App Sympla
Baixe agora

História de Vida: Lucia Campos Pellanda | Dito Efeito - Pacto Alegre

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

História de Vida: Lucia Campos Pellanda | Dito Efeito - Pacto Alegre

uMov.me Arena - Porto Alegre, RS
02 de julho de 2019, 08h30-11h

Ingressos

Ingresso
Grátis
Vendas até 02/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

Esse encontro faz parte do Dito Efeito do Pacto Alegre!

 

EPISÓDIO: História de Vida: Lúcia Campos Pellanda, Reitora da UFCSPA


A Série História de Vida: Sucesso e Fracasso tem como propósito evidenciar os caminhos percorridos, tanto de acertos quanto de erros, por lideranças locais que são fonte de inspiração à comunidade local. A curadoria dessa série fica por conta de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, que possui graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS (1983), Mestrado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (1990), Especialização em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela PUC Rio de Janeiro e IBM (1992) e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (2001), com Pós Doutorado na IASP (Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação), na Tsinghua University, China e Universidade de Málaga, Espanha (2016). É Professor Titular da Escola Politécnica e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Pesquisador nas áreas de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I), nas áreas de Inovação Tecnológica, Ambientes de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa & Governo. Coordena a Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG? Plano Nacional de Pós-Graduação, é membro do Conselho Superior da EMBRAPII (MCTI), do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do MCTIC, do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS e do Conselho Consultivo da FINEP. 

// EpisódioLúcia Campos Pellanda, reitora da universidade federal de ciências da saúde de Porto Alegre, é médica cardiologista pediátrica e professora, e sempre foi movida pela busca e pelo compartilhamento de conhecimento. Considera que uma das suas missões é divulgar a importância da Educação, da ciência e da avaliação crítica das evidências em um mundo tão cheio de achismos e notícias falsas. Acredita que a Educação pode mudar o mundo, e pode provar :-) Antes de entrar na universidade, Lucia considerou que, para ser uma boa médica, seria bom conhecer um pouco mais sobre as pessoas. Durante dois anos, viajou e teve contato com diferentes culturas. Na volta, trouxe na bagagem a convicção de que existem alguns princípios universais que nos mantém unidos como seres humanos, e essa é a base da cooperação e da empatia. Na gestão, Lucia é uma das defensoras da gestão colaborativa e participativa, o que vem provocando mudanças importantes na universidade, e isso inclui defender um ambiente com igualdade de oportunidades e uma universidade antidiscriminação. A diversidade enriquece a universidade, e é disso que a ciência se alimenta. A universidade deve ser um ambiente de compartilhamento de saberes, de construção conjunta de conhecimento, de aprendizado da autonomia e de desenvolvimento saudável. Acredita que mulheres em posição de liderança em todos os níveis podem estabelecer redes de compartilhamento de experiências e mentoria para ajudar outras mulheres em suas carreiras.

Para compor o encontro sobre a história de vida da Lúcia Campos Pellanda, a curadoria traz também a prof. Cristina Bonorino, que possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Genética e Biologia Molecular - UFRGS (1991) e Doutorado em Imunologia - UFRGS e University of Colorado (1995). Realizou pós-doutorados no National Jewish Center for Immunology no Colorado, em autoimunidade, e nas Universidades de Minnesota, e UCSD em San Diego, em memória T. Foi Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de Imunologia Celular, e na Resposta ao Estresse. Coordenou o laboratório de Imunologia do Estresse, da Escola de Ciências da PUCRS. Atualmente é Professora Titular da UFCSPA. Atua em desenvolvimento de vacinas, imunologia tumoral, imunologia viral, transplantes e imunoterapia. Foi membro do INCT de Controle do Câncer entre 2012 e 2015. Desde 2011 pertence ao Conselho da Cell Stress Society International. É membro do corpo editorial do Brazilian Jornal of Medical and Biological Research e da Cell Stress and Chaperones. Foi membro do CA de Imunologia do CNPq de 2016 a 2018, e atualmente é Pesquisadora Assistente no Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da UCSD, EUA. 

// Programação:

8h30 - credenciamento e networking

9h - abertura uMov.me

9h10 - história de vida: Lúcia Campos Pellanda

10h30 - momento para as perguntas

11h- encerramento e networking


// Evento gratuito com arrecadação de livros. Faça a sua parte colaborando!


