22 out - 2019 • 08:00 > 25 out - 2019 • 22:00
Estamos de volta! Após o grande sucesso com a I Semana de Arqueologia da UFPE, voltamos com o desejo de fazer um evento ainda maior, melhor e mais organizado.
A II Semana de Arqueologia da UFPE tem como objetivo promover a troca de conhecimento e o debate entre os pesquisadores convidados e os alunos da graduação, mestrado e doutorado da UFPE, assim como de outras instituições. Serão discutidos temas atuais dentro do campo de atuação do arqueólogo, como: a recente regulamentação da profissão de arqueólogo, reconhecida perante a lei nº 13.653, de 18 de abril de 2018; a Arqueologia da Paisagem enquanto campo interdisciplinar da arqueologia, geografia e antropologia; as novas tecnologias a favor do arqueólogo, como o mapeamento 3D de áreas com potencial arqueológico, sítios de pintura rupestre, áreas de risco e abrigos de difícil acesso; o emergente campo da reconstituição paleoambiental, com ênfase em produzir modelos cada vez mais próximos à realidade vivida por grupos pré-históricos nordestinos e brasileiros graças aos avanços tecnológicos nessa área, bem como métodos de datação cada vez menos destrutivas para os sítios e as amostras.
O evento também propõe o debate entre alunos, técnicos e profissionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com finalidade de compreender as novas formas de inventariar e conservar o patrimônio edificado, material e imaterial. Visando a minimização de danos ao patrimônio e aos acervos arqueológicos, como incêndios e outros acidentes, por meio da conservação preventiva e devida documentação, catalogação e salvaguarda dos acervos e coleções. Também se faz necessário discutir a atual legislação do IPHAN sobre os empreendimentos de médio e grande porte prevista na Normativa N01, atualizada em 2015. Bem como o cadastro de novos sítios arqueológicos através da plataforma do CNSA/IPHAN.
Em contraste com as atividades teóricas e inseridos na programação da II Semana de Arqueologia da UFPE, ocorrerão minicursos e oficinas voltados aos participantes do evento. A construção do evento contempla as demandas do corpo discente do curso de Arqueologia da UFPE e participantes da primeira edição da Semana de Arqueologia, deforma a respeitar o interesse do aluno como futuro profissional e cientista. O formato das mesas de debate permite que os pesquisadores convidados e os alunos tenham espaço para discutirem os temas com igualdade, independente do grau de formação.Abrindo espaço para os alunos exporem suas pesquisas (iniciação científica, trabalhos orientados por professores ou técnicos e estudos individuais), com a possibilidade decrescerem dentro do campo científico e profissional através das observações e consultorias prestadas pelos nomes mais importantes da arqueologia regional, quiçá brasileira. Portanto, o evento apresenta-se como um momento ímpar para o enriquecimento do aluno enquanto pesquisador e a noção do mercado de trabalho, das tecnologias empregadas e da produção científica e arqueológica dentro da comunidade acadêmica.
O tema da II Semana de Arqueologia da UFPE, "O perímetro do sítio é a comunidade", traz à tona uma discussão que repercute na Arqueologia contemporânea, a participação e a importância das comunidades para a Arqueologia.
Com "O Perímetro" não queremos dizer que a comunidade situa-se às margens dos sítios arqueológicos, ou que é menos relevante que os artefatos. Queremos dizer que a comunidade vivencia o sítio, querendo ou não, participa da dinâmica do sítio, tem poder sobre a preservação dos artefatos e muitas vezes conhece e se identifica com os artefatos antes da presença de um profissional de arqueologia. Portanto, as comunidades devem ser inseridas no sítio e participarem ativamente dos processos que ocorrem no sítio arqueológico.
Aguardamos todxs vocês para construirmos juntos um belo evento!
Sem nome, Não há Cidade Universitária
Recife, PE
Comissão Organizadora
Este ano, apesar da presença de todos os membros do diretório acadêmico, a comissão organizadora da Semana de Arqueologia é formada por outros discentes do curso, ampliando assim o diálogo e a pluralidade nos processos de construção e organização do evento.
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