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II Congresso Artes-Manuais na academia

22 jan - 2021 • 10:00 > 25 jan - 2021 • 18:00

Evento Online via Youtube

Descrição

II Congresso Artes-Manuais na Academia

ONLINE

22 a 25 de janeiro de 2021

II Congresso Artes-Manuais na Academia acontecerá na modalidade remota, no canal do Youtube Nina Veiga Atelier de Educação, para o público em geral.

O Congresso acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro de 2021.

Os certificados de participação serão enviados ao final do evento.


II Congresso Artes-Manuais na Academia, promovido pelo Nina Veiga Atelier de Educação/Faconnect. Este evento é um processo de ensino/aprendizagem aberto das Pós-Graduações em Artes-Manuais: Artes-Manuais para Educação, Artes-Manuais para Terapias, Artes-Manuais para o Brincar e o Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana. 

Conheça a programação que está sendo desenhada: 



Minioficinas: 

Para participar das minioficinas é necessário inscrição prévia através do Sympla.

Vagas limitadas.


Sexta-feira, 22 de janeiro das 21h às 22h - Bordando as Flores do Peru

Pesquisadora: Nella Angela Paredes Gutarra

Divulgar as diferentes técnicas tradicionais do bordado peruano da regio do ayacuchano. Valorizar as técnicas de inovação de bordados na àrea comercial. Incentivar o uso de objetos utilitários - fazer peças decorativas a base de bordados ayacuchano como no desenho contemporâneo.

Lista de Material:

Agulha, o bordado Peruano geralmente e feito com lã, caso utilize lã escolha agulha de tapeçaria número 2 com ponta.

Tecido, pode ser qualquer tecido, escolha um tecido que não estique.

Tesoura,

Caneta mágica ou lápis ou giz, vamos utilizar para desenhar a flor no tecido.

Papel, vamos primeiro desenhar a flor no papel.



Sábado, 23 de janeiro das 21h às 22h - Nós Entrelaçadas: Mandalas online em tempos de pandemia

Pesquisadora: Rossana Cilento

Este artigo pretende descrever sobre como o Coletivo Nós Entrelaçadas teceu seus fios e sobreviveu nesse ano de 2020. Ano da pandemia Covid19. O objetivo principal foi manter a chama acesa e o entrelaçamento do grupo no momento crucial do distanciamento social. As primeiras ações foram voltadas a lives sobre esse delicado momento, na sequência iniciou-se uma campanha para a confecção de mil máscaras para distribuir à população da periferia com o objetivo de conscientização da necessidade do uso das mesmas. Foi pensando em confeccionar mandalas para uma futura exposição que surgiram as oficinas on-line. Apesar da resistência inicial que muitas pessoas tiveram em relação à tecnologia as oficinas aconteceram. Foi preciso aprender novas habilidades tecnológicas para possibilitar a conexão com outras entrelaçadas. A arte como uma ponte para a transição, para um mundo além pandemia. As oficinas tiveram o objetivo de despertar a criatividade e espontaneidade fazendo emergir o artista existente em cada ser que dela participava. Para induzir a interiorização e o bem estar das participantes, o coletivo pode contar com artistas, artesãos, músicos, psicólogos, para criar um campo de vibração que permitisse a manifestação e a individualidade na sua criação, estando ao mesmo tempo ligado com o todo. O Resultado dessas ações coletivas foi a percepção do crescimento interno e externo de cada pessoa tocada nessas ações e a expansão do grupo pelo Brasil e pelo mundo, pois compartilhar a arte de uma forma lúdica possibilita a mudança e a transformação no desenvolvimento do ser humano.

Lista de Material:

Papelão cortado em círculo, com tamanho de 15cm até 30cm de diâmetro. 

Barbante a sua escolha.

Uma agulha grossa sem ponta, pode ser substituída por um grampo de cabelo, ou improvisada com papelão (posso ensinar na hora).

Tiras de camiseta velha ou tecidos cortado em tiras. 

Lã grossa, se tiver

Lã fina, se tiver

Papel.

Saco plástico, ou outro material que possa ser cortado em tiras.


Domingo, 24 de janeiro das 21h às 22h - Os fios que tecem o sagrado.

Tecer: um percurso humano às simbologia das mandalas no tempo- espaço  tecido

Pesquisadora: Eliete de Cássia Martins Gouveia


Este trabalho investiga as potencialidades do emprego da tecelagem nos processos arte terapêuticos tendo, como recorte, a tessitura dos Si’Kuli, também conhecidos como Ojos-de-Dios, originariamente utilizados como objetos de proteção e bons augúrios pela cultura Wixarika (Huichol). Traz em seu percurso narrativas míticas relativas ao ato de tecer dos povos mesoamericanos. Traz à tona durante o fazer, a percepção do todo e da geometria sagrada que permeia tudo que existe e a conexão com nossa ancestralidade.

Lista de Material:

Palitos de churrasco.

Lãs coloridas.

Tesoura.

Lápis ou caneta.

Régua 

Alicate para cortar palitos(opcional).

Cola de silicone ou similar.




Segunda, 25 de janeiro das 9h30 às 10h30 - Travessias Textuais: dos pontos de crochê aos pontos do texto

Pesquisadora: Sofia Amorim


Essa mini-oficina é baseada nas oficinas que acontecem no curso Travessias Textuais: oficinas de escrita. Pensadas a partir de diversos conceitos, as oficinas se baseiam em: e Foucault e o conceito de dispositivo, apresentada por Deleuze (1991), em que dispositivos são “máquinas de fazer ver e de fazer falar”. Tais dispositivos não estão relacionados diretamente ao ato de escrever – pelo contrário, estão relacionados ao corpo, ao fazer das mãos – primeiro, a ação corporal, depois o pensamento em ação nas palavras. Em Larossa (2016), a importância da experiência “É experiência aquilo que ‘nos passa’, ou o que nos acontece, e, ao nos passar, nos forma e transforma. Em Deleuze e Guattari, a cartografia é trazida como método de pesquisa: “Toda experiência cartográfica”, nas palavras de Kastrup (2015, p. 170), “acompanha processos”: enquanto fazem os exercícios na materialidade, as alunas anotam todo o processo pelo qual estão passando. Nesta oficina, a proposta é partir da materialidade do crochê para a possibilidade da escrita. Enquanto crochetamos, enquanto vivemos os pontos da atividade manual, levamos para o papel diversos pontos: os pontos finais, os pontos altos, o início, o fim. Vivenciar os pontos de uma outra maneira: a cada volta, a cada ponto, cartografar os atravessamentos. O que há entre as linhas que compõe o crochê e as que compõe a escrita?

Lista de Material:

Papel.

Lápis 

Agulha de crochê. 

Linha ou lã.

Tesoura.










Pesquisadoras e pesquisadores interessadas em apresentar seus trabalhos, inscreva-se aqui. 

Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

II Congresso Artes-Manuais na academia

Nina Veiga

Ana Lygia Vieira Schil da (Nina) Veiga – Artista, terapeuta, doutora em educação, escritora, conferencista e educadora Waldorf, com oficinas e workshops ministrados no Brasil e em diversos outros países. É idealizadora e coordenadora da Pós-graduação em Artes-Manuais para a Educação, Artes-Manuais para Terapias e Artes-Manuais para o Brincar.

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