4 mai - 2021 • 08:30 > 7 mai - 2021 • 22:00
Evento Online
Escola de Felicidade de Brasília
Semana de Educação para Vida da Escola de Felicidade de Brasília
TEMA: Educação para a vida: reflexões e perspectivas.
EVENTO: A Escola de Felicidade de Brasília/EFB traz mais um evento com foco no ser humano humanizado e saudável “cuidar de si para cuidar do outro”. Em tempos de pandemia vamos refletir sobre a educação para vida.
OBJETIVO: Despertar para a importância da educação para a vida em tempos de modernidade líquida, destarte pandemia. A Escola de Felicidade de Brasília/EFB caminha junto com ações e temas que despertem a mudança e esclarecimentos acerca da valorização da vida e a equidade social.
JUSTIFICATIVA: A Semana de Educação para a vida está regulamentada na Lei nº 11.988, de 27 de julho de 2009. Foi decretada pelo Congresso Nacional para ser realizada nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o País. Deverá ser realizada em um período determinado pelas Secretarias de Educação, em Calendário Escolar, e ser aberta para pais, alunos e comunidade em geral. Partindo desta Lei, a Escola de Felicidade de Brasília, realizará a Semana de Educação para vida, que trará o debate, reflexões e perspectivas a respeito desta educação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Competências socioemocionais e terapia do riso, semana de educação para vida da Escola de Felicidade de Brasília, método felicidade e roda de conversa sobre a importância da Escuta Ativa em Brumadinho, superação e valorização da vida em tempos de pandemia e ansiedade, medo e depressão em tempos de pandemia, Educação para vida, método felicidade, acolhimento, liderança servidora e diálogo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CURSO E DA ESCOLA DE FELICIDADE DE BRASÍLIA: Achor (2010), Bauman (2001), Boaventura (1973), Caliman (2008), Damon (2009), Delors (2000), Foucault (2013), Frankl (1993), Freire (1997), Goleman (2014), Habermas (1986), Harari (2018), Hunter (2004), Julio (2005), Krznaric (2015), Luz (2017), Morin (2018), OMS (2020), Rogers (1980), Rosenberg (2006), Seligman (2002), Sêneca (2011), Shahar (2009) e Síveres (2018) com base em pesquisas realizadas nas seguintes universidades: Universidade de Harvard, Universidade da Pensilvânia, Universidade Hebraica de Jerusalém, Universidade de Tucúman, Universidade Wisconsin-Madison, London School of Economics, Centro para a Comunicação Não Violenta, Universidade Oxford, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Universidade de Yale, Universidade da Califórnia, Universidade de Frankfurt, Universidade Católica de Brasília e Universidade de Brasília.
METODOLOGIA: Debate expositivo-reflexivo sobre temas relacionados a escuta ativa e comunicação não violenta. Por meio de live, com base na problematização (FREIRE, 1997) e resolução de cases (Universidade de Harvard, 2020), com interações e troca de experiências. Fomentadas por um debatedor.
PALAVRAS-CHAVE: Educação para vida, método felicidade, acolhimento, liderança servidora, habilidades socioemocionais, pandemia, escuta ativa, diálogo.
CERTIFICADO: evento 100% online com certificado de 60 horas para participantes inscritos, com base na Lei nº 9.394 de 1996 – LDBN (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
PÚBLICO: Interessados na temática.
DATA: 04/05 a 07/05
HORÁRIO: de acordo com cronograma.
INSCRIÇÕES: Gratuitas, no entanto quem tiver condições para ajudar o Projeto Mães Solo será muito bem-vinda. A segunda onda da Covid-19 e decretação de lockdown em vários lugares no Brasil, segundo inúmeros especialistas, surgiram os sentimentos de retrocesso, desesperança, impotência, medo, angústia, entre outros. Acompanhada da segunda onda, também tivemos a diminuíram das doações devido ao agravamento da situação financeira das pessoas menos favorecidas da sociedade. A Escola de Felicidade de Brasília mantém gratuitamente vários projetos de forma permanente e o mais impactado foi o Projeto Mães Solo que é destinado a ajudar mães com mais de dois filhos, desempregados, sem recursos e geralmente vítimas de violência doméstica no Distrito Federal e Goiás. Oferecemos gratuitamente acompanhamento psicológico, jurídico, educação e saúde, cesta básica alimentícia, máscaras, escuta ativa e risoterapia. As doações diminuíram muito e muitas pessoas estão passando fome neste momento em decorrência da pandemia COVID-19. Há prestação de contas para os doadores e podem participar nas entregues das cestas durante as visitas. Você também pode indicar mães solo para o projeto. Interessados em ajudar, por favor entre em contato com o Prof. Lacerda, através do 61 991752244.
