App Sympla
Baixe agora

Habitar a cidade: a psicanálise nos limiares e fronteiras dos espaços públicos

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Habitar a cidade: a psicanálise nos limiares e fronteiras dos espaços públicos

USJT - São Paulo, SP
19 de outubro de 2019, 08h30-12h

Inscrição

Ingresso - Habitar a Cidade 
Grátis
Inscrições até 18/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Psicanalise, clinica e politica articulam-se nas diversas intervençoes de psicologos e psicanalistas que tomam para si a complexidade do mundo contemporâneo como elemento de analise e reflexao. Abordar a praxis do psicologo e do psicanalista nas urgencias sociais que surgem nas diferentes situaçoes sociais criticas é responsabilidade que nos coloca diante dos desafios de nossa práxis nos tempos atuais. Colocar em causa a clinica em sua dimensao ética e politica faz com que, apropriados do saber gerado na singularidade do encontro analitico do consultorio, sejamos capazes de construir novos dispositivos de escuta nas ruas, nas intervençoes nas politicas publicas, na cidade. Está lançada a aposta e o convite.


Palestrante: Emília Estivalet Broide. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUCSP (2017). Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSPUSP (2011).Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986). É professora convidada do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo - CEP. Foi professora do Curso de Especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP; da Faculdade de Jaguariúna (SP); do Curso de Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e das Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG. Foi consultora da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão - ANTEAG trabalhando com a temática da tecnologia e inovação nos empreendimentos de auto-gestão nas cidades de Canoas/RS, Caxias do Sul/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP e Recife/PE. Na área da Saúde trabalhou na Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos (2005-2017) na supervisão às equipes dos Núcleos de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Consultórios na Rua, abordando questões relativas aos processos de trabalho e atendimento aos usuários. Na Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos desenvolveu ainda programas voltados a abordagem dos determinantes sociais em saúde (diminuição das iniquidades, redução das violências, promoção da saúde e atividade física) e participação social .Foi ponto focal da Organização Pan-americana da Saúde - OPAS e Organização Mundial da Saúde - OMS nos projetos Rostos Vozes e Lugares (RVL), e Saúde Urbana (Urban HEART) de 2006 a 2011. Trabalhou como psicóloga no Grupo Hospitalar Conceição GHC (1989-1999). Foi consultora do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar - PNHAH (200-2001) e da Secretaria Estadual de Saúde no Programa Estadual de Humanização (2009). É consultora na área da Assistência Social, tendo desenvolvido trabalhos junto a diversas equipes nas cidades de São Paulo/SP, São Bernardo do Campo/SP, Londrina/PR, Piracicaba/SP, Guarulhos/SP, Porto Alegre/RS Santos/SP e Barueri/SP. É supervisora do CRAMI - Campinas. No terceiro setor foi consultora do Instituo Sou da Paz/SP. Foi presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (1996-1998). É psicanalista, membro da Associação Psicanalítica da Porto Alegre - APPOA. Desenvolve atendimento clínico em consultório há 30 anos.

Sobre o organizador

Jornada Psicodinâmica

A Jornada Psicodinâmica USJT é um projeto sem fins lucrativos, organizado por discentes e docentes do curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu. O evento é aberto para estudantes de psicologia, psicólogos e profissionais da área de saúde mental, objetivando-se um enfoque técnico e clínico.

Local

USJT
Rua Taquari, 546, Mooca
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.