10 out - 2019 • 08:00 > 10 out - 2019 • 18:30
II Encontro do MELP Unicamp – 2019
Leitores e leituras na escola: ressignificações em tempos incertos
O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa (MELP) realizará a segunda edição do seu encontro anual, no dia 10 de outubro de 2019, com o tema Leituras e leitores na escola: ressignificações em tempos incertos, no Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
O evento tem como objetivo discutir os processos e práticas de formação de leitores na escola. Considerando o atual cenário educacional brasileiro, objetivamos problematizar a formação de leitores e sinalizar os desafios e diferentes perspectivas inerentes à construção de práticas de ensino de leitura e de formação de leitores que possam dialogar com as demandas das escolas brasileiras em suas emergências e singularidades.
Inspirados pelo desafio histórico da consolidação do direito de ler e de ser leitor, buscamos formas de compreender como novos e antigos objetos de leitura e práticas de multi e novos letramentos podem dividir – e disputar – espaço em práticas escolares diversas.
Nesse sentido, convidamos ao debate pesquisadores das áreas da Linguística Aplicada, Linguística e Educação; professores da educação básica; estudantes de graduação e de pós-graduação, a fim de compartilharem, no evento, suas reflexões e pesquisas. A ideia é problematizar questões conceituais, metodológicas e didáticas referentes à formação de leitores e à promoção da leitura em (in)certos tempos no Brasil contemporâneo.
Grupo MELP
Manhã
8h - 8h30
Credenciamento
8h30 - 10h30
Minicursos (2h, com 50 vagas)
Minicurso 1
Pesquisa na internet: entre fontes, filtros e leituras
O minicurso tem por objetivo explorar aspectos da pesquisa na internet com foco no trabalho escolar com o ensino fundamental II e médio, tendo em vista os objetivos da pesquisa, o uso de mecanismos de busca, a natureza da busca, a leitura dos principais resultados, a escolha de fontes. Além de explorar os desafios quanto ao trabalho de pesquisa na internet em contexto escolar, o minicurso apresentará propostas de atividades para a sala de aula.
Ministrante: Profa. Ms.Juliana Vegas Chinaglia (PPGLA-Unicamp)
Minicurso 2
Leitura de textos multimodais na escola
A existência de múltiplas linguagens/semioses sempre marcou as interações humanas, todavia assumir outros sistemas, recursos semióticos ou linguagens/semioses como objetos de estudo e ensino, tanto para a leitura quanto para a produção textual, é algo ainda muito novo nas práticas do letramento escolar, considerando-se as transformações tecnológicas e culturais pelas quais a sociedade hipermoderna passa atualmente. Nesse sentido, o minicurso tem por objetivo discutir a importância da multimodalidade no ensino de língua portuguesa, bem como apresentar propostas didáticas para o ensino de capacidades e habilidades de leitura de textos de gêneros multimodais impressos e digitais a partir do delineamento de uma proposta de matriz de capacidades de leitura.
Ministrante: Prof. Dr. Rosivaldo Gomes (Dep. de Letras e Artes-DPLA/Unifap)
10h30
Coffee break
Pôsteres (graduação e relatos docentes)
11h - 11h20
Abertura oficial do evento
11h20 - 12h30
Webconferência
Formação de leitores na escola:
materiais didáticos de língua portuguesa, práticas e mediações
Prof. Dr. Clecio Bunzen (Dep. de Técnicas e Métodos de Ensino - UFPE)
12h30 – 14h30
Almoço
Tarde
14h30 – 16h
Mesa redonda
Textos, leituras e leitores: desafios contemporâneos para a escola
Profa. Dra. Anna Bentes (Dep. de Linguística - Unicamp)
Profa. Dra. Cynthia Agra (Dep. de Linguística Aplicada - Unicamp)
Mediação: Profa. Dra. Márcia Mendonça (Dep. de Linguística Aplicada - Unicamp)
16h - 16h40
Coffee break
Pôsteres (graduação e relatos docentes)
16h40 – 18h30
Apresentação de trabalhos com inscrição (comunicação oral)
Eixos temáticos
Todos os eixos temáticos remetem ao ensino de língua portuguesa, nos seguintes enfoques:
• Materiais didáticos
• Formação de professores
• Práticas docentes
• Organização curricular
Principais datas
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 Barão Geraldo
Campinas, SP
MELP Unicamp
Grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.