TRANSMISSÃO: Youtube e Facebook da Escola de Felicidade de Brasília/EFB.
PALESTRANTES CONVIDADOS:
Prof. Dr. LUIZ SÍVERES
Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Psicologia Junguiana pelo Faculdade de Saúde de São Paulo (FACIS). Desenvolvedor da Pedagogia Alpha – presença, proximidade e partida, que será o suporte teórico e pedagógico do programa Atitude, que será aplicado nas escolas do Distrito Federal. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.
Prof. ELIAS PEREIRA DE LACERDA - Mestre em Educação, Bacharel em Direito, Idealizador da Escola de Felicidade de Brasília, Técnico de Enfermagem, Militar da Marinha do Brasil, Instrutor Interno do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 2018 e 2019, Palestrante, Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal triênio 2018-2020, Coordenador dos Serviços de Enfermagem da Seção de Medicina Hiperbárica do Hospital das Forças Armadas, Ativista Social e Atleta de Corrida Ultramaratona. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília, possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes/UCAM; Especialização em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ; Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ/ENSP; Especialização em Direito Público pela Faculdade Projeção; Graduado em Direito pela Universalidade Federal Fluminense/UFF; Mergulhador pelo Centro de Adestramento Almirante Monteiro Aché/CIAMA; Ex-Professor e Instrutor da Unirio, PUC-RJ, UFRJ, Forças Armadas, Anvisa, Curso Cidade, HFA, entre outros) e membro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital das Forças Armadas. Possui trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras. Participa de projetos sociais há 20 anos na área de esporte, ensino, direito, saúde, segurança, cultura e assistência social. Participou do Grupo de Trabalho sobre Prevenção da Automutilação e Suicídio da União Nacional das Assembleias Legislativas do Brasil/UNALE em 2019; Presidente da Comissão de Estudo, Pesquisa e Prevenção do Suicídio, Automutilação, Sexting, Bullying, Cyberbullying, Violência Sexual e Doméstica da Rede Internacional de Excelência Jurídica – RIEXDF desde janeiro de 2015, idealizador dos projetos: Guardião da Vida, Valorização da Vida no Parlamento Brasileiro, Falar é a Melhor Solução, Setembro Amarelo, Adote uma Pessoa, Amor pela Vida do Profissional de Enfermagem do Distrito Federal, Projeto Chuva; Vida Real, Indicadores de Brazlândia no campo da prevenção da automutilação e suicídio entre alunos, Conexão Humana, Quarentena Feliz, Correr em Casa, Projeto Cursos COVID-19, Mães Solo, Crianças Órfão, e Workshop sobre Ansiedade, Felicidade e Gratidão da Escola de Felicidade de Brasília. Consultor Legislativo e presta consultoria para o Ministério da Saúde, ANVISA e serviços de saúde privados em matéria de criação de Unidade de Terapia Hiperbárica no Brasil.
THICCIANA MARIA D. FIRMINIANO - Pedagoga- Psicopedagoga – Esp. Em Neurociências e Comportamento – graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Psicopedagoga. Pós graduada em Neurociências e Comportamento – PUCRS, Pós- graduada em Neuropsicopedagogia e em AEE - Atendimento Educacional Especializado. Estudante de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS. Atuação psicopedagoga Institucional e Clínica. Mantenedora da Casa Saberes - Apoio Multidisciplinar. Voluntária da Escola de Felicidade de Brasília-DF.
MARCOS LINHARES
Consultor Político, Jornalista e Escritor
Autor de 12 livros, dentre eles: Faço, Separo, Transformo e Não existe crime perfeito. Presidente Sindicato dos Escritores do DF - Coordenador-Geral da 32ª Feira do Livro de Brasília-Membro do Comitê Gestor da Feira do Livro de Brasília-Jornalista responsável das Revistas Impressões (AbrapolAssociação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais) e Farma in Forma (CRF/DFConselho Regional de Farmácia do DF).
