY



Não há necessidade de imprimir o ingresso do sympla.


Local

UTFPR Câmpus Curitiba

Avenida Sete de Setembro, 3165, Mini-auditório, Rebouças

Curitiba, PR

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

DALET UTFPR CT

O DALET é o Diretório Acadêmico de Letras da UTFPR, formado por estudantes para estudantes.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.