App Sympla
Baixe agora

Grande Encontro da Educação 2019 - A Educação Básica na Era do Big Data

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Grande Encontro da Educação 2019 - A Educação Básica na Era do Big Data

Centro de Convenções Rebouças - São Paulo, SP
17 de junho de 2019, 08h - 18 de junho de 2019, 18h

Ingressos

Ingresso Gestor
R$ 250,00  (+ R$ 25,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 17/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

   Abertura do evento

 9H15 - 10h301º PAINEL Palestrante internacional (Microsoft) Mineração de dados:

  O que é e quais são as competências necessárias para dominar essa função estratégica no universo do Big Data e da Inteligência   Artificial.

10h30 - 10h50Talk show

 10h50 - 11h10Coffee Break

 11h10 - 12h40Biotecnologia e biohacking:

 A democratização de um conhecimento que pode decidir os rumos da humanidade.

 As inúmeras possibilidades da junção entre engenharia, ciência de dados e biologia, a extensão da vida humana e os meios de tornar esse tipo de conhecimento acessível ao maior número possível de pessoas.

 Andrés Ochoa, biotecnólogo e cientista de dados, fundador e diretor de tecnologia da OneSkin Technologies, empresa de       engenharia de tecidos;

 Filipe Oliveira da Silva, fundador da Conector Ciência, biotecnólogo, educador e curador de materiais e cursos sobre biohacking   em instituições diversas (escolas públicas e privadas, museus, ONGs, instituições promotoras de pesquisa científica

12h40 - 14hAlmoço

14h - 14h20Talk show

14h20 - 15h30Palestra Fake news: a incineração da verdade factual

 As tecnologias digitais permitiram uma velocidade e um volume para a indústria da mentira sem paralelos no passado. O que fazer   a respeito disso? Qual o papel do professor? Como formar cidadãos num tempo em que o valor da cidadania está sendo corroído? 

 Eugênio Bucci é jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi repórter, editor,   diretor de revistas, Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobás e Superintendente de Comunicação Social da USP.   É autor, entre outros, de A forma bruta dos protestos (Cia das Letras, 2016)

15h30 - 16h15As escolas e a Lei Geral de Proteção de Dados

 Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados   estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos.   Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?

 Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e   Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.

16h15 - 16h30Coffee Break

16h30 – 17h30Palestra Google

17h30Encerramento

Dia 18/06

9H00 - 9h30Oficina Microsoft

9h30 - 10h30Meio ambiente, Big Data e desenvolvimento sustentável: o papel das escolas

Com a enorme quantidade de dados que vêm sendo coletados, é possível hoje ter uma noção clara dos perigos que ameaçam o meio ambiente por meio da ação do homem. Consumo excessivo que devasta o solo, poluição das águas, lixo não tratado, perfuração da camada de ozônio são alguns dos problemas que afetam o planeta e diversas espécies. Como as escolas podem redesenhar suas ações ambientais e o ensino para incentivar uma nova relação com o meio ambiente? Como coletar dados e estimular uma ação conjunta entre várias instituições?

Edson Grandisoli, biólogo, mestre em ecologia e doutor em desenvolvimento sustentável, é professor das redes pública e particular, é um dos fundadores da organização social Reconectta.

10h30 - 10h50Coffee Break

10h50 - 11h10Talk show

11h20 - 12h40As escolas e a Lei Geral de Proteção de Dados

Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos. Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?

Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.

12h40 - 14hAlmoço

14h - 14h20Talk show

14h20 - 15h30O uso das metodologias ativas

Quais são, como e em que situações utilizá-las e o que elas podem e não podem realizar para tornar a educação contemporânea mais dinâmica e participativa. Um panorama das metodologias ativas, suas origens e possibilidades de uso.

Leandro Holanda, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Assessor pedagógico no ensino de ciências e Stem no Colégio Albert Sabin, é co-fundador da Tríade Educacional e coautor de Ensino híbrido, personalização e tecnologia na educação (Editora Penso)

15h30 - 15h50Coffee Break

15h50 - 16h50Arte e tecnologia

A inteligência artificial na descoberta e ressignificação de objetos artísticos; exercícios de desconstrução, por meio de engenharia reversa, dos cânones artísticos e dos valores que eles trazem embutidos.

Bruno Moreschi, artista visual e pesquisador, é mestre e doutorando em artes visuais pela Unicamp, com passagem pela Universidade de Artes de Helsinque, na Finlândia. Suas pesquisas acadêmicas são relacionadas ao sistema das artes visuais, à arte conceitual e aos espaços de legitimação da arte.

16h50 - 17h30Palestra de Encerramento Wellington Nogueira – fundador da Doutores da Alegria

                                               

Sobre o produtor

Revista Educação

Criada em maio de 1997, a revista Educação, é uma publicação da Editora Segmento direcionada a profissionais da área educacional de ensino básico, tanto da rede pública quanto da particular. Educadores, gestores e outros profissionais da área podem acompanhar mensalmente as principais questões relacionadas a políticas públicas, inovações no setor, economia, literatura, pedagogia e cultura. Ao longo dos anos, a revista se consagrou por abordar temas polêmicos e profundos.

Local

Centro de Convenções Rebouças
Avenida Rebouças, 600, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.