Confira o convite do Jorge Audy para o encontro



--------------------------


Conheça mais a nossa iniciativa:


Pacto Alegre lança projeto cocriado com centenas de pessoas e organizações


Foi lançado em março, o Pacto Alegre, iniciativa da Aliança para Inovação, que apresentou um dos seus projetos transformadores para colocar a capital gaúcha no cenário da inovação: o Dito Efeito. Trata-se de uma série composta por 80 eventos – cocriados por centenas de pessoas e organizações – sobre temas voltados ao desenvolvimento social, cultural e econômico do RS.

A ideia é oferecer conhecimento a um grande número de pessoas e engajá-las nesse propósito de transformação humana. Todas as edições do Dito Efeito têm entrada franca e contarão com transmissão ao vivo em locais como PUCRS, UFRGS, Unisinos, Tecnovates, Feevale Techpark, Uniritter Moisaco de Inovação, Unijuí, FSG, Fábrica do Futuro, Parque Tecnológico de Pelotas, dentre outros. Além disso, serão disponibilizadas na Web. A estimativa é de que ao final do primeiro ano acumulem-se mais 400 conteúdos distintos para a sociedade.  

Embaixadores e temas:

A Iniciativa tem como embaixadores o pró-reitor de Inovação da Unisinos, Alsones Balestrin, o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís Lamb, os quais definiram os 11 temas do Dito Efeito:

Liderança 4.0 | X-Tech | Protagonismo Feminino | Futuro do Trabalho | Inteligência Artificial | Design/Marketing | Histórias de Vida: Sucesso e Fracasso |Transformações Globais | Educação | Economia Criativa | Cultura e Artes - sendo essa uma série transversal realizada em paralelo aos eventos com acústicos, exposições de arte, lançamentos de livro e recitais, entre outros.

Curadores:

Para compor o grupo de cocriadores, o projeto conta com personalidades que são curadoras das séries acima mencionadas: Gustavo Borba, Cesar Paz, Jonatas Abbott, Monica Timm, Rafael Prikladnicki, Simone Stulp, Rafael Roesler, Patrícia Knebel, Flávia Fiorin, Cristina Bonorino, Jane Tutikian, além de centenas de profissionais, empresas e entidades que estão apoiando na construção dos episódios.

Apoiadores:

O Dito Efeito foi idealizado pela uMov.me (plataforma líder nacional no desenvolvimento de apps sem programação), conta com patrocínio da AWS, Exoplay, Femsa Coca-Cola Brasil e Startse, em parceria com PUCRS, Unisinos, UFRGS que somam esforços com diversas entidades e coletivos locais como AbradiRS, ABRH-RS, ADVB-RS, AGS (Associação Gaúcha de de Startups), AHK (Câmara Brasil-Alemã), AJE-POA, Amcham Porto Alegre, Assespro, BS Project, CIEE, Conrerp-RS, ConexõesRS, FAPERGS, Farol Hub de Negócios, Founder Institute, GUCIO.RS, Poa.Hub, Poa Inquieta, Pais do Coração, RGE (Rede Global de Empreendedorismo), Reginp, Sebrae, Seprorgs, SingularityU, Softsul, SUCESU RS, Ventuir, Wow e apoio das empresas Action, Grupo Amanhã, Baguete, Conta Pra Mim Filmes, Cris Ferronatto, Dinamize, Exo Hub, Fábrica do Futuro, Fritsch Consulting, Intelichat, Jornal do Comércio, Merithu, Otimifica, Ondaweb, Postmetria, Wildtech. É uma iniciativa que está apenas começando e que ainda vai envolver a comunidade local na sua transformação digital e humana.

Sobre o produtor

Dito Efeito

O projeto Dito Efeito faz parte do Pacto Alegre e é composto por inúmeros eventos gratuitos sobre temáticas relevantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa cidade. O conteúdo dos encontros é cocriado entre pessoas que acreditam que o conhecimento apoia o desenvolvimento glocal. Contamos com embaixadores, curadores, articuladores e entidades setoriais juntos promovem painéis abertos ao público, com transmissão ao vivo, numa metodologia phigital.

Local

uMov.me Arena
Rua Professor Cristiano Fischer, 464, Petrópolis
Porto Alegre, RS

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.