I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS I 13 - 14 SETEMBRO I UNESPAR

TEATRO LABORATÓRIO DA FAP - Curitiba, PR
13 de setembro de 2018, 08h - 14 de setembro de 2018, 12h

Compartilhar:

Inscrição

Voucher
Grátis
Inscrições até 12/09/2018
Encerrado

Descrição do evento


ATENÇÃO:

INSCRIÇÕES ONLINE ESGOTADAS - O CHECK IN DE INSCRIÇÕES ONLINE SERÁ REALIZADO NO LOCAL - 13/9  -  8h-8:30h. 

SERÃO ABERTAS NOVAS  INSCRIÇÕES NO LOCAL CONFORME DISPONIBILIDADE DE VAGAS - 13/9  -  8:30-9h

LOCAL - RUA DOS FUNCIONÁRIOS, 1.756, CABRAL-  CURITIBA- Pr. TELAB - TEATRO    LABORATÓRIO  DA FAP - CAMPUS CURITIBA II - UNESPAR. 


I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: desafios da educação do séc. XXI para a democracia e convivência na diversidade  

O Centro de Educação em Direitos Humanos e o Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - dão as boas vindas a todas as pessoas que, como você, querem construir uma educação mais humana conosco. Inscreva-se!


O “I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: desafios da educação do séc. XXI para a democracia e convivência na diversidade” é uma proposição do Centro de Educação em Direitos Humanos – CEDH e do Escritório de Relações Internacionais - ERI da Universidade Estadual do Paraná- Unespar, para promover o compartilhamento de experiências entre  Brasil, Uruguai e Portugal, enfatizando os desafios da educação para a validação política da diversidade e para o fortalecimento da democracia. O evento é composto por palestras, apresentações artísticas e discussões entre os pontos de vista de diferentes saberes sobre a interdependência da educação com  três importantes temáticas: a democracia na América Latina, a interculturalidade diante da crise migratória internacional e a convivência na diversidade como um direito da humanidade.


PROGRAMAÇÃO

13. Setembro

8-8:30h Recepção de boas vindas aos participantes e check in de inscrições online. 

8:30-9h  Abertura de Inscrições presenciais.

9-10h  Cerimonia de Abertura  - apresentação artística - Janine Mathias; mesa de abertura composta por gestores(as) representantes  da Unespar; Adriele Silva (representante discente do CEDH Unespar), Janine Mathias (representante de artistas/ativistas da comunidade externa) e Profa. Walkiria Oleogário Mazeto (representante do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná)

10-10:30h Apresentação Artística -  Liane Guariente (Unespar- Brasil), Alysson Reinert e Levi Brandão (Canções de Terras de Língua Portuguesa - Brasil).

10:30-12h Conferência: Direitos Humanos no Uruguai e os Desafios da Democracia. Deputado Sebastián Sabini Giannecchini (Uruguai).


12-14h Intervalo para almoço.


14-14:30h Recepção com café.

14:30-15:30 Conferência: Mobilidade e Direitos Humanos em Portugal. Profa. Dra. Maria Beatriz Rocha-Trindade (Portugal).

15:30-16h Apresentação artística -  Myria Tokimaji (Síria/Brasil) e Patrícia Machado (Brasil).

16-17:30h Círculo de Saberes: debate sobre a temática: "Desafios da Educação para a Interculturalidade Diante da Crise Migratória Internacional".

Participantes: Profa. Dra. Laize Guazina (professora da Unespar- Brasil); Myria Tokimaji (musicista refugiada da Síria na cidade de Curitiba, Pr); Patrícia Machado (coreógrafa e bailarina com pesquisa artística na temática da migração, Brasil) e Prof. Arnaldo Vicente (professor da Educação Básica do Paraná, Brasil).

 

14. Setembro

8-8:30h Recepção com café 

8:30-9:30h Conferência: Convivência na Diversidade como um Direito da Humanidade. Desembargador Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (Brasil).

9:30-10h Apresentação Artística - Movimento Negro da FAP -  Jorge Samuel e Vitor da Rosa (Unespar Brasil).

