Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
II SIMPGEAS-BH: Biomas Brasileiros (Edição Online)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

II SIMPGEAS-BH: Biomas Brasileiros (Edição Online)

3 out - 2020 • 08:00 > 4 out - 2020 • 19:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

SIMPGEAS-BH 2020
II SIMPÓSIO DOS GRUPOS DE ESTUDOS DE ANIMAIS SILVESTRES DE BELO HORIZONTE
Edição On-line       03 e 04 de Outubro de 2020

Simpósio dos Grupos de Estudos de Animais Silvestres de Belo Horizonte (SIMGPGEAS BH) é uma iniciativa dos GEAS de Belo Horizonte e região metropolitana. O objetivo desta união é fortalecer os grupos torná-los cada vez mais expressivos no âmbito acadêmico e difundir o conhecimento voltado à área de medicina e conservação de animais silvestres e exóticos.
 
A edição 2020 tem por objetivo principal a arrecadação de recursos para auxiliar a ONG Asas e Amigos, que vem tendo dificuldades para manter os animais devido à pandemia, portanto possui caráter beneficente.

O evento não será gravado.

Biomas Brasileiros
Biologia, conservação, medicina e reprodução de aves, répteis, mamíferos, anfíbios e aracnídeos

CRONOGRAMA:

03 DE OUTUBRO 2020 - SÁBADO
08:00 - 08:10h: Abertura / ONG Asas e Amigos
08:10 - 09:20h: Doenças infecciosas em psitacídeos e seus impactos para a conservação (M.V. Tânia Raso)
09:20 - 10:30h: Ecologia e conservação de felídeos no Pampa (Bióloga Flávia Tirelli)
10:30 - 10:40h: Intervalo / Patrocinador
10:40 - 11:50h: Medicina de serpentes (M.V. Renato Yabiku)
11:50 - 14:00h: Almoço
14:00 - 15:10h: O papel dos grandes ungulados na conservação da Mata Atlântica (Bióloga Andressa Gatti)
15:10 - 16:20h: Criopreservação de sêmen de primatas amazônicos como uma estratégia para a conservação (M.V. Danuza Leão)
16:20 - 16:30h: Intervalo / Patrocinador
16:30 - 17:40h: Biologia reprodutiva da Arara-azul (Bióloga Neiva Guedes)
17:40 - 18:50h: Déficits de conhecimento em aracnídeos: Utilizando o Inaturalist.org para reduzir as lacunas (Biólogo Pedro Henrique Martins)
18:50 - 19:00h: Informes e encerramento
----------------------------------------------------------------------------------------------
04 DE OUTUBRO 2020 - DOMINGO
08:00 - 09:10h: Principais ameaças à conservação de anfíbios e répteis no Pampa (Biólogo Márcio Borges Martins)
09:10 - 10:20h: Monitoramento da saúde do boto-vermelho e a problemática da pesca e captura acidental para a sua conservação (Médica Veterinária Daniela Magalhães Drummond de Mello)
10:20 - 10:30h: Intervalo / Patrocinador
10:30 - 11:40h: Programa Nacional para a Conservação do Lobo-guará (Biólogo Rogério Cunha)
11:40 - 13:40h: Almoço
13:40 - 14:50h: Ferramentas de manejo para a conservação dos muriquis (Biólogo Fabiano R. de Melo)
14:50 - 16:00h: Estratégias comportamentais e reprodutivas de anuros (Bióloga Déborah Praciano de Castro)
16:00 - 16:10h: Intervalo / Patrocinador
16:10 - 17:20h: Captura e contenção química de Xenartros "in situ" (M.V. Vinícius Gasparotto)
17:20 - 18:50h: Importância dos mantenedouros de fauna e atuação do médico veterinário (M.V. Marcos de Mourão Motta - Asas e Amigos)
18:50 - 19:00h: Agradecimentos e encerramento

ORGANIZAÇÃO: @geas.arnaldo • @geasunibh • @geaspucbh • @geasuna • @geasnewtonpaiva • @geas_pucbetim • @geasufmg

. EM BENEFÍCIO: ONG Asas e Amigos @asaseamigos 

. PATROCÍNIO: @anclivepa.minas • @duttybotelho • @medvep_oficial • @medvep_puc • @vetaprova

CONTATO
E-mail: [email protected] | Instagram: @simpgeasbh

CONHEÇA A ONG ASAS E AMIGOS

Localizada em Juatuba (MG), a ONG Asas e Amigos realiza o trabalho de resgate, tratamento e alojamento de animais silvestres e domésticos oriundos do trafico e maus tratos desde 2001. Hoje, possuem em suas dependências cerca de 530 animais que vivem sob cuidados do médico veterinário e presidente da ONG, o Dr. Marcos de Mourão Motta, que dedica a maior parte de seu tempo a oferecer conforto e qualidade de vida a esses animais.


A ONG tem como missão o recebimento, atendimento, tratamento e cirurgias de animais nativos apreendidos pelo IBAMA, Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e IEF/MG – Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, vítimas do tráfico de animais silvestres, de maus tratos, atropelamento em estradas, com graves problemas de saúde, abandonados, portadores de necessidades especiais e mutilados em conseqüência da crueldade humana e de vários outros casos em que, a maioria, não poderá retornar a natureza.

