19 jul - 2021 • 09:00 > 23 jul - 2021 • 12:00
Evento Online via Zoom
O nosso tradicional curso de férias está de volta e, desta vez, alinhado às solicitações de nossos cursistas, organizado em formato flexível: você pode fazer a inscrição em todos os cursos ou apenas naqueles em que tem maior interesse. Em todos eles, você vivenciará uma oficina completa, de forma online e síncrona, por meio de propostas teórico-práticas, apoiado em metodologias ativas e conduzida pela equipe de formadores da Tríade Educacional. Veja como está organizado nosso intensivo de férias:
Público-alvo: professores, coordenadores e diretores de instituições de Educação Básica e Ensino Superior.
Datas: 19, 20, 21, 22 e 23 de julho de 2021
Horário: 9h às 12h
Modelo de formação: online e síncrona
Local: Plataforma de experiências virtuais de aprendizagem da Tríade Educacional
Apoio na condução das experiências: Equipe da Tríade Educacional
Importante! Além dos encontros síncronos, serão compartilhados no ambiente virtual materiais exclusivos sobre as temáticas de cada oficina para os nela inscritos.
Confira a programação abaixo:
Curso 1 - 19/07 - Ensino Híbrido e Personalização
Neste curso, discutiremos sobre a definição de Ensino Híbrido e seu potencial na aprendizagem, principalmente diante de todas as mudanças educacionais que temos visto nos últimos anos. Abordaremos os modelos de Ensino Híbrido e sua aplicabilidade ao planejar sua implementação, considerando os variados contextos e realidades nos quais os educadores atuam. Refletiremos sobre a Personalização e como os recursos digitais auxiliam no levantamento de evidências que apoiam na construção de experiências que possibilitem a aprendizagem dos estudantes. Vamos abordar maneiras de obter dados sobre o aprendizado e qual a melhor forma de usá-los para personalizar experiências de aprendizagem.
Formador: Leandro Holanda
Mestre em Ciências pela USP, é professor universitário, possui experiência como gestor escolar e é especialista em educação em empresas como a Microsoft e a Fundação Lemann. É autor do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e organizador do livro STEAM em sala de aula.
Curso 2 - 20/07 - Aprendizagem Visível e Rotinas de Pensamento
Neste curso, teremos a oportunidade de estudar o que é e como tornar a aprendizagem visível e de que forma se pode refletir sobre a própria aprendizagem em qualquer componente curricular. Através das rotinas de pensamento, propostas simples e que se repetem, os estudantes aprofundam ideias, aumentam seu conhecimento, levantam argumentos e desenvolvem o pensamento crítico. Podem e devem ser utilizadas, também, em contextos não escolares e em diversas situações, uma vez que elas não se limitam à sala de aula. Essas ferramentas foram desenvolvidas pelo Project Zero, na Faculdade de Educação de Harvard, para se entender como o aprendizado se dava e, desde então, têm sido extensamente aplicadas.
Formadora: Danielle Toledo Pereira
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUC-SP e Especialista em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades, em Língua Inglesa e Espanhola. Tem experiência em Educação Básica e Ensino Superior.
Curso 3 - 21/07 - Aprendizagem Visível através da Documentação Pedagógica
No curso, discutiremos a documentação pedagógica como estratégia para tornar visível a aprendizagem. Tais evidências de aprendizagem seguirão o percurso proposto pelas Metodologias Ativas, valorizando a oportunidade de perceber e refletir como os estudantes observam e interagem com o que está ao seu redor. Serão propostas atividades para identificar possibilidades de criar experiências de aprendizagem, analisar estudo de caso, selecionar recurso digital adequado para registrar a aprendizagem, a autonomia dos estudantes e a coleta de dados, construir mini-histórias e vivenciar o processo de coleta de evidências de aprendizagem dentro do processo de construção do conhecimento.
