7 set - 2020 • 18:00 > 20:30
Evento Online
com DANILO XAVIER, FABRÍCIA JORDÃO E PAOLA FABRES
*Módulo I do curso Histórias dissidentes: imaginários possíveis com Danilo Xavier, Fabrícia Jordão e Paola Fabres. Para participar de mais de um módulo, entre em contato através do e-mail [email protected] para solicitar descontos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I - Ficções, territórios e decolonialidades: novas epistemologias
*5 encontros
Aula 01 - Debate teórico-metodológico: violência teleológica e epistemicídios
Aula 02 - Imaginários estéticos decoloniais: Kant e o sequestro da estética
Aula 03 - Linhas historiográficas e a universalização da verdade
Aula 04 - Revisão das narrativas e monumentalidades oficiais
Aula 05 - Conversa com artista*
*Participação: à confirmar
DATAS:
AULA 1 - 10/08/2020 (segunda) das 18h às 20:30h
AULA 2 - 17/08/2020 (segunda) das 18h às 20:30h
AULA 3 - 24/08/2020 (segunda) das 18h às 20:30h
AULA 4 - 31/08/2020 (segunda) das 18h às 20:30h
AULA 5 - 14/09/2020 (segunda) das 18h às 20:30h
LOCAL:
Plataforma Zoom (o link será enviado no e-mail de confirmação após efetivação da inscrição)
VALORES:
Inscrição normal: R$ 374 (R$ 340 curso + R$ 34 taxa Sympla)
Inscrição estudante*: R$ 187 (R$ 170 curso + R$ 17 taxa Sympla)
* Para estudantes com comprovação de vínculo atualizado. Se esse é seu caso, envie um e-mail para [email protected] anexando seu comprovante e solicitando o código promocional.
PAGAMENTO:
Em até 12x no cartão de crédito
INCLUÍDO:
Certificado de participação
Link para vídeo das aulas, que serão gravadas e estarão disponíveis em até 10 dias após o término do curso.
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Sobre o curso HISTÓRIAS DISSIDENTES: IMAGINÁRIOS POSSÍVEIS
*3 módulos com 5 aulas cada
O curso tem como intuito contribuir na formação de um pensamento crítico frente ao mundo das imagens e das narrativas que elas conformam. Desse modo, buscaremos problematizar, tencionar e desnaturalizar os modelos historiográficos oficiais e institucionais a partir de perspectivas alternativas ao pensamento eurocêntrico canônico e às narrativas hegemônicas. Nos interessa, sobretudo, abandonar perspectivas teológicas e por meio de rupturas discursivas questionar a pretensa neutralidade das imagens.
Também nos interessa colocar em diálogo produções artísticas moderna e contemporânea, do sul e do norte global, de modo a problematizar as disputas narrativas que essas produções nos colocam hoje. Para tanto, por um lado, nos fundamentaremos em uma história da arte com raízes no discurso eurocentrado e, por outro, nas reformulações e desnaturalizações que os estudos críticos à colonialidade vem exercendo sobre as narrativas visuais na atualidade.
Com esse curso, esperamos estimular uma conscientização crítica sobre o processo de compreensão artística e imagética, sobre como somos responsáveis pelo que escolhemos ver, relatar e omitir.
O curso se divide em 3 módulos independentes nos quais serão atravessados e sobrepostos três perspectivas para a aproximação das imagens. A perspectiva ficcional, de modo a debater sobre as narrativas criadas com a massiva circulação da imagem, a perspectiva territorial, de modo a observar experiências que se dão para além do modelo expositivo convencional, e a perspectiva decolonial, cujo aporte teórico volta-se às narrativas centradas nos discursos dos segmentos artísticos minorizados e invisibilizados. Os procedimentos metodológicos serão os mesmos em cada módulo, alternando apenas os casos que serão discutidos e apresentados.
MINISTRANTES:
Danilo Xavier é pesquisador e historiador da arte. Bacharel e licenciado em artes visuais e mestre no Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da USP. Atualmente é pesquisador assistente em projeto CNPQ/USP.
Fabrícia Jordão é curadora, pesquisadora e professora na Universidade Federal do Paraná. Mestrado e doutorado em Artes Visuais (ECA-USP). Prêmio Capes Teses 2019 (área: artes)
Paola Fabres é doutoranda em Artes Visuais (ECA-USP) e coordenadora do programa de residência Comunitária (Argentina). Atualmente, atua como crítica e curadora, integra o comitê de Acervo e Curadoria do MAC-RS e é co-editora da revista Arte ConTexto.
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Galeria Aura