Fale com o produtor

O evento já encerrou...

II Encontro do MELP Unicamp - Leitores e leituras na escola: ressignificações em tempos incertos

Carregando recomendações...
Evento encerrado

II Encontro do MELP Unicamp - Leitores e leituras na escola: ressignificações em tempos incertos

10 out - 2019 • 08:00 > 10 out - 2019 • 18:30

 

Descrição do evento

II Encontro do MELP Unicamp – 2019


Leitores e leituras na escola: ressignificações em tempos incertos

O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa (MELP) realizará a segunda edição do seu encontro anual, no dia 10 de outubro de 2019, com o tema Leituras e leitores na escola: ressignificações em tempos incertos, no Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

O evento tem como objetivo discutir os processos e práticas de formação de leitores na escola. Considerando o atual cenário educacional brasileiro, objetivamos problematizar a formação de leitores e sinalizar os desafios e diferentes perspectivas inerentes à construção de práticas de ensino de leitura e de formação de leitores que possam dialogar com as demandas das escolas brasileiras em suas emergências e singularidades. 

Inspirados pelo desafio histórico da consolidação do direito de ler e de ser leitor, buscamos formas de compreender como novos e antigos objetos de leitura e práticas de multi e novos letramentos podem dividir – e disputar – espaço em práticas escolares diversas.

Nesse sentido, convidamos ao debate pesquisadores das áreas da Linguística Aplicada, Linguística e Educação; professores da educação básica; estudantes de graduação e de pós-graduação, a fim de compartilharem, no evento, suas reflexões e pesquisas. A ideia é problematizar questões conceituais, metodológicas e didáticas referentes à formação de leitores e à promoção da leitura em (in)certos tempos no Brasil contemporâneo.

Grupo MELP

Manhã

8h - 8h30

Credenciamento 

 

8h30 - 10h30

Minicursos (2h, com 50 vagas)

 

Minicurso 1

Pesquisa na internet: entre fontes, filtros e leituras

O minicurso tem por objetivo explorar aspectos da pesquisa na internet com foco no trabalho escolar com o ensino fundamental II e médio, tendo em vista os objetivos da pesquisa, o uso de mecanismos de busca, a natureza da busca, a leitura dos principais resultados, a escolha de fontes. Além de explorar os desafios quanto ao trabalho de pesquisa na internet em contexto escolar, o minicurso apresentará propostas de atividades para a sala de aula.

Ministrante: Profa. Ms.Juliana Vegas Chinaglia (PPGLA-Unicamp)

Minicurso 2

Leitura de textos multimodais na escola

A existência de múltiplas linguagens/semioses sempre marcou as interações humanas, todavia assumir outros sistemas, recursos semióticos ou linguagens/semioses como objetos de estudo e ensino, tanto para a leitura quanto para a produção textual, é algo ainda muito novo nas práticas do letramento escolar, considerando-se as transformações tecnológicas e culturais pelas quais a sociedade hipermoderna passa atualmente. Nesse sentido, o minicurso tem por objetivo discutir a importância da multimodalidade no ensino de língua portuguesa, bem como apresentar propostas didáticas para o ensino de capacidades e habilidades de leitura de textos de gêneros multimodais impressos e digitais a partir do delineamento de uma proposta de matriz de capacidades de leitura. 

Ministrante: Prof. Dr. Rosivaldo Gomes (Dep. de Letras e Artes-DPLA/Unifap)

 

10h30

Coffee break

Pôsteres (graduação e relatos docentes)

 

11h - 11h20

Abertura oficial do evento

 

11h20 - 12h30

Webconferência

Formação de leitores na escola: 

materiais didáticos de língua portuguesa, práticas e mediações

Prof. Dr. Clecio Bunzen (Dep. de Técnicas e Métodos de Ensino - UFPE)

 

12h30 – 14h30

Almoço

 

Tarde

14h30 – 16h 

Mesa redonda

Textos, leituras e leitores: desafios contemporâneos para a escola

 

Profa. Dra. Anna Bentes (Dep. de Linguística - Unicamp)

Profa. Dra. Cynthia Agra (Dep. de Linguística Aplicada - Unicamp)

Prof. Dr. Émerson di Pietri (Dep. de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - USP) 

 

Mediação: Profa. Dra. Márcia Mendonça (Dep. de Linguística Aplicada - Unicamp)

 

16h - 16h40

Coffee break

Pôsteres (graduação e relatos docentes)

 

16h40 – 18h30

Apresentação de trabalhos com inscrição (comunicação oral)

 

Eixos temáticos

Todos os eixos temáticos remetem ao ensino de língua portuguesa, nos seguintes enfoques:

• Materiais didáticos

• Formação de professores

• Práticas docentes

• Organização curricular

 

Principais datas

 

05/08 a 05/09 

Inscrições

12/09

Divulgação do aceite dos trabalhos.

13/09 a 02/10

Pagamento das inscrições 

24/09

Divulgação das sessões das comunicações

 


Local

IEL - Instituto de Estudos da Linguagem

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Barão Geraldo

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

MELP Unicamp

Grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora