29 jun - 2019 • 07:30 > 29 jun - 2019 • 18:00
Acontece no próximo dia 29 de junho (sábado), das 7h30min
às 18h, no Colégio Santa Inês, o I Seminário Nacional de Educação Infantil “A
Expressão da Avaliação na Educação Infantil – Rapsódias do olhar: reflexões,
registros, documentação pedagógica e visibilidade das aprendizagens das
crianças e da construção da docência”. O evento tem o objetivo de aprofundar
estudos sobre avaliação na educação infantil na perspectiva da pedagogia
participativa que assegure os direitos das crianças e de suas aprendizagens.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do
Colégio Santa Inês, Rosana Cairuga, “revisitar a forma de expressar o
acompanhamento das aprendizagens das crianças, dando visibilidade ao seu
potencial e valor aos conhecimentos advindos das suas experiências no cotidiano
da escola infantil, é desafiador, em função da complexidade e da intensidade
das vivências infantis”. E é nesse sentido que o evento se propõe a buscar
novas possibilidades de expressão da avaliação. “Precisamos encontrar formas de
proporcionar uma avaliação democrática e que traduza as culturas infantis”,
ressalta Rosana.
O evento terá a participação de Monique Deheinzelin, Jussara
Hoffmann, Paulo Fochi e Mônica Pinazza. O investimento individual será de R$
250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais), com 5% de desconto para grupos de cinco a
nove pessoas e 10% para grupos de dez participantes ou mais. Estudantes de
Pedagogia também têm 10% de desconto. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 26/06.
Programação:
7h30 – 8h: Credenciamento
8h – 8h15min: Acolhida da direção do Colégio Santa Inês
8h15min – 8h30min: ABERTURA
8h30min – 10h: Rapsódia 1- Experiência e conhecimento na
Educação Infantil, com Monique Deheinzelin
10h – 10h30min: Dinâmica Aquário
10h30 – 11h: Coffee Break
11h: Rapsódia 2 - Perspectivas e práticas da avaliação
mediadora na Educação Infantil, com Jussara Hoffmann
12h30 – 13h: Dinâmica Aquário
13h: Intervalo para almoço
14h: Rapsódia 3 - Narrar para argumentar as aprendizagens
das crianças: as mini-histórias e as rapsódias da vida cotidiana, com Paulo
Fochi
15h40 – 16h: Dinâmica Aquário
16h - 16h20: Coffee Break
16h20 – 18h: Rapsódia 4 -
Avaliação em Educação Infantil: investigar práticas para resistir às
pedagogias transmissivas, com Mônica Pinazza
18h - 18h20: Dinâmica Aquário
18h20 – 18h30: Encerramento
Sobre os palestrantes:
Monique Deheinzelin - Com experiência e conhecimento na
Educação Infantil, é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP
(2013) e Mestre em História e Filosofia da Educação, também pelaUSP.
Jussara Hoffmann -
Considerada uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem
do país, iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se
tornado a segunda Mestra em Educação do país na Linha de Pesquisa Avaliação Educacional.
Desde lá, destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo
a teoria de Avaliação Mediadora. Graduada em Letras pela UFRGS (1974), atuou desde jovem como professora e
coordenadora pedagógica na rede pública e privada de ensino de Porto Alegre.
Após o Mestrado, atuou como docente em curso de especialização na PUCRS e, a
partir de 1986, como Professora Adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS,
instituição na qual ampliou estudos e pesquisas sobre Avaliação Mediadora e
Educação Infantil. Em 1997, intensificou
sua atuação na formação de professores como Conferencista e Consultora
Educacional no país e no exterior. Também é idealizadora e fundadora da Editora
Mediação, onde atua há 22 anos como Diretora Editorial, sendo responsável pela
publicação de mais de 220 títulos na área de formação pedagógica. É autora de
vários livros sobre o tema de seus estudos, de capítulos em livros no Brasil e
no exterior e de inúmeros artigos em jornais e revistas, com várias obras
alcançando a categoria de bestsellers em educação.
Paulo Fochi - Doutor em Educação na linha de Didática,
Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na
Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre
Infância (UFRGS), com estágio de missão científica na Universidad Publica de
Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos); Especialista em Gestão e
Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar). Professor do
curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de
especialização em Educação Infantil (Unisinos). Pesquisador colaborador do
"Contextos Integrados em Educação Infantil" (USP/ CNPq); Membro da
Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group - SIG
Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association -
EECERA). Coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Foi um dos quatro
consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum
Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e
redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças,
com publicações especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação
Infantil, Bebês e Formação em Contexto.
Mônica Appezzato Pinazza - Mestre e Doutora em Educação Infantil pela USP e professora associada, livre-docente, da Faculdade de Educação da USP.
Organização: Rede Educacional IENS Brasil. Realização: Colégio Santa Inês.
Avenida Protásio Alves, 2493 Petrópolis
Porto Alegre, RS
Rede Educacional IENS Brasil
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.