10-11:30h Círculo de Saberes: debate sobre a temática: "Desafios da Educação para a Convivência na Diversidade"

Participantes: Desembargador Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (conferencista, Brasil), Jorge Samuel e Vitor da Rosa (artistas do Movimento Negro da FAP- Unespar, Brasil), Rafaelly Wiest (militante do movimento LGBT, com atuação no Transgrupo Marcela Prado e representante do Grupo Dignidade - Brasil) e  Prof. Paulo Vieira (professor da Educação Básica do Paraná, Brasil).

12h Encerramento

 

PALESTRANTES CONVIDADOS


Uruguai: Sebastián Sabini Giannecchini

Professor, político e legislador uruguaio do Espacio 609 da Frente Amplio (FA). É membro do Movimiento de Liberación Nacional – Tupamaros (MLN-T) e integra o Movimiento de Participación Popular (MPP).  Desde 2010 é deputado eleito pelo Departamento de Canelones e desde 2012 preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados. Graduado em Licenciatura em História pelo Instituto de Profesores Artigas e Mestre em História Econômica pela Universidad de la República (UdelaR).


Portugal: Maria Beatriz Rocha-Trindade

Diplomada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, Universidade Técnica de Lisboa e Licenciada em Ciências Antropológicas e Etnológicas pelo mesmo Instituto. É Doutorada pela Universidade René Descartes, Paris V (Sorbonne) e Agregada pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH). É Professora Catedrática aposentada da Universidade Aberta, onde fundou (1989) o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI, Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Introduziu em Portugal o ensino da Sociologia das Migrações (Universidade Católica, 1984 e a partir de 1996, na Universidade Aberta, a nível de Licenciatura e de Mestrado). É autora de uma vasta bibliografia sobre matérias relacionadas com as Migrações e é colaboradora habitual e referee de revistas científicas internacionais neste domínio. É membro de diversas organizações científicas portuguesas e estrangeiras, designadamente, da Comissão Científica da Cátedra UNESCO sobre Migrações, da Universidade de Santiago de Compostela, Galiza.


Brasil: Ricardo Tadeu Marques da Fonseca

Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Professor Universitário, ex-Advogado e ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho. Palestrante e autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Trabalho. Autor do livro O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos, pela editora LTr; Colaborador na redação da Lei 10.097/00, que alterou o Capítulo da Aprendizagem na CLT. Colaborador na redação do texto do Decreto 3298/99, que regulamenta as normas referentes aos direitos das pessoas com deficiência. Colaborador na redação das Normas Administrativas que regulam o Consórcio de Empregadores Rurais. Colaborador na redação da Lei nº 11.180, de 26 de setembro de 2005, que possibilita a Aprendizagem a pessoas com deficiência. Colaborador na redação do Decreto Federal nº 5.598 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), e colaborador junto à delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU no grupo de trabalho ad hoc da Assembleia Geral de 08 a 28 de Agosto de 2006 em Nova Iorque. 


PÚBLICO ALVO

Comunidade acadêmica e externa, em especial integrantes de movimentos sociais, ativistas, artistas, profissionais da Educação Superior e Básica, gestores públicos e representantes de organizações com atuação nas áreas de Educação e Direitos Humanos, interessados no compartilhamento de experiências sobre a temática do evento.


REALIZAÇÃO

Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pró Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD

Centro de Educação em Direitos Humanos – CEDH

Escritório de Relações Internacionais – ERI


APOIO

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná – App Sindicato

Programa de Pós-Graduação em História - PPGIHS - UFPR



HOTEIS PRÓXIMOS AO LOCAL DO EVENTO

Hotel Intercity Curitiba
Hotel Confiance Centro Cívico
Slaviero Slim Curitiba Alto da XV
Hotel Dan Inn Curitiba

Sobre o produtor

CEDH e ERI UNESPAR

Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH e Escritório de Relações Internacionais- ERI da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Comentários

Local

TEATRO LABORATÓRIO DA FAP
Rua dos Funcionários, 1756, Cabral
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.