CONHEÇA OS ORGANIZADORES

GEAS UNIBH: O GEAS UniBH foi fundado em outubro de 2015 por alunos da Biologia e Medicina Veterinária, que sentiram a necessidade de suprir a carência na grade curricular dos cursos em relação ao estudo da fauna silvestre. Foi o primeiro grupo de estudos a ser fundado no UniBH. Desde então o grupo vem promovendo palestras, rodas de discussão, minicursos, campanhas de educação ambiental e atendimentos a animais silvestres no Hospital Veterinário do UniBH. 
Esperamos com esse simpósio unir forças e trazer mais reconhecimento para os GEAS como um todo.

GEAS ARNALDO: O Geas Arnaldo foi criado em 2017 no intuito de trazer as áreas de atuação do médico veterinário no âmbito de silvestres. Nosso intuito é promover o estudo e agregar conhecimento na área de silvestres. Promovemos cursos, palestras, seminários, contamos com o apoio do nosso coordenador Daniel Vilela e o apoio da Qualittas.
Através do simpósio esperamos agregar conhecimento e unir os GEAS para que possamos alcançar cada vez mais pessoas.

GEAS NEWTON PAIVA: O curso de Medicina Veterinária na Newton Paiva foi criado em 2014, no mesmo ano foi formado o GEAS Newton Paiva pela iniciativa de alunos. O grupo tem como objetivo não apenas realizar estudos autônomos, como também promover palestras e cursos dentro da faculdade para que outros interessados possam participar e conhecer uma área que cresce cada vez mais. Além dos estudos sobre animais silvestres, tentamos sempre trazer pautas acerca do meio ambiente e preservação, uma vez que estão intimamente relacionados.
Esperamos com o Simpósio um fortalecimento da área em Belo Horizonte, unindo alunos e profissionais que buscam conhecimento além do oferecido na graduação.

GEAS PUC BETIM: O GEAS PUC-Betim foi fundado em 2004, sendo o primeiro grupo de estudos fundado na unidade de Betim. Hoje, o grupo consiste em 7 integrantes que estão sob a supervisão da professora coordenadora Alessandra Simonini, tendo como presidente o Thiago Freitas.
O nosso grupo de estudos tem como objetivo despertar interesse de outros estudantes na área, reunindo professores, estudantes e profissionais que se interessem e/ou tenham atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, atendimento médico veterinário, clínica, cirurgia e manejo, além de levar conhecimento, informação, inovações e trazer atualizações, trazendo palestras abordando diversos temas na área.
O GEAS PUC-Betim tem muito orgulho de fazer parte do Simpósio, e esperamos que juntos possamos agregar os nossos conhecimentos, alcançar e despertar o interesse de cada vez mais pessoas na área.

GEAS PUC BH: Nosso grupo de estudos é relativamente novo, assim como nossa unidade da PUC! O GEAS foi fundado em 2017, sendo um dos primeiros grupos de estudo da Praça da Liberdade e foi criado com o objetivo de oferecer uma oportunidade para os alunos conhecerem uma área ainda pouco explorada pelos cursos de Medicina Veterinária. Em 2018 tivemos oportunidade de participar do nosso primeiro grande evento, o PUCVET. Mas foi apenas em 2019 que o grupo foi efetivado, com a ajuda de seus atuais 7 integrantes.
Recebemos o privilégio de fazer parte dessa novo projeto, o SIMPGEAS BH, podem se preparar que ainda há muita novidade por vir!

GEAS UNA Guajajaras: O GEAS UNA Guajajaras foi criado no início do primeiro semestre de 2019, com o propósito de desenvolver mais eventos e palestras voltados para as áreas de zoologia, conservação e afins.
O grupo passou por uma revitalização e, hoje, possui como presidente a Pâmella e 12 membros ativos sob monitoria e auxílio da professora Cacau.
Através do simpósio esperamos agregar conhecimento e unir os GEAS para que possamos alcançar cada vez mais pessoas.

GEAS UFMG: O Grupo de Estudos em Animais Selvagens da Universidade Federal de Minas Gerais surgiu por meio da iniciativa de um grupo de alunos que tinha por objetivo aprimorar e transmitir os conhecimentos sobre a área que, durante essa época, eram escassos no ambiente acadêmico. Ao longo dos anos o projeto adquiriu a presença e cativou o interesse de estudantes de diversas áreas, como medicina veterinária, biologia e engenharia ambiental. Nosso foco é direcionado à temáticas que envolvam a conservação e a medicina de animais selvagens, abordando aspectos clínicos, ecológicos e evolutivos das espécies, focando numa estratégia multidisciplinar de difusão de conhecimento que contemple a medicina da conservação e a saúde dos ecossistemas. Para isso, realizamos palestras semanais sobre temas diversos, cursos pagos e gratuitos, discussões de artigos acadêmicos, entre outros. Nosso intuito é que, com a oferta de eventos onde trazemos profissionais capacitados para compartilharem sua experiência, estejamos contribuindo para uma boa formação dos estudantes, tanto internos à UFMG quando de outras instituições.
É ótimo poder unir esforços com os demais GEAS de BH para realizar o SIMPGEAS e esperamos que sejamos capazes de contribuir com muito conhecimento para todos os envolvidos.



Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

GEAS UNIBH

O GEAS UniBH foi fundado em outubro de 2015 por alunos da Biologia e Medicina Veterinária, que sentiram a necessidade de suprir a carência na grade curricular dos cursos em relação ao estudo da fauna silvestre. Foi o primeiro grupo de estudos a ser fundado no UniBH. Desde então o grupo vem promovendo palestras, rodas de discussão, minicursos, campanhas de educação ambiental e atendimentos a animais silvestres no Hospital Veterinário do UniBH.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.