Login
O evento já encerrou...
II Jornada Psicanalítica do Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

II Jornada Psicanalítica do Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca

19 ago - 2021 • 10:00 > 21 ago - 2021 • 18:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição




FREUD, O PATRIARCA DA HORDA PRIMEVA: REPENSANDO O PATRIARCADO NA CONTEMPORANEIDADE.

 

"Eu sou todo 'Totem e Tabu'"

(Freud em carta a Sándor Ferenczi, em 11/8/1911)

 

A Psicanálise constituiu-se sob a marca do falocentrismo, inserindo-se então, no legado milenar de discursos reprodutores da dominação masculina imperante no Ocidente, que coloca o homem numa posição hierárquica superior e inquestionável em relação à mulher.

Sendo o homem a referencia, a sexualidade masculina se tornou a norma, assim o masculino foi tomado como universal e o feminino como particular.

No que diz respeito ao campo da teoria psicanalítica, no entanto, é fato facilmente constatável que ela põe em jogo uma forma de conceber o psíquico — ou a subjetividade — como algo que se constrói a partir de um modelo que assume, em seu centro, uma equivalência generalizada entre cultura e masculinidade. Seja atravessando a argumentação de Totem e tabu e, com ela, o conceito de complexo de Édipo, seja mobilizando noções como “Nome-do-pai” ou “gozo Outro”, o lugar das mulheres (e do feminino?) é reiteradamente remetido, de maneiras que não deixam de ser complexas e profundamente ambíguas, aos limites da cultura e da civilização, visivelmente consideradas em termos patriarcais.

A abordagem psicanalítica da feminilidade deixa transparecer o enorme esforço da modernidade para recalcar o feminino e a experiência sensível em nome da civilização masculina e da razão.

Nietzsche recusa, através de seu Übermensch em Zaratustra, a brutalidade patriarcal dos contemporâneos: “Para esses homens de hoje não quero ser luz”! E complementa: “Esses eu quero cegar!”. E quem ele espera que pudesse existir no lugar de seus contemporâneos? Espera por outros homens que aguentem o grande sofrimento produzido pelas grandes escolhas. Uma raça de heróis, no sentido schopenhaueriano, mas não uma matilha de super-homens ou de patriarcas da horda primitiva.

É repensando uma nova psicanálise urgente na contemporaneidade e alinhada ao progressivo empoderamento das mulheres e da luta feminista que surge a proposta dessa nossa segunda Jornada Psicanalítica.

Espero todos vocês nesta nossa nova proposta de debates e discussões!

 

O Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca oferece uma formação em Psicanálise, numa modalidade de Psicanalise Contemporânea, além de cursos de aprofundamento com acesso gratuito em temas específicos e de aperfeiçoamento dos conceitos psicanalíticos em nossos canais de Podcast (Freud tá On) e canal do Youtube (Jairo Carioca).

 

PROGRAMAÇÃO:

QUINTA FEIRA (19/08):

10h às 11h30min – Mesa de Abertura: "Freud, O Patriarca da Horda Primeva: Repensando o Patriarcado na Contemporaneidade."

Eduardo Lucas [As Violências na Arca do Patriarcado e as Dificuldades de Arcar com o Desejo]

Pollyanna Nathércia [Sagrado ou Maldição? Como a Menstruação virou Tabu no Ocidente Patriarcal]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: "O Patriarcado e a Constituição Familiar."

Valdemir Junior [Comportamento Suicida em Adolescentes Negras: Relações com o Racismo e Gênero]

Andrea Couto [Equidade de Gênero na Sociedade do Capital: Limites, Contradições e Avanços]

 

17h/18h30min – Conferência: "Declínio do Patriarcado: Morte de Deus na Filosofia de Nietzsche."

Rodolfo Berg

 

SEXTA FEIRA (20/08):

10h às 11h30min – Mesa redonda: "Patriarcado e Relação de Causa e Consequência na Contemporaneidade."

Gilvania J. Andrade [Crise do Patriarcado e Função Paterna: um Debate Atual na Psicanálise]

Fabiana Louro [O Gozo Castrado das Feiticeiras: Do Sagrado Sexual da Era Matriarcal ao Prazer Recalcado no Discurso do Patriarcado.]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: “Patriarcado e Cultura: Uma Relação Simbiótica”

Anderson Schimer [Patriarcado e Capitalismo: Binômio Dominação-Exploração nas Relações de Gênero]

Cristiani do Nascimento [Cultura Patriarcal e Representação da Mulher na Literatura]

 

17h/18h30min – Mesa Redonda: "Patriarcado em Tempos de Covid-19"

Lucimar Felisberto [Racismo Patriarcal: Muito Além do Conceito]

Leandro Rodrigues [Desigualdade de Gênero em Tempos de Pandemia e Isolamento]

 

SÁBADO (21/08):

 

10h às 11h30min – "Religião e Patriarcado: Elementos Estruturantes das Concepções e das Relações de Gênero".

Viviane Costa [Narcorreligião e Patriarcado: Símbolos e Domínios de Territórios]

Paula Moita [Mulheres de Terreiro e Patriarcado: Uma Proposta de Reflexão]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: “A Importância do Feminismo na Desconstrução da Estrutura de Poder Patriarcal e Sexista”.

