O evento já encerrou...
Palestra "A diplomacia cultural brasileira na década de 1960: continuidades e rupturas"
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Palestra "A diplomacia cultural brasileira na década de 1960: continuidades e rupturas"

30 ago - 2021 • 16:00 > 18:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília convida para a palestra a ser proferida pelo pesquisador e diplomata Bruno Miranda Zetola(Ministério das Relações Exteriores), sob o tema A diplomacia cultural brasileira na década de 1960: continuidades e rupturas. 

 

Rupturas da ordem política são temas que fascinam historiadores, pois constituem momentos privilegiados para examinar tensões e clivagens nos fenômenos sociais. O Golpe Militar de 1964 no Brasil e a subsequente implantação do regime militar implicou uma inflexão política significativa, traduzindo-se em um governo anticomunista, pró-americano, conservador e apoiador de uma agenda econômica liberal. Rupturas políticas, entretanto, não necessariamente abrangem toda as dimensões da vida social, como a economia ou a cultura, e tampouco atingem todas as políticas públicas com a mesma intensidade. Embora relacionados e interdependentes, esses diferentes campos são tributários de características específicas e podem deflagrar, acentuar, mitigar, destoar ou mesmo inviabilizar rupturas mais globais. Nessa perspectiva, tenciona-se apresentar os efeitos do Golpe Militar de 1964 para a diplomacia cultural brasileira, em abordagem que a considera campo específico, embora interdependente da macroestrutura governamental. Argumenta-se que, embora o campo da diplomacia cultural tenha recebido significativa pressão por mudanças, a ruptura do regime político não levou imediatamente a um ajuste do conteúdo e dos processos de trabalho da área. Houve, assim, um movimento de resistência a mudanças que buscou manter os parâmetros de uma bem-sucedida diplomacia cultural verificada no governo democrático.

 

Bruno Miranda Zétola é diplomata e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. É autor de diversos artigos a respeito da relação entre diplomacia e cultura. Desde 2019 está vinculado como pesquisador visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília, onde desenvolve estágio de pesquisa pós-doutoral sobre a diplomacia cultural brasileira nas décadas de 1950 e 1960.

 

Transmissão do evento e inscrições

  • O evento será transmitido por meio da Plataforma Sympla Streaming (Zoom) e acontecerá no dia 30/08/2021, a partir das 16:00h.
  • Será conferido certificado de participação aos participantes inscritos com presença confirmada ao longo da conferência. Para realizar a inscrição, é necessário emitir ingresso gratuito.
Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Centro de Estudos Globais - Universidade de Brasília

O Centro de Estudos Globais é um laboratório da Universidade de Brasília que reúne grupos de pesquisa avançada dedicados ao estudo, debate e investigação de excelência sobre os temas e questões das Relações Internacionais contemporâneas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.