App Sympla
Baixe agora

I Jornada de Saúde e Espiritualidade

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

I Jornada de Saúde e Espiritualidade

UFV - Viçosa, MG
15 de setembro de 2017, 18h - 16 de setembro de 2017, 18h

Inscrição

Inscrição
R$ 40,00  (+ R$ 4,00 taxa)
Pague em até 10x
Inscrições até 15/09/2017
Encerrado

Descrição do evento

Seja bem-vindo à I Jornada de Saúde e Espiritualidade da Universidade Federal de Viçosa!


Se interessou pelo tema?

Creio que sim, pois realmente é um assunto bastante atraente. Muitos adoram discutir, outros preferem nem comentar, afinal, “religião não se discute”, “fé é fé”. Mas convenhamos, o tema espiritualidade é bastante convidativo - inclusive para aqueles que se dizem “ateus” - e abre espaço para infinitas discussões, pois influencia a humanidade desde seus primórdios e se inter-relaciona com centenas de áreas do conhecimento: medicina, sociologia, antropologia, física, química, história, biologia...

Segundo Koenig, Mccullough e Larson no livro “Handbook of Religion and Health”, espiritualidade “é uma busca pessoal para entender questões relacionadas ao fim da vida, ao seu sentido, sobre as relações com o sagrado ou o transcendente, que pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas ou formações de comunidades religiosas”. Portanto, espiritualidade não necessariamente se vincula a um grupo religioso ou se prende a uma crença específica, é uma busca sobre as relações do homem com o transcendente. E essa é nossa intenção com a I Jornada de Saúde e Espiritualidade, não pretendemos discutir religião, ou convencer alguém sobre algo, nossa intenção é trazer ao público estudos científicos aventados durante anos, através de pesquisas sérias e bem delineadas, sobre como a espiritualidade está intimamente ligada aos cuidados à saúde.

Você sabia que mais de 100 das mais 150 escolas médicas nos EUA incluem em seus currículos algum conteúdo relacionado à medicina e espiritualidade, e que nas escolas médicas britânicas são mais 60% que vinculam esse conteúdo aos acadêmicos? Alguma vez ouviu falar que o Brasil se destaca em 5º lugar entre os países que mais publicou artigos em medicina, psicologia e enfermagem com a temática Religiosidade/Espiritualidade nos últimos cinco anos? 

Mais de 750 estudos examinaram a relação entre envolvimento espiritualista e vários aspectos da saúde mental, sendo que a maioria encontrou que pessoas religiosas são fisicamente mais saudáveis, têm estilos de vida mais salutares e requerem menos assistência de saúde. Outros 443 estudos identificados, encontramos em 271 deles (61%), que a maior Religiosidade/Espiritualidade estava associada com menos depressão, recuperação mais rápida da depressão ou que intervenções que envolvem R/E têm melhores resultados em depressão que intervenções sem tais elementos. A Organização Mundial de Saúde, em um dos seus instrumentos (WHOQOL-100) para avaliar o nível de saúde da população, utiliza entre outras, a variável “espiritualidade” como determinante de mais “saúde”.

Portanto, o NEME - Núcleo de Estudos de Medicina e Espiritualidade, vinculado ao Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, que desde 2015 se debruça a discutir a interface saúde e espiritualidade, os convida a saborear através de palestrantes ilustres, que durante anos estudam tais relações, a conhecer um pouco mais de como a espiritualidade influencia a saúde e a própria doença. Nosso evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2017 no Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

Esperamos todos lá!

LOCAL DO EVENTO: Auditório da Engenharia Florestal do Campus da UFV, localizado atrás do Restaurante Universitário.



PROGRAMAÇÃO:

15/09 - SEXTA-FEIRA:

17:30 às 18:00 I Credenciamento 

18:00 I Abertura

18:30 às 19:30 | A Espiritualidade do Cuidado
Prof. Dr. Faustino Luiz Couto Teixeira

19:30 às 21:00 I MESA REDONDA
Espiritualidade na formação profissional em saúde: avanços e desafios

16/09 - SÁBADO:
8:00 às 9:30 | A glândula pineal e a neurofisiologia do pensamento
Prof. Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

9:30 às 10:00 I Coffee break

10:00 às 11:00 | A experiência como docente da disciplina de Medicina e Espiritualidade
Prof. Dr. Sérgio Felipe de Oliveira.

14:30 às 15:30 A Espiritualidade na Psiquiatria - mitos e verdades
Prof. Ms. Alexandre de Rezende Pinto

15:30 às 16:00 Coffee break

16:00 às 17:00 Meditação e Neurociências: composições
Prof. Dr. Rodrigo Siqueira-Batista

17:00 | Encerramento

Programação completa: https://goo.gl/PQQWd8



AS INSCRIÇÕES NÃO SÃO REEMBOLSÁVEIS; QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM A COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO: ufvneme@gmail.com

Sobre o produtor

Local

UFV
P.H. Rolfs, s/nº
Viçosa, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.