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II SINTEL - Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem
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II SINTEL - Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem

16 jun - 2021 • 10:00 > 17 jun - 2021 • 18:00

Evento Online via Youtube

Descrição

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO (INCRIÇÕES ENCERRADAS)

16/06/2021

9h - Minicurso 1: Aplicabilidade das taxonomias toponímicas aos corpora urbanos: https://youtu.be/oQnT1Yo2fzs 

Profa. Dra. Patrícia Carvalhinhos (USP)

14h – Minicurso 2: O uso das variedades diamésicas no ensino do PLE:  https://youtu.be/ZdB7pzgS9ew

Prof. Dr. Gian Luigi de Rosa (Univ. de Roma Tre)

17/06/2021

9h30min - Abertura: https://youtu.be/pFyLl3aTlas

9h40 às 10h30 – Conferência Macau como um espaço de interculturalidade entre a língua chinesa e a portuguesa: https://youtu.be/pFyLl3aTlas

Prof. Xiang Zhang (Instituto Politécnico de Macau – China)

Mediador: Prof. Dr. Jorge Rodrigues (IFSP)

10h30 às 11h30 – Conferência: A literatura e outros discursos: fronteiras éticas e estéticas: https://youtu.be/pFyLl3aTlas 

Profa. Dra. Norma Discini (USP)

Mediadora: Profa. Dra. Mayra Pinto (IFSP)

14h às 17h – Simpósios simultâneos (escolha um para participar): 

Simpósio 1: Linguagem e Cognição

Simpósio 2: Linguagem e Cultura

Simpósio 3: Linguagem e Literatura

Simpósio 4: Linguagem e Discurso

Simpósio 5: Linguagem e Ensino de Língua(s)

Simpósio 6: Linguagem e Formação de Professor

Simpósio 7: Estudos em linguagem, gênero e sexualidade



MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO


Apresentação oral - on-line


Para submeter o trabalho, os autores deverão selecionar o simpósio e enviar um resumo pela plataforma Sympla com até 300 palavras e contendo de 3 a 5 palavras-chave.


Os trabalhos poderão ter coautoria de até três pesquisadores. Os nomes dos autores deverão ser inscritos no campo indicado no formulário de inscrição, pelo autor principal, que deverá submeter o trabalho. Os coautores deverão se inscrever como ouvintes para que possam participar das demais atividades do evento (minicursos, conferências e acesso à sala virtual do simpósio). O certificado será emitido no nome do autor que submeteu o trabalho, e constarão os nomes dos coautores.


As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas. 


Ouvinte


Realizar inscrição pela plataforma Sympla


Só terá certificado se estiver inscrito e tiver presença em NO MÍNIMO:

- 2 conferências OU 

- 1 conferência e 1 simpósio OU 

- 1 conferência e 1 minicurso. 


É de responsabilidade do participante registrar a frequência no formulário on-line disponibilizado durante a realização de cada atividade.




MINICURSOS:


Minicurso 1: Aplicabilidade das taxonomias toponímicas aos corpora urbanos

MINISTRANTE: Prof. Dra. Patrícia Carvalhinhos - Universidade de São Paulo

CARGA HORÁRIA: 3 aulas on-line, 3 horas de leitura.

DATA DE OFERECIMENTO: 16 de junho de 2021 às 9h


EMENTA:

Destinado aos interessados que já tenham conhecimento em estudos onomásticos. O curso foca a questão metodológica das pesquisas toponímicas, abordando a problemática e complexidade das taxonomias. De modo sintético, faz um percurso diacrônico relatando as principais metodologias utilizadas no mundo. Por fim, a questão interdisciplinar é evidenciada quando se propõe a abertura para a toponímia crítica, sobretudo em análises de corpora urbanos.