Ronald Lopes [Do Pai da Horda ao Eclipse da Função Paterna: Restos na Contemporaneidade]

Ana Luiza [Ser Louco Não É a Mesma Coisa que Ser Louca: A Psiquiatria Patriarcal]

 

17hmin/18h30min – Conferencia de Encerramento: "Educação Sexista: Uma Reprodução da Ideologia Patriarcal."

Jonas Alves [Gênero, Patriarcado e Educação]

Sara Wagner [O Papel do Transfeminismo na Luta contra o Patriarcado]

 

PALESTRANTES:


ANA LUÍZA SILVA MULLER


Medica pela UFJF. Residente do Terceiro ano de Psiquiatria pela UFMG. Atuação no CERSAM Oeste entre Setembro/2020 e Janeiro/2021. Formação em Psicanálise – IPSMMG (em andamento). Atuação durante a graduação no Projeto de Extensão Território e Rede: Ampliando os Horizontes de Ação no CAPS Liberdade HU/UFJF.


ANDERSON SCHIMER


Professor Dr. Universitário na Universidade Nove de Julho (desde 2017), na disciplinas do núcleo de Psicanálise e de Sexualidade & Gênero. Doutor e Mestre Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) com bolsa-sanduiche com a Universitat de VIC  (Barcelona - Espanha). Clínico e Supervisor Clínico 10 em consultório particular.


ANDREA COUTO


Graduada em Gestão Pública, é analista de planejamento e orçamento público, feminista e ativista do movimento negro, é Co-fundadora do Grupo de Articulação Interseccional para Avanços Sociais - GAIAS, foi assessora na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, é coordenadora municipal de políticas públicas para a mulher em Guapimirim e coordenadora interina do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Guapimirim.

 

CRISTIANI DO NASCIMENTO PEIXOTO


Psicóloga e Psicanalista. Pós Graduada em Psicologia Clinica e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa atualmente do Clube do Livro - Fórum Lacaniano de Florianópolis – Estudos dos Seminários de Lacan – Florianópolis desde 2018. Atua no estado de Santa Catarina.

 

FABIANA LOURO


Graduada em Psicologia pela Uni9/SP, possui formação em Artes Cênicas no Célia Helena Centro de Artes e Educação e em Psicanálise com abordagem Junguiana pelo I.L./SP. Concluiu cursos livres em Arteterapia e Arteterapia sob o olhar da neuropsicologia (2014-2016). Estudou por mais de uma década as Culturas Xamânicas ancestrais e as tribos indígenas americanas, incluindo o estudo dos efeitos das ervas de poder na psiquê. É membro fundador da LAPP - Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia da Uni9, foi pesquisadora dos temas da infância e Juventude, com ênfase ao neurodesenvolvimento infantil: Autismo, protocolos de risco e a clínica psicanalítica, participando do Ciência e Profissão de 2018. Integrou o grupo de Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia Uni9 com o tema: As Psicopatologias do Contemporâneo. Atuou como Assistente do Curso de Extensão promovido pelo laboratório de Psicanálise e Arte da Universidade Federal de Rio Grande/RS (LEXPARTE/FURG)  com o tema: As Origens da Psicanálise em Édipo/Sofócles e Hamlet/Shakespeare e é atualmente Co-Coordenadora do Curso de Interpretação dos Sonhos no mesmo laboratório. Foi protagonista de oficinas e grupos de estudo com os temas: Oficina do Inconsciente: Um olhar através da interpretação dos sonhos, arte e os contos de fadas; Oficina de Arte & Psicanálise: um diálogo entre expressões artísticas e a sua dinâmica com o inconsciente e Shakespeare e a Psicanalise: O Estudo dos conceitos psicanalíticos através do sujeito shakespeariano, é criadora e monitora do Grupo de Estudo  Mitos no Divã e Co-Monitora do Grupo Desvendando Lacan e a Psicanálise e o Feminino, promovidos pela LAPP/Uni9.

Atualmente é integrante do Coletivo de Psicanalistas: Os Infameliares, é palestrante, coordena cursos livres e grupos de estudos com temas da psicanalise e atende em clínica particular.

 

EDUARDO LUCAS ANDRADE


Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP), psicólogo (04/42858), escritor membro da Academia Bom-despachense de letras e da Academia inclusiva de autores brasilienses. Autor do livro Suicídio e Clínica Psicanalítica, Estrela: a bezerra que virou saudades!, dentre outros. Organizador dos livros A Psicanálise na Vida Cotidiana vol 1, 2 e 3 e do livro O Corpo da Palavra: do desejo à experiência clínica, dentre outros.

 

GILVANIA JESUS ANDRADE


Psicóloga e Psicanalista. Responsável Técnica da Empresa Portomedic Saúde. Coordenadora do Núcleo de Psicologia da ONG Rede Adoriva. Psicóloga bilíngue (LIBRAS). Atua no estado do Ceará.