Formadora: Cíntia Azevedo Marques
Pós-graduada em Educação Moderna pela PUC-RS, em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Conchas, Graduada em Matemática pela Fundação Santo André e em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo. Desde 2017, participa dos intercâmbios de experiências em grupos de estudos sobre projeto educativo nas escolas de Reggio Emilia e Barcelona, com vivência nas escolas do Centro Internacional e municipais, pela REDSOLARE BRASIL/ITÁLIA e REDSOLARE ARGENTINA/BARCELONA. Atualmente faz parte do grupo de aprofundamento sobre Documentação Pedagógica pela Reggio Children e atua como professora da Educação Básica, Ensino Fundamental Anos Finais.
Curso 4 - 22/07 - Planejamento Reverso
Planejar aulas, módulos e cursos é intrínseco ao trabalho do professor. Um bom planejamento significa maior sucesso no que o professor espera que seus estudantes aprendam. Mas como planejar para o estudante compreender? Com o Backward Design (Wiggins & McTighe, 2005) ou planejamento reverso, pode-se planejar experiências de aprendizagem significativas e que desenvolvam as competências e habilidades previstas. Neste curso, compreenderemos o que é o planejamento reverso e experimentaremos os seus três estágios: identificar os resultados desejados; determinar evidências aceitáveis; planejar experiências de aprendizagem e instrução.
Formadora: Elisângela Sales Florentino Endo
Mestranda em Educação pela FEUSP, Especialista em Tecnologia, formação de professores e sociedade pela Unifei- MG, em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades e graduada em Pedagogia pela USP. Professora da Educação Básica e assistente de Coordenação de Pós-graduação em Metodologias Ativas no Instituto Singularidades.
Curso 5 - 23/07 - Educação Gamificada
Ao longo deste curso, serão abordadas a definição e a diferenciação entre gamificação e aprendizagem baseada em jogos, apresentadas e exploradas algumas ferramentas digitais e o educador terá a oportunidade, na prática, de aprender a gamificar sua aula e desenvolver seu próprio jogo alinhando essa metodologia à BNCC. Utilizado desde 2010, o termos gamificação vem se destacando cada vez mais por transformar uma aula enfadonha em atividades atrativas e estimulantes por meio de métodos derivados de jogos, como listas de recordes e feedbacks contínuos e constantes. Essa poderosa metodologia propicia cenários motivadores e coloca os estudantes como agentes na produção do próprio conhecimento, potencializando a retenção de seus aprendizados.
Formador: Vitor Belotto
Licenciatura em Ciências Biológicas e Química e professor da Educação Básica, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Nos últimos anos, vem se dedicando ao estudo da gamificação na Educação e acredita que a gamificação pode ajudar a transformar a Educação.
23/07 - Encerramento do curso com Lilian Bacich!
Doutora em Psicologia Escolar pela USP, Mestre em Educação pela PUC-SP, Bióloga e Pedagoga é coordenadora em Pós-Graduação em Metodologias Ativas e organizadora dos livros Ensino Híbrido, Metodologias Ativas e STEAM em sala de aula.
Informações importantes!
Para a participação no curso, é importante que você reserve um computador (notebook) e tenha conexão para realizar as atividades propostas durante o curso. Não ficará gravado e, portanto, sua participação nos momentos síncronos é condição para o recebimento do certificado.
E mais! Se for seu primeiro curso online da Tríade, você poderá fazer, gratuitamente, um curso introdutório sobre Metodologias Ativas, com carga horária de 4 horas e certificado. Além disso, todos os cursistas da Tríade Educacional são convidados a fazer parte, gratuitamente, da exclusiva comunidade do Facebook, que possibilitará a troca de experiências entre os participantes a partir do término do primeiro curso!
Caso você seja ex-cursista da Tríade Educacional, escreva para [email protected] para obter o código promocional de 20% de desconto, válido para o pacote de 5 cursos.
Fique atento à politica de cancelamento do Sympla.
Se tiver qualquer dúvida, escreva para [email protected].
Tríade Educacional
A Tríade Educacional é uma empresa de consultoria educacional que tem como objetivo promover a inovação na educação, por meio formação de professores, produção de conteúdo e gestão de projetos transformadores. Nosso time é composto por professores especializados em Metodologias Ativas, STEAM, elaboração de currículos e gestão de projetos educacionais.