18 out - 2019 • 20:00 > 19 out - 2019 • 21:30
A
Mostra Competitiva do Festival ¼ de Cena acontece entre 17 a 20 de outubro de
2018, sempre às 20h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). A cada noite serão
apresentadas 4 cenas curtas. Além das apresentações, o evento promove debates
entre plateia e jurados. A cada noite o público poderá escolher através de
votação a melhor cena da noite.
Serão
premiadas 4 cenas, 3 escolhidas por júri popular e uma através do júri oficial
composto pelos artistas consagrados Ana Flávia Garcia, Jonathan Andrade e
Larissa Mauro. Durante a mostra haverá a exposição das obras do artista
plástico Lourenço de Bem no foyer do Teatro Garagem.
PROGRAMAÇÃO: 17 A 20
DE OUTUBRO
17.10.19
- Quinta-feira - 20h
A
EXPERIÊNCIA HUMORÍSTICA PERFORMÁTICA DO NADA, PARA NÃO SER PRETENSIOSO
Habitar
o limiar entre a reprodução do que é ensinado nos livros e faculdades e o
que de fato é vivido. A experiência vivida importa. A arte está diretamente
ligada às questões sociais, e baseado nisso, que tipo de teatro eu posso/tenho
que fazer? Com quantas não piadas se faz uma piada? Em um misto de palhaçaria
contemporânea e um Stand-up teatral, o ator incorpora um personagem que sofre
os distúrbios da poesia acadêmica. E para isso, é preciso interpretar sua
bisavó que sofre de narcolepsia enquanto distribui pequenos copos de suco. Uma
experiência viva e real, e aí se encontra a cena.
Concepção e atuação: Matheus Dias
Direção: Yuri Fidelis
Assistente de direção: Similião
Aurélio Iluminação: Julia Tempesta
Duração: 15 min
Faixa
etária: 10 anos
2
OU 3 FRAGMENTOS DESSES ÚLTIMOS DIAS – Coletivo Instrumento de Ver
Cena
de dança acrobática que compõe o novo espetáculo do coletivo Instrumento de
Ver, 23 Fragmentos Desses Últimos Dias, em colaboração com a diretora francesa
Maroussia Diaz Verbèke, a estrear em outubro deste ano. A coreografia em trio
surge a partir da brincadeira entre Beatrice, ao calçar os sapatos, e Julia e
Maíra, que criam o seu caminho (ou será que é o oposto?) proporcionando um jogo
de troca, colaboração, dança e acrobacias.
Criação e atuação: Coletivo Instrumento de ver
Intérpretes criadoras: Beatrice Martins, Julia
Henning e Maíra Moraes
Colaboração artística: Maroussia Diaz Verbèke
Faixa
etária: livre
JUÃO- Independente
Um
garoto sertanejo conta sua história, sua relação com a comunidade, a feira,
os afetos e memórias de criança que retratam a vida e os acontecimentos de
uma comunidade Brasileira.
Atuação: Tauã Franco
Direção: Yuri Fidelis
Dramaturgia: Tauã Franco e Yuri Fidelis
Duração: 15 min
Faixa
etária: 10 anos
SAMADHI
- Columna Produções
Trazendo
consigo inspiração no coração da mitologia hinduísta e na Poesia de Khalil
Gibran, a esquete apresenta a perspectiva de uma mulher que passeia por suas
sombras e decide dançar com elas.
Atuação: Devadasi Hermógenes e Ely Janoville
Direção: Emanuel Lavor
Concepção: Emanuel Lavor e Devadasi Hemógenes
Texto: “Perguntais-me como me tornei louco”, de
Khalil Gibran Coreograa: Devadasi Hermógenes e Kelucharam Mohapatra
Trilha sonora original: Ely Janoville
Maquiagem e gurino: Devadasi Hermógenes
Vídeo (gravação e finalização): Pedro Buson
Agradecimentos: Instituto Shambala, Miguel
Devadata, Kamala Ramers, Cia Andaime e Ceres Moura
Produção: Columna Produções Brasília-DF, 2019
Faixa
etária: livre
18.10.19 - Sexta-feira
O
HOMEM-LIXO
Monólogo
escrito por Matéi Visniec é um manifesto contra o consumismo. O autor pelo
Teatro do Absurdo nos mostra a trajetória de um cidadão comum, passivo, pouco
dado a reclamações, que vai sendo paulatinamente transformado em lixeira por
toda a sociedade, sem explicação, apelo, ou empatia.
Atuação: Du Oliveira
Direção: Magna Oliveira
Execução de cenografia: Vanderlei Costa
Sonoplastia: Iluminação: Alana Beltrão
Sonoplastia: Tauana Barros
Faixa
etária: 10 anos
DESCOREOGRAFIA DA BOLA DOS SONHOS - Independente
Uma
figura com vestes bizarras anuncia aos participantes o fim da bola dos sonhos.
Enquanto isso, borrifa uma fragrância amadeirada para preparar o seu elogio da
loucura e se esforça por fazer passar uma mosca por um elefante. Para despertar
os cinco sentidos, convoca a colocar em prática o seguinte provérbio: se
ninguém te louva, farás bem em louvar-te a ti mesmo!
