App Sympla
Baixe agora

Inteligência Artificial no Serviço Público e na Gestão de Governo | Dito Efeito - Pacto Alegre

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Inteligência Artificial no Serviço Público e na Gestão de Governo | Dito Efeito - Pacto Alegre

uMov.me Arena - Porto Alegre, RS
15 de outubro de 2019, 18h-21h

Ingressos

Ingresso 
Grátis
Vendas até 15/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!

EPISÓDIO: Inteligência Artificial no Serviço Público e na Gestão de Governo

 

A Série de Inteligência Artificial apresenta como surgiram as tecnologias de alto impacto de Inteligência Artificial e a forma como estão transformando a economia global no mundo do trabalho, economia, política e cultura, através de disrupturas baseadas em conhecimento altamente sofisticado. A curadoria dessa série fica por conta de Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, referência nacional em Inteligência Artificial, PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London (2000). Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS. Certificado de Estratégia e Inovação e Gestão e Liderança pela MIT Sloan School of Management. É pesquisador na área de inteligência artificial há mais de 20 anos. Publicou dois livros, além de dezenas de artigos sobre IA, raciocínio e aprendizado de máquina. Professor Titular do Instituto de Informática e ex-Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS. Orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado em I.A. e aprendizado de máquina. Foi coordenador do Comitê de Ciência da Computação do CNPq. Organizou workshops e simpósios internacionais sobre aprendizado de máquina (machine learning) e raciocínio nos EUA, Canadá, China, Espanha, Argentina e Alemanha. Foi pesquisador convidado na City University London, King’s College London e University of British Columbia. Atua na SUCESU-RS desde 2007, como membro da diretoria. Recebeu Prêmio Destaque de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre em 2011 e Prêmio Pesquisador Gaúcho na área de Computação da FAPERGS em 2018. Atualmente, também é coordenador do comitê gestor da Aliança para Inovação de Porto Alegre entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS.

 

 

// Facilitadores:

Claudio Gastal - Secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS. Antes de ser secretário de Governança e Gestão Estratégica do Estado, Claudio Gastal foi presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC). É graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas. Foi professor adjunto da UCPel e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional em Pelotas. De 2011 a 2015, atuou como secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República.

 

Edimara Mezzomo Luciano - Professora Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Administração. Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences em 2016, e concluiu o mestrado e o doutorado em Administração pela UFRGS em 2000 e 2004, respectivamente. Seus interesses de pesquisa envolvem processos de governança, em especial colaborativa, transformação digital, governo aberto e cidades inteligentes. Lidera o Grupo de Pesquisas PUCRS/CNPq Governança & Sociedade Digital (d-GOVS). Colabora com o CONSAD, onde atua na coordenação adjunta do grupo de trabalho de Governança para a Transformação Digital.

 

Eduardo Cunha da Costa - Procurador-Geral do Estado do RS. É graduado em Direito, com láurea acadêmica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutorando em Direito pela Universidade de Roma (Tor Vergata) e pela UFRGS (cotutela). Possui pós-graduação em Direito Processual pela UFRGS e em Contratos Internacionais pela Universidade de Boston, e foi pesquisador convidado na Universidade Columbia de Nova Iorque e na Universidade de Paris - Panthéon-Assas. É procurador-geral do Estado desde 1º de janeiro deste ano e, atualmente, é o 1º vice-presidente Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG).

 

Fabiano Dallazen - Procurador-Geral de Justiça do RS. Natural de Carazinho/RS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UPF, especialista em Direito Penal e Processual Penal e mestre em Direitos Fundamentais pela Ulbra. Ingressou no ministério público em abril de 1998, aprovado em primeiro lugar, tendo atuado nas comarcas de Getúlio Vargas, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, atuou nas promotorias de justiça de família e sucessões, do tribunal do júri, criminal e especializada criminal - combate aos crimes contra a ordem tributária. Foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (2009/2010). Professor de Direito Processual Penal na FMP. Vice-presidente da Associação do Ministério Público no período de 2005/2006. De junho de 2015 a junho de 2017 foi Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Desde 9 de junho de 2017 é o Procurador-Geral de Justiça do estado do Rio Grande do Sul. Em junho de 2018, tomou posse como vice-presidente para a região sul do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça em 7 de junho 2019.

 

Jorge Tonetto - Secretário Adjunto da Fazenda do Estado do RS. Mestre em Economia, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Jurídicas e Sociais. Além disso, é Conselheiro Titular do CORECON RS (2018-2020) e faz parte do Conselho de Administração do Banrisul. Tonetto também é professor de Economia da PUCRS. Foi Coordenador Executivo do GEFIN/CONFAZ e Diretor Técnico da ABRASF. Já ocupou os cargos de Secretário da Fazenda de Porto Alegre (2014-2016). Em 2015 ganhou o Prêmio destaque IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.  Possui especialização em Ciência Política (PUCRS); Especialização em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal (FGV/ESAF/União Européia); Especialização em Gestão de Sistemas (UFRGS) e Theory and Operation of Modern National Economy (George Washinton University).

 

Leany Lemos - Secretária Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão. Mestre em Ciência Política (1988) e doutora em Estudos Comparativos das Américas (2005) pela Universidade de Brasília (UnB), tem pós-doutorado no programa Oxford-Princeton Global Leaders (2009-2011). Recebeu o prêmio Alacip de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005.

 

Paulo Renato Rizzardi - Diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. É advogado e empreendedor, interessado em negócios, projetos e pessoas que geram impacto positivo. Paulo acredita que o propósito e a atitude andam lado a lado. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2006); especialização em Ciências Penais pela PUCRS (2007); especialização em Sociologia pela PUCRS (2008) e mestrado em Ciências Sociais (2012). Tem experiência na área de inovação, na liderança de projetos de impacto, na construção de propósito e transformação de modelos de negócio para o presente e para o futuro.

 

Sandro Bergue - Auditor Público Externo no Tribunal de Contas do Estado do RS desde 1994. Doutor em Administração, área de Organizações, pelo PPGA/UFRGS; Mestre em Administração com ênfase em Administração Pública pelo PPGA/UFRGS; Bacharel em Administração; Bacharel em Ciências Econômicas e Graduando em Filosofia pela UFPel. Sandro é docente convidado nos cursos de pós-graduação da UFRGS, Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, entre outras instituições.

 

// Programação:

18h - Credenciamento e networking

18h15 - Abertura uMov.me

18h30 - Debate: Inteligência Artificial no Serviço Público e na Gestão de Governo

20h15 - Momento para as perguntas

21h - Encerramento

 

// Transmissão ao vivo: se você não puder comparecer ao evento, acompanhe nossa transmissão ao vivo através dos links abaixo (nesse caso não é necessário fazer sua inscrição).


YouTube - umovmetv

Facebook - uMov.me Arena

 

// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!


--------------------------


Conheça mais a nossa iniciativa:


Pacto Alegre lança projeto cocriado com centenas de pessoas e organizações


Foi lançado em março, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, que apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. Trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico do RS.

 

A ideia é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca e contarão com transmissão ao vivo em locais como PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Uniritter Moisaco de Inovação, Unijuí, FSG, Fábrica do Futuro, Parque Tecnológico de Pelotas, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na Web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.  

 

Embaixadores e temas:

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

 

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

 

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil e Startse, em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), AJE-POA, Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Sobre o produtor

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Local

uMov.me Arena
Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.