PROGRAMA:

  • Toponímia, metodologia e interdisciplinaridade.
  • Taxonomia, onimização e outros onomas.
  • A origem das taxonomias toponímicas e principais propostas no mundo.
  • A aplicação brasileira.
  • A validade da aplicação das taxonomias em estudos de toponímia urbana.
  • Mecanismos de nomeação, toponímia crítica, língua e poder.
  • O uso das variedades diamésicas no ensino do PLE: da fala fílmica à fala docufílmica.


Minicurso 2: O uso das variedades diamésicas no ensino do PLE: da fala fílmica à fala docufílmica

MINISTRANTE: Prof. Dr. Gian Luigi de Rosa - Universidade de Roma Tre

e-mail: [email protected]

CARGA HORÁRIA: 3 aulas on-line, 3 horas de leitura.

DATA DE OFERECIMENTO: 16 de junho de 2021


EMENTA. Destinado aos interessados nos estudos relacionados ao uso da fala fílmica no ensino do português língua estrangeira (PLE), o curso foca a questão metodológica das pesquisas sobre o ensino do PLE, abordando as problemáticas ligadas à realidade pluricêntrica da língua portuguesa e ao seu ensino no contexto europeu e à luz das distintas tipologias de políticas linguísticas atuada por Portugal e Brasil. Pretende-se fazer um percurso teórico-prático a partir da arquitetura do PE e do PB para depois analisar as características das variedades diamésicas que serão objeto do nosso percurso analítico: a fala fílmica ficcional (portuguesa, brasileira e angolana), a fala docufílmica (brasileira e angolana) e a fala acadêmica transmitida pela web (brasileira), em análise de dois corpus transversais: o Corpus I-Fala (Luso-Brazilian Film Dialogues as a resource for L1 & L2 Learning and Linguistic Research) e o Corpus PB-FAM (Português Brasileiro - Fala Acadêmica Monitorada).


PROGRAMA:

  • Arquitetura da Língua Portuguesa.
  • O Ensino do PLE no contexto italiano: problemáticas e questões.
  • As variedades diamésicas e diafásicas.
  • As características da fala fílmica ficcional como fenômeno agido, reflexo da fala espontânea, e fenômeno agente, ou seja, uma norma mediática potencialmente unificadora, uniformizadora e padronizadora.
  • A fala docufílmica no contexto brasileiro e angolano.
  • O uso de corpus transversais como possibilidade de análise linguística no ensino do PLE.



SIMPÓSIOS SIMULTÂNEOS:

Simpósio 1: Linguagem e Cognição 
Coordenadores: 
Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (UFRPE/UAEADTec - PROGEL)
Prof. Dr. Antônio Ponciano Bezzerra (Universidade Federal de Sergipe)
Profa. Dra. Mônica M. Soares (USP/UÉvora)
Anna Karolina Miranda Oliveira (PG-USP)

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas que se utilizem dos variados aparatos teóricos para o estudo de fenômenos da linguagem em interface com a cognição. A linguagem abarca um conjunto complexo de atividades comunicativas, sociais e cognitivas, levando em conta também os aspectos sociointeracionais. Apoia-se na cognição humana e na sua habilidade de utilização de símbolos linguísticos nas interações discursivas. Espera-se, com este simpósio, fomentar a discussão sobre questões teóricas, interdisciplinares e/ou de aplicação no ensino de línguas.


Simpósio 2: Linguagem e Cultura

Coordenadoras:  Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP-SP) Prof. Dr Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP-SP) Thamires Gomes Rodrigues (PG-USP)

Este simpósio tem por objetivo abrir espaço para discussão e diálogo com pesquisadores que realizam trabalhos em diferentes abordagens envolvendo linguagem, língua(s) e cultura(s), em estudos linguísticos, literários ou artísticos. Serão aceitos trabalhos que proponham reflexões teóricas a respeito de cultura e ensino aprendizagem de línguas, interculturalidade, estudos culturais, representações culturais, cultura na pós-modernidade, cultura e memória, identidade, cultura e sociedade, cultura e representatividade, bem como outros campos de conhecimento ou fazeres artísticos que proponham debates sobre a relação entre linguagem e cultura.


