23 mar - 2019 • 09:30 > 23 mar - 2019 • 12:30
Com o
Brasil ganhando destaque nos últimos anos como destino receptor de migrações,
em especial nos grandes centros urbanos, esta oficina aborda um dos principais
desafios dos educadores que se deparam com o perfil do aluno migrante,
refugiado ou estrangeiro: a acolhida inicial no sistema escolar. Como conduzir
a adaptação do aluno (e do entorno) para recebê-lo? A oficina apresentará aos
participantes alguns conceitos-chave relacionados à acolhida e às línguas de
herança, bem como um exercício prático, inspirado em perfis de alunos reais,
que provoca a reflexão em grupo para encontrar caminhos criativos e
colaborativos para a acolhida. Parte da proposta está inspirada no modelo de
acolhida linguística da Catalunha, região da Espanha que utiliza uma língua minoritária,
o catalão, no sistema escolar, e onde cerca de 20% dos alunos são nascidos no
exterior.
Público
Professores
de Ensino Fundamental e Médio e interessados em geral.
Objetivos
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Sensibilizar o educador para os desafios enfrentados por alunos não falantes de
português, ou com conhecimentos limitados no idioma, que devem ingressar no
sistema escolar brasileiro.
-
Apresentar estratégias para que o educador conduza a acolhida inicial desses
alunos em sala de aula.
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Provocar o educador a encontrar soluções criativas para o desafio da acolhida e
a presença de línguas de herança entre o repertório dos alunos, assumindo
protagonismo como agente transformador atuante na comunidade escolar dentro e
fora de sala de aula.
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Refletir sobre as expectativas dos educadores sobre o percurso de aprendizagem
de tais alunos no momento inicial de entrada no sistema escolar.
Metodologia
de trabalho
-
Exposição de conceitos teóricos chave relacionados ao tema: plurilinguismo;
superdiversidade; heterogeneidade; acolhida linguística; línguas de herança.
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Trabalho em grupo: serão entregues fichas com diferentes perfis de alunos que
irão ingressar no sistema escolar brasileiro e os participantes serão
responsáveis por recebê-los na comunidade escolar. Os participantes deverão
discutir estratégias de como acolhê-los em sala de aula. Quais os desafios? Quais
os recursos já existentes no ambiente e comunidade escolar que podem ajudar a
conduzir essa primeira acolhida? Como o professor pode se preparar e ajudar o
entorno a se preparar para esse momento?
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Partilhas das reflexões dos grupos e encerramento.
Docente Andreia Moroni
Andreia
Moroni (Campinas, 1981) é doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e em
Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pela Universidade de Barcelona
(Espanha). Desde 2009, pesquisa e atua com o português como língua de herança,
acompanhando e orientando famílias plurilíngues nos desafios relacionados ao
uso das línguas. É pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisa em
Sociolinguística e Comunicação (Centre de Recerca en Sociolingüística i
Comunicació, CUSC) da Universidade de Barcelona, tradutora e autora de
livros infantis adotados pelo Programa Nacional de Bibliotecas Escolares
(PNBE). Foi uma das fundadoras da Associação de Pais de Brasileirinhos na
Catalunha (APBC), onde atualmente ministra aulas de português como língua de
herança para crianças. Mora em Barcelona onde alterna regularmente o uso de
quatro idiomas em seu dia a dia.
R. Dep. Lacerda Franco, 88 Pinheiros
São Paulo, SP
Instituto Singularidades
O Instituto Singularidades foi fundado em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.<br /> <br /> Oferecemos cursos de Graduação/Licenciatura em 4 anos; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão Universitária, todos focados na área da educação. A partir de demandas específicas, oferecemos também cursos de formação continuada para redes de ensino públicas e privadas que atendam à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I e II.<br /> <br /> Curta nossa Página no Facebook: Instituto Singularidades.
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