23 mar - 2021 • 19:50 > 25 mai - 2021 • 21:30 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
O MINICURSO BNCC NO CHÃO DA SALA DE AULA
O ano de 2020, deveria de sido o ano de implantação da BaseBase Nacional Comum Curricular (BNCC) que tem caráter normativo que apresenta referências para a elaboração dos currículos de todas as escolas que ofertam educação básica no País. Conquista história já prevista desde a Constituição de 1988.
Porém, no início desse ano, a notícia do COVID- 19 - Coronavírus que é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. As escolas definiram no mês de Março a suspensão de aulas para evitar impactos na saúde de milhares de pessoas. Uma vez que as crianças e jovens são mais propensos a se infectarem com o tipo mais comum do vírus, a educação forçosamente tornou-se remota para as escolas que estavam preparadas.
A implantação da BNCC ficou comprometida, claramente. Esse minicurso objetiva auxiliar gestores e professores (as) em reflexões e ações interessantes com foco na ação pedagógica. É importante entender que esse documento não apenas na construção dos currículos, mas na elaboração e revisão das propostas pedagógicas, projetos políticos pedagógicos e nas políticas para formação continuada de professores, na definição de materiais didáticos e nos processos avaliativos.
A BNCC objetiva a promoção da equidade por meio de uma formação integral do cidadão. A integralidade da educação trata do desenvolvimento intelectual, social, físico, emocional e cultural, compreendidos como fundamentais para a excelência na construção dos saberes. Esse minicurso, mostra que as aprendizagens essenciais, foram estabelecidas através de dez competências gerais competências gerais que nortearão o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares. Esse livro trata desse tema – as dez competências gerais da BNCC.
As competências,
de forma geral, tem o intuito de que os aluno passem a aprender e aplicar para a vida, seu aprendizado de forma
significativa e colaborativa sem focar exclusivamente a prova, mas que seja
um momento de autocrítica, para que o
estudante seja capaz de avaliar sua trajetória para identificar aspectos que
precisam ser melhorados.
Os encontros foram pensados da seguinte forma estudar por capítulos lidos previamente cada competência geral.
Espero que nos encontremos de diversas formas – nessas páginas, nos encontros e nos fóruns de debate.
Gratidão
Encontro 1 -
Conhecimento
Encontro 2. Pensamento científico, crítico e criativo
Encontro 3. Repertório cultural
Encontro 4. Comunicação
Encontro 5. Cultura digital
Encontro 6. Trabalho e projeto de vida
Encontro 7. Argumentação
Encontro 8. Autoconhecimento e autocuidado
Encontro 9. Empatia e cooperação
Encontro 10. Responsabilidade e cidadania
Encontro 11 - Avaliação e Certificação
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Movimento Educação é o Alvo
Curador Professor Paulo Henrique de Souza