Simpósio 3: Linguagem e Literatura

Coordenadores:  Prof. Dr. Charles Borges Casemiro (IFSP-SP) Profa. Dra. Brenda Carlos de Andrade (UFRPE) Prof. Dr. Fabrício César de Oliveira (IFSP-SP) Ana Luiza Gerfi Bertozzi (PG-USP)

Este simpósio tem por objetivo refletir sobre as pesquisas e trabalhos voltados à análise literária, entendendo a literatura como um conjunto de discursos estéticos em linguagem verbal ou linguagem híbrida - em que ocorrem intersecções entre a literatura e outras artes -, além da relação entre a literatura e o ensino. Nesta proposição, parte-se do pressuposto de que a literatura, como um discurso estético, dialoga com outros discursos sociais e, neste sentido, sua abordagem teórica pode se dar, tanto a partir da crítica literária de diversas orientações, quanto a partir das interfaces da crítica com outras esferas do saber e da comunicação afeitas à abordagem da linguagem como discurso. Desta maneira, pode-se entender a literatura como um discurso estético, em que convergem múltiplas formas de expressão e múltiplos sentidos sociais, que derivam da própria natureza social, histórica, dialógica e ideológica dos discursos.


Simpósio 4: Linguagem e Discurso

Coordenadores: Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP-SP)

Prof. Dra. Tatiana Piccardi (IFSP-SP)

Este simpósio tem por objetivo abrir espaço para discussão e diálogo com pesquisadores que realizam trabalhos em diferentes abordagens envolvendo linguagem e discurso. Serão aceitos trabalhos que proponham reflexões a respeito da Análise do Discurso, Análise de Discurso Crítica, Análise Dialógica do Discurso e práticas de leitura crítica, as relações de poder e ideologia, sujeitos e atores sociais, discurso e contexto social, prática discursiva e prática social, discurso multimodal, dialogismo, metafunções da linguagem, estudos do tema e rema, texto e contexto social, enunciado, semiótica e mudança social, linguagem e seus contextos, bem como outros campos do conhecimento que proponham debates sobre a relação entre linguagem e discurso de forma ampla para a implementação de novos olhares teóricos.


Simpósio 5: Linguagem e Ensino de Língua(s)

Coordenadoras:

Profa. Dra. Maria Beatriz Gameiro Cordeiro (IFSP-SP),

Profa. Dra. Alice Pereira Santos (IFSP-SP)

Salvia de Medeiros Souza (Mestranda/PROGEL/UFRPE)

Este simpósio objetiva apresentar e discutir pesquisas relativas ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e/ou estrangeira (LE) que envolvam abordagens teóricas e metodológicas correlatas ao ensino. Dessa maneira, serão aceitos trabalhos que discorram sobre assuntos diversos focados na temática do ensino de LP, os quais incluem uma ampla gama de estudos, desde a formação de professores, letramentos, variação linguística, coesão e coerência a outras temáticas conexas ou discussões sobre LE. Espera-se que, com este simpósio, possam ser fomentadas discussões teórico-metodológicas que contribuam com as atividades centradas no ensino.


Simpósio 6: Linguagem e Formação de Professor

Coordenadores:  Profa. Dra. Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE/UAEADTec - PROGEL-PPGTEG) Profa. Dra. Ednara Félix Nunes Calado (UFRPE/UAEADTec)

O objetivo principal do Simpósio Temático (ST) é discutir as múltiplas relações entre linguagem, letramentos, ensino e formação docente, considerando desafios e perspectivas na formação inicial e continuada de educadores(as). O ST busca agregar estudos que abranjam discussões, tais como: 1) práticas de linguagem, BNCC e estratégias metodológicas; 2)letramentos no contexto da cultura digital e implicações na formação docente; 3)letramento do professor; 4) experiências com práticas de letramentos de discentes; 5)linguagem e práticas pedagógicas; 6)projetos de ensino, pesquisa e extensão que abordem conexões entre linguagem e formação docente. A partir de reflexões dialógicas e polifônicas, com foco em abordagens inter/transdisciplinares, pretende-se fazer emergir pesquisas, experiências e práticas produtivas nos campos da linguagem e da formação de professores.


