11 nov - 2019 • 09:30 > 14 nov - 2019 • 13:30
11 nov - 2019 • 09:30 > 14 nov - 2019 • 13:30
Objetivo
O Hackathon SERFA 2019 visa fomentar o uso de tecnologias de sensoriamento remoto e reconhecimento de padrões para a criação de soluções inovadoras para o meio ambiente. Sendo assim, o tema do desafio é “Amazônia”, onde o intuito é trazer a atenção do público aos eventos recentes noticiados e, de forma colaborativa, pensar e desenvolver soluções tecnológicas para esses problemas. Este Hackathon tem o apoio do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Problema
Detecção Automática de Cicatrizes de Queimadas.
O fogo é uma das ferramentas mais utilizadas na agricultura brasileira. Seja para a abertura e limpeza de áreas agricultáveis, renovação de pastagens ou na colheita de algumas culturas, é inegável a sua importância na cadeia produtiva. O mal uso, porém, gera diversas sequelas aos biomas naturais, a exemplo de alterações na paisagem, extinção de espécies animais e vegetais, erosão dos solos, assoreamento de canais fluviais e também desequilíbrio no ciclo de carbono. Tais desequilíbrios, inclusive, afetam a própria produção agrícola.
Estima-se que as florestas necessitam por volta de sete anos para a recuperação de suas funções pós-fogo. Neste contexto, o acompanhamento das regiões afetadas (as chamadas cicatrizes de queimadas) se torna extremamente importante, a fim de compreender a vulnerabilidade dessas áreas e promover o desenvolvimento sustentável.
Desta forma, o Hackathon SERFA 2019 convida a comunidade a propor e desenvolver soluções inovadoras para a detecção de Cicatrizes de Queimadas em imagens de satélite. O objetivo é construir mapas (máscaras binárias) de identificação, de forma automática. Para a construção do algoritmo, serão fornecidas imagens de satélite LANDSAT8, AQUA e TERRA e dados históricos de focos de incêndio relativos à data de cada uma das imagens fornecidas.
As máscaras obtidas pelos participantes serão comparadas com verdades de campo, através da métrica Intersection over Union (IoU), que é calculada da seguinte forma: Verdadeiro Positivo / (Verdadeiro Positivo + Falso Positivo + Falso Negativo).
(a) Imagem de Satélite (b) Máscara de Cicatriz de Queimada
(c) Visualização da Máscara aplicada
Regulamento
Serão permitidas as inscrições de toda a comunidade, desde que o inscrito tenha optado pela opção “Hackathon” no pacote de inscrição ao Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA) 2019.
Os inscritos deverão se organizar em equipes de até 5 pessoas.
As inscrições serão realizadas pela plataforma de inscrição do SERFA 2019.
A solução deve ser obtida com base apenas nos dados disponibilizados e em conhecimento de domínio. As equipes que utilizarem fontes externas de dados (da mesma natureza dos dados disponibilizados) serão desclassificados na fase de arguição final.
Para a aquisição de conhecimento e domínio, fica permitida a utilização de outras fontes de dados, desde que estas não possuam a mesma natureza da base disponibilizada.
A competição será dividida em duas fases:
Fase de submissão e classificação ordenada; e
Fase de apresentação e arguição final.
Fase de submissão e classificação ordenada:
Esta etapa terá início no dia 10/11/2019 e encerrará no dia 12/11/2019, com o fechamento do sistema de submissões.
Durante este período, as equipes submeterão suas soluções no sistema Codalab e serão classificadas pela pontuação obtida.
Na fase de desenvolvimento, cada equipe terá um número ilimitado de tentativas de submissão.
A pontuação final será apresentada após o encerramento das submissões, e utilizará todos os dados para cálculo da pontuação, valendo-se da pontuação mais alta de todas as submissões.
As 4 equipes melhores classificadas na pontuação final estarão aptas para prosseguir para a fase seguinte.
É desejável que a inferência das máscaras seja obtida em um sistema embarcável.
Fase de apresentação e arguição final:
Esta etapa ocorrerá durante o SERFA, que será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, entre os dias 10 e 14 de Novembro.Cada equipe que obteve classificação suficiente deverá expor a solução desenvolvida em uma apresentação de 15 minutos.
As apresentações ocorrerão no dia 12/11/2019 a partir das 13:00 horas.
A apresentação deve esclarecer todas as etapas da solução, desde a limpeza dos dados até a obtenção dos resultados finais.
Durante a apresentação, não é necessário a explicação do funcionamento ou das bases teóricas dos métodos utilizados, mas é importante destacar os motivos das escolhas das técnicas.
A pontuação final será dada por uma banca de especialistas nos seguintes critérios:
Originalidade
Corretude técnica
Reprodutibilidade
Organização
Generalização
Inferência em Sistema Embarcado
Ao menos um membro da equipe deverá comparecer para a apresentação.
A banca de especialistas terá 15 minutos para arguição das apresentações.
A banca de especialistas reserva-se ao direito de desqualificar qualquer equipe caso julgue que esta usou de mecanismos anti-éticos para construção da solução.
A equipe vencedora será a que obtiver a maior pontuação dos membros da banca
A equipe vencedora receberá os seguintes prêmios:
Mentoria pelo SEBRAE durante o período de 6 meses;
Mentoria de pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) durante o período de 7 dias; e
Prêmio Oferecido pela Santiago & Cintra no valor de R$1.000,00.
Apoio:
Avenida Itavuvu, 11777 Jardim Santa Cecilia
Sorocaba, SP
Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.