A Diretoria Regional de Debates do Sudeste e a Ágora - Sociedade de Debates da UVA gostariam de convidá-los para o I Torneio Pro-Am de Debates do Sudeste, que ocorrerá na Páscoa, entre os dias 19 e 21 de Abril.
Mas, afinal, o que é Pro-Am?
Um tipo específico de torneio, até então inédito no Brasil, que é composto somente por duplas mistas compostas por debatedores experientes (“pro” ou “profissionais”) com novatos (“am” ou “amadores”).
A ideia é aumentar a troca de experiência e reduzir o medo de debatedores iniciantes.
E quem é considerado Pro? Por padrão, Pro é aquele debatedor que cumpre pelo menos 1 dos seguintes requisitos:
a) já foi pro mata-mata em um torneio externo (ou seja, divulgado amplamente pra pessoas de outras SDs);
b) participou do seu primeiro torneio externo há mais de 1 ano;
c) já foi a mais de 4 torneios externos.
Caso alguém discorde de sua classificação automática (por exemplo, alguém que esteja no critério “b” mas que tenha ficado mto tempo sem debater), é possível abrir um pedido de reavaliação. Nesse caso, é ônus do debatedor provar que não deve se encaixar na categoria “Pro”*.
Para tornar o torneio ainda mais proveitoso pra os "Am", teremos algumas formações sobre argumentação e adjudicação entre as rodadas, conciliando teoria e aplicação.
Com o intuito de conciliar o fato de que algumas SDs tem mais Pro do que outras, criamos uma regra "n/2" pra duplas de SDs consolidadas (aquelas que, por regra ou precedente, poderiam ter votado na última Assembleia das SDs realizada dentro dos critérios do IBD. presencialmente).
Funcionará assim: se o uma SD votante, por exemplo, mandar 3 duplas (n) Pro-Am só com gnt de lá, eles têm que oferecer 2 debatedores experientes pra fazer match com inexperientes de SDs não-consolidadas (3/2 = 1,5 - arredondando pra cima, fica 2).
Também permitiremos coalizões pra passar na cláusula de barreira (exemplo: Uma SD envia 3 duplas "Pro-Am" composta por debatedores unicamente deles, mas só mais 1 experiente sobrando; O ideal fazer acordo com uma outra SD que possua 2 duplas e 2 experientes sobrando). Isso descentraliza esse ajuste, pois são as que SDs devem negociar entre si, para atender aos critérios n/2.
Cronograma:
Dia 19/04
07:30 Credenciamento
08:00 1ª Rodada
11:00 Argumentação Avançada
12:00 Almoço
13:00 Classificatórias Public Speaking
15:00 2ª Rodada
17:00 Coffee Break
18:00 Debate em Inglês/Espanhol
Dia 20/04
08:00 3ª Rodada
11:00 Adjudicação Avançada (para debatedores)
12:00 Almoço
13:00 4ª Rodada
16:00 Semi-Final Public Speaking
17:00 Coffee Break
18:00 5ª Rodada
Dia 21/04
08:00 Quartas de Final
11:00 Final Public Speaking
12:00 Almoço
13:00 Semi-Final
16:00 Coffee Break
17:00 Final
Debata com(o) os antigos: vem para o Pro-Am Debates!