Simpósio 7: Estudos em linguagem, gênero e sexualidade 

Coordenadores:  Prof. Dr. Iran Ferreira de Melo (UFRPE/UAEADTec - PROGEL)

Paula Korey da Silva (Mestranda/PROGEL/UFRPE)

Este simpósio objetiva reunir estudos que examinem implicações da linguagem na constituição do gênero e da sexualidade de pessoas cujos perfis identitários são marginalizados socialmente. A perspectiva adotada como base epistêmica entre os trabalhos a serem apresentados deve ser oriunda dos chamados estudos queer (inspirados, como exemplo, nos trabalhos das pesquisas feitas por Rodrigo Borba, Judith Butler, Guacira Lopes Louro e Paul Preciado). Acolheremos estudos em diferentes fases de elaboração. 


PUBLICAÇÃO DE E-BOOK (para envio de trabalhos completos):


Os trabalhos completos poderão ser enviados de 17 a 30/06/2021 e deverão ter no mínimo 4 e no máximo 8 páginas. As submissões de trabalhos completos que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas.

Estrutura (os textos devem obedecer à seguinte ordem):

a) Título: seguir o modelo do template enviado pela comissão organizadora. 

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita e em itálico; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica: seguir o modelo do template enviado pela comissão organizadora. 

d) Resumo, no idioma do texto (entre 150 e 300 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples; o resumo deve conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único; usar verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados desde o primeiro tópico (com exceção das Referências Bibliográficas).


    COMISSÃO ORGANIZADORA

    Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP) – Coordenação Geral

    Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (PROGEL/UFRPE) – Vice-coordenação

    Profa Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP)

    Prof. Dr. Charles Borges Casemiro (IFSP)

    Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP)

    Profa. Dra. Maria Beatriz Gameiro Cordeiro (IFSP)

    Ana Luiza Gerfi Bertozzi (Mestranda/Letras - Literatura Portuguesa/USP)

    Alícia Auxiliadora Nunes Arruda (Graduanda, Letras, UFRPE)

    Douglas Alessandro da Silva Teobaldo (Mestrando/PROGEL/UFRPE)

    Gabriela Ferreira Martins Pugliese (Mestranda/Linguística/IEL-Unicamp)

    Istárlet Kétile Santos de Melo (Mestranda/PROGEL/UFRPE)

    Paula Korey da Silva (Mestranda/PROGEL/UFRPE)

    Pedro de Oliveira Rodrigues (Graduando, Letras, IFSP)

    Roberta Moura Cavalcanti (Mestranda/PROGEL/UFRPE)

    Salvia de Medeiros Souza (Mestranda/PROGEL/UFRPE)



    COMISSÃO CIENTÍFICA / CORPO EDITORIAL

    Profa. Dra. Cristina Lopomo Defendi (IFSP) 

    Profa. Dra. Renata Barbosa Vicente (PROGEL/UFRPE)

    Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP)

    Profa. Dra. Mayra Pinto (IFSP)

    Prof. Dr. Charles Borges Casemiro (IFSP)

    Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP)

    Prof. Dr. Marcelo Cizaurre Guirau (IFSP)

    Profa. Dra. Maria Beatriz Gameiro Cordeiro (IFSP)

    Profa. Dra. Tatiana Piccardi (IFSP)

    Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP)

    Prof. Dr. Fabrício César de Oliveira

    Profa. Dra. Alice Pereira Santos (IFSP)

    Profa. Dra. Valéria Severina Gomes (UFRPE)

    Profa. Dra. Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)

    Profa. Dra. Ednara Félix Nunes Calado (UFRPE)

    Termos e políticas

    Evento online

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    Sobre o organizador

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP

    Realização: Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo (GELIFSP); Instituto Federal de São Paulo (IFSP); Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) e Grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (LINC/USP).

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