Login
O evento já encerrou...
II Simpósio MulheRio - Quem seríamos se não fôssemos quem fomos convencidas a ser?
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

II Simpósio MulheRio - Quem seríamos se não fôssemos quem fomos convencidas a ser?

5 nov - 2020 • 16:00 > 7 nov - 2020 • 19:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição








II Simpósio MulheRio: 
Quem seríamos se não fôssemos
quem fomos convencidas a ser?


Segundo Bell Hoocks, antes das aulas sobre Estudos de Mulheres, as mulheres aprendiam sobre o feminismo em grupos, no “boca a boca”, nas trocas entre as mulheres. Desses encontros germinaram o feminismo, movimento que vem construindo resistência e promovendo caminhos de enfrentamento a estrutura patriarcal e machista de controle aos nossos corpos. Inspiradas pela potência da coletividade, dos encontros entre mulheres, desde os mais acadêmicos aos mais íntimos, nasce o SIMPÓSIO MULHERIO. Um encontro com mulheres de diversos campos de atuação e áreas de conhecimento, um espaço de reflexão e fortalecimento do nosso discurso, da nossa prática e nossa esperança e em dias em que mulheres não precisem mais lutar por igualdade de direitos e visibilidade.

No ano de 2018 realizamos o I Simpósio MulheRio, em que, norteadas pela afirmação de Simone de Beauvoir "não se nasce mulher, torna-se Mulher" convidamos 20 mulheres, de diferentes áreas de conhecimento, para, em dois dias de encontro, compartilharmos diversos olhares para o feminino. 
A repercussão positiva desse encontro, viabilizada por nossa parceria com o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) e o cenário atual nos incentivou a dar continuidade a essa caminhada. Tema alvo de constantes transformações e de tamanha importância, a pauta ser-mulher-no-mundo continua nos instigando a promover espaços coletivos para dividir e ampliar olhares e vivências sobre essa experiência, por isso, apresentamos agora o II Simpósio MulheRio - Quem seríamos se não fôssemos quem fomos convencidas a ser?

Em 2020 a pergunta que nos inquieta é: "Quem seríamos se não fossemos quem fomos convencidas a ser?". A provocação proposta pela filósofa Márcia Tiburi é o ponto de partida dos temas que discutiremos com as nossas 17 convidadas desta edição. Este ano online, o evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2020: três dias de encontros com diferentes olhares para discutir e ampliar as interferências sócioculturais na constituição do ser mulher, um convite ao encontro com as Mulheridades possíveis.

Vem conosco?


Convidadas:
ANA PRESTES: Socióloga e cientista política, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG

ANA GILDA SOARES DOS SANTOS: Graduanda em Serviço Social pela Universidade Castelo Branco, Presidente da ACIERJ - Associação dos Cuidadores, da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, Cuidadora em Saúde Mental no CAPS Neusa Santos Souza

CHRISTINA BRECH: Mulher, matemática e feminista. Professora e pesquisadora na USP desde 2010 e preocupada com a baixa representatividade de mulheres na matemática, está engajada com questões de gênero desde 2015, quando criou com suas colegas a Rede Não Cala USP - um coletivo de professoras pelo enfrentamento da violência de gênero

DANIELA FONTAN: Atriz, palhaça e em 21 anos de ofício atuou em teatro, cinema, TV ( "Amor eterno amor", "O outro lado do Paraíso", Lili,aEx" , "Homens?" entre outros ) e apresentou a série documental tradições Amazônia Atlântica, que estreia em 2021.

JULIANA CESARIO ALVIM GOMES: Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFMG. Doutora e Mestre em Direito Público pela UERJ. LL.M pela Yale Law School.

KARIN VERVUUT: Socióloga pela UFRJ e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Co-fundadora do projeto #ElasNoPoder. Se especializou nas áreas de comportamento eleitoral e psicologia política. É pesquisadora e consultora em campanhas eleitorais, em estados brasileiros, inclusive da campanha presidencial de Marina Silva. 

LAURA AUGUSTA: Psicóloga [CRP03/15633], Coordenadora geral da Rede Dandaras e Mestranda do PPGNEIM/UFBA. Atua na área clínica e comunitária, construindo uma psicologia racializada no combate ao racismo e as violências de gênero.

LEILA DUMARESQ: Filósofa, articulista, mestranda do departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP, representante da sociedade no Conselho Municipal de Saúde de Campinas e no Conselho de Ética em Pesquisa da UNICAMP.

LIGIA FABRIS: Professora e Coordenadora do Programa Diversidade da FGV Direito Rio, doutoranda em Direito pela Humboldt Universität zu Berlin.

LIVIA ARRELIAS: Psicóloga, Gestalt-terapeuta e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (linha Psicologia do Desenvolvimento - UFPA), ), especialista em Gênero e Diversidade na escola, integrante do núcleo Amapá da ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os).

MONICA ALVIM: Psicóloga, Gestalt-Terapeuta, doutora em psicologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

NAIARA YOHANNA KLEIN: Especialista em Nanotecnologia e Nanociências, pesquisadora junto ao CBPF e Petrobrás. Doutora e Mestre em Física pelo CBPF e Doutora em Engenharia pela Université Paul Sabatier. Licenciada em Física pela UDESC, Pós-doutora pela PUC-Rio, pelo Istituto Officina dei Materiali e pela Università di Udine.

OLGA RUNCIMAN: psicóloga formada na Universidade de Copenhagen e uma terapeuta familiar do sistema Open Dialogue de Londres. Membro da Associação Psicologica Dinamarquês. Especialista no tratamento de desordens psicológicas severas. Ela mesma é uma sobrevivente do sistema psiquiátrico e uma ouvidora de vozes. (esta palestra será ministrada em inglês com tradução de Maria Inez Arieira)

PAULA LAND CURI: Profa. Dra. no Departamento de Psicologia UFF Niterói e PPG Psicologia - Estudos da Subjetividade Coordenadora do Programa Mulherio: tecendo redes de resistência e cuidados.

RACHEL GOUVEIA: Assistente Social. Professora da UFRJ. Co-coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

II Simpósio MulheRio - Quem seríamos se não fôssemos quem fomos convencidas a ser?

Polinize.se

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.