Elenco: Duda Herbst
Direção cênica: Lino Nilo
Dramaturgia: Duda Herbst e Lino Nilo
Duração: 15 min
Faixa
etária: livre
ATOR
Ator
é um exercício cênico que tem como alicerce relatos da vida do dramaturgo,
ator, diretor e poeta Antonin Artaud, um gênio do século XX marcado pela
loucura e pela marginalidade. Neste exercício-cena, a arena se torna uma bandeja,
na qual um único Ator será servido ao público como um pedaço de carne.
Direção: Valdeci Moreira e Ricardo César
Ator: Daniel Landim
Iluminação: Valdeci Moreira e Matheus Trindade
Contra-regragem: Jullya Graciela
Produção: Marli Trindade
Duração: 15 min
Faixa etária: 16 anos
OVO,
ÓVULO, ÓVNIS - ATA Agrupação Teatral Amacaca
O
trabalho é inspirado no conto "O ovo e a galinha" da Clarice
Lispector. A partir da reflexão da relação entre esses sujeitos, o conto
problematiza questões femininas como a maternidade, destacando a função da
mulher nesse processo, associada aos seus desejos pessoais e possíveis
frustrações que esse conceito gera. O trabalho é uma construção de duas
atrizes da ATA - Agrupação Teatral Amacaca - Camila Guerra e Juliana Drummond
e colaboração de Rosanna Viegas também integrante do grupo. E foi
apresentado pela primeira vez na ocasião do Sarau D'Amacaca edição
comemorativa de 80 anos do diretor da Cia - Hugo Rodas.
Idealização: Camila Guerra
Direção: Juliana Drummond e Camila Guerra
Colaboração: Rosanna Viegas
Operação de Luz: Juliana Drummond
Operação de Som: Rosanna Viegas
Atuação: Camila Guerra
Duração: 15 min
Faixa
etária: 16 anos
19.10.19 - Sábado
HÁBRAÇOS
- Grupo Pés de Teatro-dança por pessoas com e sem deficiência
Quanto
de mim existe no outro e o quanto do outro eu carrego em mim? Em cena, por meio
do encontro e desencontro, os dançantes, Mari Lotti e Roges Moraes investigam
o poder do toque, do afeto e do desafeto. Qual a potência de um abraço?
Coreografia: Mari Lotti, Roges Moraes e Yuri Jorge.
Grupo Pés de Teatro-dança por pessoas com e sem deciência
Direção: Rafael Tursi e codireção de Mari Lotti
Duração: 15 min
Faixa
etária: livre
MANIFESTO
TRAV(ECO)-CIBORGUE
A
performance trata sobre como o mito da criatura ciborgueana ─ que habita entre
o orgânico e o tecnológico ─ pode servir de paradigma para compreender a
construção e os processos de socialização do corpo transfeminino. A apresentação
propõe encarar a travesti enquanto uma gura mitológica, pois se acredita que
a narrativa ficccional é capaz de constituir uma outra gramática sobre os
contextos e relações em que ocorre a violência transfóbica. A performance
já foi realizada mais de 15 vezes dentro do território do Distrito Federal e
uma vez em Goiânia, Manaus, Vitória e em La Plata/Argentina.
Direção, atuação, dramaturgia, concepção, figurino
e iluminação: Maria Léo Araruna
Duração: 15 min
Faixa
etária: 14 anos
FRACASSO
COREOGRÁFICO
O
fracasso como potência, as ideias que tombam e o desmonte da eficiência. O
convite ao recomeço. A parar o tempo e rever o que se faz. Essa é a dança de
um corpo que perde as certezas e faz nascerem outros corpos. Um corpo dividido,
corpo bicho, corpo bola, corpo medo, corpo pisoteado, corpo calado, corpo
ditador, corpo engasgado, corpo criança. Uma dança na sombra ou o último
suspiro possível em uma democracia.
Criação e Dança: Rafael Alves
Co-criação e operação de luz, som e imagem: Zé Reis
Dramaturgia: Zé Reis e Rafael Alves
Colaboração Artística: Sabrina Cunha e Diego
Pizarro
Apoio: Noara Beltrami
Duração: 15 min
Faixa
etária: livre
O
PEQUENO CHUPA-DEDO - Coletivo Columna
Lançamento
e exibição do curta metragem.
20.10.19 - Domingo - Cerimônia de Encerramento com entrega de premiação
CRIAÇÃO
E PRODUÇÃO: NINJA LOKA PRODUÇÃO E CONVIDADOS.
Via W4 Sul, 0 Asa Sul
Brasília, DF
Janaína Mello
Atriz, produtora, gestora cultural. Idealizadora do 1/4 de cena e realizadora junto ao coletivo Ninja Loka Produção, que desde 2016 concebe e realiza projetos independentes de mostras e festivais voltados a criação, produção, difusão e sustentabilidade das artes cênicas no Distrito Federal.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
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