App Sympla
Baixe agora

Impacto da Inteligência Artificial no Direito | Dito Efeito - Pacto Alegre

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Impacto da Inteligência Artificial no Direito | Dito Efeito - Pacto Alegre

uMov.me Arena - Porto Alegre, RS
17 de setembro de 2019, 18h-21h

Ingressos

Ingresso 
Grátis
Vendas até 17/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!

EPISÓDIO: Impacto da Inteligência Artificial no Direito

 

A Série de Inteligência Artificial apresenta como surgiram as tecnologias de alto impacto de Inteligência Artificial e a forma como estão transformando a economia global no mundo do trabalho, economia, política e cultura, através de disrupções baseadas em conhecimento altamente sofisticado. A curadoria dessa série fica por conta de Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, referência nacional em Inteligência Artificial, PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London (2000). Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS. Certificado de Estratégia e Inovação e Gestão e Liderança pela MIT Sloan School of Management. É pesquisador na área de inteligência artificial há mais de 20 anos. Publicou dois livros, além de dezenas de artigos sobre IA, raciocínio e aprendizado de máquina. Professor Titular do Instituto de Informática e ex-Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS. Orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado em I.A. e aprendizado de máquina. Foi coordenador do Comitê de Ciência da Computação do CNPq. Organizou workshops e simpósios internacionais sobre aprendizado de máquina (machine learning) e raciocínio nos EUA, Canadá, China, Espanha, Argentina e Alemanha. Foi pesquisador convidado na City University London, King’s College London e University of British Columbia. Atua na SUCESU-RS desde 2007, como membro da diretoria. Recebeu Prêmio Destaque de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre em 2011 e Prêmio Pesquisador Gaúcho na área de Computação da FAPERGS em 2018. Atualmente, também é coordenador do comitê gestor da Aliança para Inovação de Porto Alegre entre UFRGS, PUCRS e UNISINOS.

 

// Facilitadores:

Danilo Knijnik - Advogado. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Direito pela UFRGS (1997) e Bacharel em Direito pela UFRGS (1994). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação e Professor Associado da Faculdade de Direito da UFRGS, na qual também é atualmente Diretor da Faculdade (2012-), Membro do Conselho Universitário (2012-) e Diretor do Núcleo de Gestão do Desempenho (2012-). Ex-Chefe do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito (2010-2012).

 

Juarez Freitas - É Professor de Direito da PUCRS (Mestrado e Doutorado) e da UFRGS. Pós-doutorado em Direito na Università degli Studi di Milano (2007). É Presidente do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2005/2007) e, atualmente, é membro nato do Conselho. É Doutor em Direito e Mestre em Filosofia. Foi Pesquisador Associado na Universidade de Oxford e Visiting Schollar na Universidade de Columbia. É, ainda, Presidente do Conselho Editorial da Revista Interesse Público, e membro de outros conselhos editoriais. Autor de várias obras, entre as quais "A Interpretação Sistemática do Direito", "O Controle dos Atos Administrativos e os Princípios Fundamentais e Sustentabilidade: Direito ao Futuro (Medalha Pontes de Miranda, em 2011, pela Academia Brasileira de Letras Jurídicas)". Realiza pesquisas com ênfase nas áreas de Interpretação Constitucional e Direito Administrativo. É também Advogado, Consultor e Parecerista.

 

Letícia Batistela - Advogada, mentora e Conselheira de Administração com foco em Inovação. Com mais de 20 anos de experiência no setor de TI, é apaixonada por inovação e por concretizar ideias com foco em resultados econômicos ou sociais. Pós-graduada em Gestão de Negócios pela FDC, pela qual também participou do Programa de Formação de Conselheiros. Em 2018, foi indicada como um dos 500 advogados mais admirados do Brasil pela Revista Análise Editorial. Atua em três verticais: consultoria em Soluções Jurídicas para Tecnologia e Inovação; participação em Conselhos de Administração e Entidades e projetos de mentoria. É fundadora da LB Consultoria Jurídica em TI, especializada em entregar soluções jurídicas para o investimento em inovação e transformação digital. É vice-presidente de articulação Política da Federação das Empresas de Tecnologia (Assespro) – por dois anos exerceu a presidência da Assespro/RS. Faz parte do Conselho de Administração da PROCEMPA, PROCERGS e é VP Jurídica da Federasul. É membro fundadora do Women in Law Mentoring Brasil (WLM) e faz parte do time de mentoria do Grupo Mulheres do Brasil.

 

Ricardo Breier - Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) e advogado criminal. Ricardo é Doutor em Direito Penal e Especialista em Vitimologia pela Universidade de Sevilha (Espanha), além de ser Especialista em Criminologia pela PUCRS. Professor de Direito Penal e Processo Penal e conferencista em universidades e instituições privadas nacionais e internacionais. Consultor do ICEPS (International Center Of Economic Penal Studies - New York/EUA) e Acadêmico Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia. É membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e da Associação Internacional de Direito Penal - Paris/França.

 

Sérgio Tejada - Juiz Federal na 4ª região desde 1994, lotado na 2ª Vara Federal de Rio Grande, onde foi Diretor do Foro por diversas ocasiões. Antes disso integrou os quadros do Banco do Brasil, em que trabalhou de 1976 a 1994. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), pós-graduado lato sensu pela Universidade de Brasília (UNB). Fez cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior. É professor do Programa de MBA em Poder Judiciário da Fundação Getúlio Vargas – FGV/Rio. No ano de 2003, concebeu e dirigiu a criação do software do primeiro Sistema de Processo Eletrônico do Brasil hospedado na Internet (e-Proc). Também dirigiu a criação e implantação, no ano de 2009, do processo eletrônico (e-Proc V2) na Justiça Federal Comum, inclusive criminal e inquéritos policiais, e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Atualmente, é diretor do Foro da Subseção Judiciária de Rio Grande e coordenador institucional do sistema de processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região – eproc.

 

// Programação:

18h - Credenciamento e networking

18h30 - Abertura uMov.me

18h45 - Debate: Impacto da Inteligência Artificial no Direito

20h15 - Momento para as perguntas

21h - Encerramento


// Transmissão ao vivo: se você não puder comparecer ao evento, acompanhe nossa transmissão ao vivo através dos links abaixo (nesse caso não é necessário fazer sua inscrição).


YouTube - umovmetv

Facebook - uMov.me Arena




// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!


--------------------------


Conheça mais a nossa iniciativa:


Pacto Alegre lança projeto cocriado com centenas de pessoas e organizações


Foi lançado em março, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, que apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. Trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico do RS.

 

A ideia é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca e contarão com transmissão ao vivo em locais como PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Uniritter Moisaco de Inovação, Unijuí, FSG, Fábrica do Futuro, Parque Tecnológico de Pelotas, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na Web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.  

 

Embaixadores e temas:

 

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

 

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

 

Curadores:

 

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

 

Apoiadores:

 

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil e Startse, em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), AJE-POA, Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Sobre o produtor

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Local

uMov.me Arena
Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.