 

JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR


Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Coordena também a linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Infâncias e Educação (GRUPIs/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

 

LEANDRO RODRIGUES


Professor da Educação Básica, graduado em Letras pela UFRRJ e Colunista da Revista África e Africanidades e pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros e Sexualidades (LEGESEX).

 

LUCIMAR FELISBERTO


Pós-Doutora (UFRJ), Doutorado (UFBA), Mestrado (UFF) e Graduação (UFRJ) em História.  Membro do GT Emancipação e Pós-abolição (ANPUH), Membro da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros; Pesquisadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ; Produtora de conteúdo para o site Afrodiálogos; Professora das redes públicas municipais de educação de Duque de Caxias e Guapimirim.

 

PAULA MOITA


Mãe de santo e Mestra em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ, Professora regente na educação básica na prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela UERJ. Pesquisadora no LEGESEX (Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades) da UFRRJ.

 

POLLYANNA NATHÉRCIA DE VASCONCELOS RODRIGUES


Psicóloga, Psicanalista e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Atua em Paranaíba – PI

 

RODOLFO BERG


Psicólogo Junguiano Clínico CRP 05/17031, Arteterapeuta AARJ 01, Músico, Artista Plástico, Professor e Supervisor de Pós-graduações de Arteterapia e Psicologia Analítica, Orientador de Grupo de Estudos, Membro Fundador e Ex-presidente da AARJ, Conselheiro de Honra da UBAAT.

 

RONALD LOPES OLIVEIRA


Doutorando em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Pós-graduado em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN), Estudos Psicanalíticos pelo Serviço de atendimento a Psicanálise em Atenção à Infância e a Família – SEPAI do Hospital São Zacharias da Santa Casa da Misericórdia. Subtenente Bombeiro Militar e Professor de História do 2° Colégio do Corpo de Bombeiros (IICCBM-Miguel Pereira). Autor do livro Mortos que constroem cidades.


SARA WAGNER YORK

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior, mulher trans/travesti, pai e avó. Graduada em Letras - Inglês e Literaturas em Língua Inglesa (Licenciatura / UNESA) e Pedagogia (Licenciatura / UERJ). Voluntária por dois anos junto a ONG Britânica Sahir House no Reino Unido que atua em ações de inclusão de refugiados oriundos do Oriente Médio e África. Desenvolve pesquisa em transmigrações, movimentos LGBTI+ e Educação (Escola pública, infâncias, crianças e adolescentes) e formação para educação democrática. Premiada com a Medalha ALUMNI da Universidade Estácio de Sá (2017) pelos trabalhos científicos desenvolvidos na instituição e atuação junto à comunidade, participa de grupos focais Trans/travestis, QUEER e CRIP. Especialista em Escola de Tempo Integral e Mestranda em Educação - pelo GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde, cujas pesquisas são norteadas pelo Prof. Dr. Fernando A. Pocahy - ProPEd - UERJ. Bolsista CNPq. Área de interesse: Educação; Crianças e Adolescências; Travestilidade; Transgeneridade; Controle Social; Vulnerabilização no/do cotidiano.

VALDEMIR FRANCISCO DA SILVA JUNIOR


Psicólogo, CRP 05/36245. Atuação na Psicologia Clínica desde 2008. Coordenador do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) em Guapimirim e Chefe de Divisão em Saúde Mental Belford Roxo. Também é palestrante e atende em consultório de psicologia, tendo como embasamento teórico a Psicanálise. Compõe o quadro de professores convidados do CCNS (Cursos Clínica e Assessoria em Recursos Humanos ltda.) desde 2017. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Cultura e Comunicação da FEBF/ UERJ, onde pesquisa o comportamento suicida em adolescentes negras. Faz parte dos estudos desenvolvidos no GHIEDNEBR- Grupo de Pesquisa de História da Educação do Negro na Educação Brasileira com o projeto guarda-chuva chamado Velhos Sujeitos, Novos Problemas: Negros na História da Educação, da FEBF-UERJ. Especialização em Gestão de Saúde Mental e Membro Co-fundador do coletivo GAIAS (Grupo de Articulação Interseccional para Avanços Sociais), que é um movimento de profissionais, que visa prestar contribuições com incidência na redução das desigualdades sociais. Tem experiência em políticas públicas, tendo atuado na Assistência Social, Educação, Saúde e Saúde Mental.

 

VIVIANE COSTA


Pastora e coordenadora do iRuah- rede de acolhimento à mulheres vítimas de violências. Graduada em teologia e licenciada em História. Especialista e mestranda em Ciências da religião e pesquisadora das relações entre religião e poder nas periferias cariocas.


Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

II Jornada Psicanalítica do Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca

JAIRO CARIOCA DE OLIVEIRA

Graduado em Teologia pela FAECAD e Pós Graduado em Teoria Psicanalítica pela Faculdade Porto União. Psicanalista. Coordenador do Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca. Escritor com livros publicados pelas Editoras: Autografia, Metanóia, Conquista e Fonte Editorial. Coordenador do Projeto EnLaçamento – Cirandas de Poesia sobre a Emancipação Feminina. Mestrando em Educação no PPGEDUC/UFRRJ e Pesquisador no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ. Atua em Consultório no RJ.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.