BETINA RODRIGUES LIMA DA CUNHA- Orientadora Educacional na Secretaria de Educação/ EJA. Formada pela UnB. Pós graduada em psicopedagogia.
JUNIOR SILVA- Cantor, compositor e professor de música.
CRONOGRAMA
Data: 04/05/2021
Horário: 8:30 às 10:00
Instituição: ESCOLA CLASSE CÓRREGO BARREIRO/ ECCB
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda
Tema: Competências Socioemocionais e Terapia do Riso
Público: Professores e servidores.
Data: 04/05/2021
Horário: 14:00 as 17:00
Instituição: ESCOLA DE FELICIDADE DE BRASÍLIA
Palestrantes: Prof. Elias Pereira de Lacerda, Prof. Dr. Luiz Síveres, Escritor Marcos Linhares, Pedagoga Thicciana Maria D. Firminiano e Orientadora Educacional Betina.
Tema: Semana de Educação para Vida da Escola de Felicidade de Brasília
Público: Interessados.
Data: 05/05/2021
Horário: 20:00 as 22:00
Instituição: ESCOLA DE FELICIDADE DE BRASÍLIA
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda e Equipe Brumadinho
Tema: Método Felicidade e Roda de Conversa sobre a importância da Escuta Ativa em Brumadinho
Público: Interessados e alunos do Curso de Escuta Ativa.
Data: 06/05/2021
Horário: 14:00 às 15:30
Instituição: ESCOLA CLASSE 62 DA CEILÂNDIA
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda
Tema: Superação e valorização da vida em tempos de pandemia
Público: Professores.
Data: 06/05/2021
Horário: 19:00 às 20:30
Instituição: ESCOLA CESAS-EJA Asa Sul
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda
Tema: Ansiedade, medo e depressão em tempos de pandemia
Público: Professores e Alunos do EJA.
Data: 07/05/2021
Horário: 14:00 às 15:30
Instituição: ESCOLA CEM 2 DE PLANALTINA - DF
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda
Tema: Competências socioemocionais e terapia do riso
Público: Alunos do Ensino Médio de 14 a 18 anos.
Data: 07/05/2021
Horário: 20:00 às 21:00
Instituição: ESCOLA DE FELICIDADE DE BRASÍLIA
Palestrante: Elias Pereira de Lacerda e Verusa Martins Feitosa.
Tema: Como ser feliz em tempos atuais?
Público: Interessados.
COORDENADOR E MODERADOR DO EVENTO:
ELIAS PEREIRA DE LACERDA – Professor e Idealizador da Escola de Felicidade de Brasília.
THICCIANA MARIA D. FIRMINIANO - Pedagoga- Psicopedagoga.
MAIORES INFORMAÇÕES: nas redes sociais da Escola de Felicidade de Brasília. Nos siga, curte, comente, compartilhe e divulgue.
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REALIZAÇÃO: Escola de Felicidade de Brasília, RIEX-DF, Laço Branco e BPW Brasília.
Na oportunidade reitero-lhe votos de alta estima e distinta consideração.
Equipe Prof. Lacerda
Atenciosamente,
Prof. Msc. Elias Pereira de Lacerda
Idealizador da Escola de Felicidade de Brasília
Presidente da Comissão de Estudo, Pesquisa e Prevenção ao Suicídio, Automutilação, Sexting, Bullying, Cyberbullying, Violência Sexual e Doméstica da Rede Internacional de Excelência Jurídica – RIEXDF
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
ESCOLA DA FELICIDADE E RIEX DF
A Escola de Felicidade de Brasília foi criada em 06 de março de 2019 com objetivo de desenvolver ações estratégicas de valorização da vida, com foco na saúde, educação, direito, esporte, segurança, trabalho e responsabilidade social. A RIEXDF é uma instituição de amplo espectro, politicamente isenta e que busca a constante afirmação da ética, a formação e a promoção da consciência profissional dentro dos imperativos da melhor conduta, a valorização do Direito enquanto ciência humana e social.