Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
I Jornada Acadêmicas das Sambas
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

I Jornada Acadêmicas das Sambas

7 dez - 2020 • 19:00 > 12 dez - 2020 • 20:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, o coletivo de pesquisadoras negras Acadêmicas dos Sambas realiza a I Jornada de Aulas On-line de 7 a 11 de dezembro de 2020, via plataforma Sympla.

A ideia do encontro é celebrar os saberes produzidos por intelectuais negras, que são versadas no conhecimento das culturas dos sambas, do carnaval e das manifestações culturais em roda. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 19h às 21h, de forma virtual. 

A pesquisadora Helena Theodoro abre a jornada, na segunda (7/12) com uma aula magna, na terça (8/12) as pesquisadoras Angélica Ferrarez e Núbia Regina Moreira dão sequência ao curso, na quarta (9/12) é a vez das acadêmicas Eliana Souza e Maitê Freitas, na quinta (10/12) Luz Borges e Fabiana Marques e encerram, na sexta (11/12) essa primeira jornada as pesquisadoras Cláudia Alexandre e Juliana Barbosa. Ao longo do curso, as ministrantes das aulas abordam temas desenvolvidos em suas pesquisas e atuação acadêmica e cultural, constituindo uma "sambologia".

A jornada nasce do desejo de criar redes a fim de fomentar o campo da história social do samba a partir de olhares negros femininos.  Uma jornada protagonizada por pesquisadoras negras que em seu ofício acadêmico desenvolvem pesquisas e ações que refletem as culturas e tradições dos sambas em diferentes áreas dos saberes.

O coletivo Acadêmicas dos Sambas foi criado em 2019, e reúne mais de vinte pesquisadoras negras de diferentes cidades e universidades. As Acadêmicas dos Sambas trazem a inquietação de contar as histórias e memórias dos sambas e dos carnavais a partir das pesquisas de suas acadêmicas.

Serão oferecidas bolsas integrais: cadastro bolsa integral

Programação

Segunda-feira, 07/12 

19h - Aula Inaugural – Profª. Drª. Helena Theodoro  (UFRJ)

Bacharel em direito, Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós doutora em História Comparada.  Autora de vários livros sendo o último Martinho da Vila reflexos no espelho. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas e coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ


.

Terça-feira, 08/12 

19h -  "A presença das compositoras negras no mundo do samba" com Profª. Drª Núbia Regina Moreira (UESB) é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) doutora em Sociologia , líder do grupo de pesquisa Observatório de Mulheres Negras. Pesquisa feminismo negro no Brasil e produção cultural de mulheres negras


Quarta-feira, 09/12 

19h - "O bailado do mestre-sala e da porta-bandeira, uma dança do samba constantemente acrescida” com Eliana Souza. Sambista, porta-bandeira aposentada; professora aposentada da Rede Municipal do Rio de Janeiro; mestre em Ciência da Arte (UFF); doutora em Arte (UERJ); colunista e comentarista do SRzd.

20h - "Sambas escritos na perspectiva dos Estudos Culturais e dos feminismos negros" com Maitê Freitas (USP) é Mestre em Estudos Culturais, doutoranda em Mudança Social e Participação Política. É ensaísta, jornalista, gestora cultural, podcaster. Idealizadora da plataforma Samba Sampa e da Editora Oralituras. É cofundadora e integrante da coletiva de pesquisadoras negras Acadêmicas dos Sambas.

Quinta-feira, 10/12 

19h - "A dimensão política dA Samba e o mercado de trabalho das sambistas"

Com Fabi Marques, Assistente Social com especialização em Planejamento Urbano e Participação Social, integra o Centro de Estudos Periféricos – CEP da Universidade Federal de São Paulo.  Fez parte do Bloco Afro “Ilú Oba de Min” e do “Samba Negras em Marcha” atualmente pesquisa as mulheres negras sambistas no mercado de trabalho e com Luz Borges, Assistente Social, pesquisadora acadêmica do projeto de mapeamento das comunidades tradicionais de terreiros de matrizes africanas Bantu, pela Unifesp, especialista em Direitos Humanos, Diversidade e Violência pela UFABC e discente no lato sensu em Cidades, Territórios, Planejamento Urbano e Participação Comunitária na Universidade Federal de São Paulo. 

Sexta-feira, 11/12 

19h - "A  estética diaspórica em sambas que falam de samba" com Juliana Barbosa, As canções autorreferentes têm presença expressiva no repertório do samba urbano, com obras que falam das origens e da trajetória do samba, dão visibilidade aos cenários sociais e ao modo de vida dessa cultura; as letras também registram a biografia de sambistas, afirmam os encantos do samba e sua forte conexão com o carnaval.

20h - "Lições de Tia Ciata para mulheres do Samba: Negociações e Resistências contra a marginalização no Mercado da Música Nacional"

Com Claudia Alexandre é Jornalista, Comunicadora, Mestre e Doutoranda em Ciência da Religião (PUC-SP). Afro-empreendedora e ativista antirracista, é pesquisadora de cultura afro-brasileira, africanidades e ancestralidades com interesse nas questões da presença da mulher negra nos Sambas, nas Umbandas e nos Candomblés.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Coletivo Acadêmicas dos Sambas

Grupo de pesquisadoras negras que abordam os aspectos culturais, políticos, ancestrais e sociais das tradições dos Sambas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.