15 set - 2020 • 09:45 > 17:45
Videoconferência via Sympla Streaming
GIRO DIGITAL ABMI
Após oito anos de experiência na organização da conferência internacional Rio Music Market, a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou em 2019 o GiRo Digital, quando visitou sete cidades (São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife, Porto Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Rio de Janeiro) trazendo as informações mais atualizadas do mercado. As oficinas têm foco em como otimizar o uso das novas ferramentas digitais para profissionais da música.
No atual ecossistema criativo em que o espaço digital ganha cada vez mais importância, barreiras antes intransponíveis para produtores independentes foram superadas. Estruturas logísticas que eram necessárias para colocar produtos físicos nas prateleiras das lojas tornaram-se dispensáveis. Atualmente, trabalhos musicais estão a apenas um clique de dedo de qualquer ouvinte. De fato, estudos da Worldwide Independent Network (WIN) demonstram que mais de 30% das vendas digitais de produtores independentes vêm de fora de seu país de origem.
Mas juntamente com as novas oportunidades, surgem novos desafios: Para onde vai este mercado? Como se destacar em meio a tanto conteúdo disponível? Como planejar uma estratégia de divulgação criativa, adequada ao perfil de cada artista? Que ferramentas o mundo digital oferece para planejar, executar e medir os resultados pretendidos? Como os direitos autorais funcionam nos meios digitais? Qual o papel dos selos, dos artistas e dos agregadores neste novo ecossistema? Estas são algumas perguntas que o projeto vai abordar.
Por conta da epidemia de COVID-19, edição de 2020 do GiRo Digital ABMI será no formato on-line, sempre contando com palestrantes e parceiros institucionais das "cidade-sede" de cada edição.
A edição de 2020 também traz uma novidade: a possibilidade de encontros virtuais individuais com os palestrantes! Cada participante poderá aproveitar um atendimento individual de 10 minutos com palestrantes, fazendo uma reserva antecipada na hora de adquirir o ingresso. Será uma hora dedicada pelos palestrantes no final do dia, mais detalhes na programação abaixo.
A primeira etapa acontecerá no dia 15 de setembro de 2020 e terá a cidade de São Paulo como sede virtual.
PROGRAMAÇÃO
9h45 – 11h – Abertura, Panorama do Mercado e Merlin
Palestrantes: Carlos Mills e Wilson Souto Jr
Empresa / Instituição: ABMI
11h – 12h – Novos Negócios e Oportunidades
Palestrante: Fábio Sabetta
Empresa / Instituição: Estação Criativa
12h – 13h – Agregadores / Distribuição digital
Palestrante: Renato Vanzella
Empresa / Instituição: Fuga
13h – 14h – Intervalo para almoço
14h – 15h – Direitos autorais no ambiente digital
Palestrante: Maria Rita Neiva
Empresa / Instituição: Universidade Mackenzie
15h – 16h – Marketing digital
Palestrante: Marina Mattoso
Empresa / Instituição: Jangada
16h – 17h – Plataformas Digitais: Amazon Music
Palestrante: Gabriel Lupi
Empresa / Instituição: Amazon Music
17h - 18h - Plataformas Digitais: Resso (PAINEL CANCELADO)
Palestrante: Luana Dornelas
Empresa / Instituição: Resso
18h – 19h – Mentorias*
Carlos Mills, Fabio Sabetta, Maria Rita Neiva, Marina Mattoso e Renato Vanzella farão cinco mentorias individuais durante 10 minutos cada. Os ingressos para as mentorias são comprados à parte.
*Para ter acesso às mentorias, selecione o ingresso com a mentoria que deseja. Só é possível comprar mentoria com uma pessoa. Os horários serão distribuídos de 10 em 10 minutos entre 18h e 19h, sem possibilidade de escolha.
QUEM SÃO OS PALESTRANTES
CARLOS MILLS
Carlos Mills é presidente da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) e integrante do conselho diretor da Worldwide Independent Network (WIN) e da Merlin. Já atuou como palestrante no Midem (Cannes), na TIMM (Tokyo), na Indie Week (Nova York) e no Rio Music Market (Rio de Janeiro). Fundador da gravadora independente Mills Records, atuou na aprovação de projetos legislativas importantes para a economia criativa no Brasil, como a PEC da Música.
WILSON SOUTO JR
Wilson Souto foi responsável pela introdução de ritmos musicais de grande sucesso no Brasil como a lambada e o axé music, e teve participação direta na explosão da música sertaneja no país.
Atuou como diretor artístico e executivo das gravadoras Continental e Warner Music do Brasil, sendo responsável pela consolidação de ambas na liderança do mercado fonográfico brasileiro durante as décadas de 80 e 90.
Em 1979 fundou em São Paulo o Teatro Lira Paulistana, um centro de animação cultural que abrigou e difundiu a chamada vanguarda das artes paulistana da década 80. Música, teatro, cinema e vídeo, literatura conviviam no mesmo espaço, gerando uma nova demanda e de público. O espaço foi epicentro de nomes como Itamar Assumpção, Premeditando o Breque, Língua de Trapo e de vários expoentes do rock e da música instrumental brasileira.
FÁBIO SABETTA
Fábio Sabetta Morales é músico, curador e produtor de shows, turnês e festivais. Empreendedor serial, já foi sócio de casas de música ao vivo, editora, gravadora e agências de representação e gestão de carreiras artísticas. Atualmente tem participação no escritório Estação Criativa, através do qual trabalha como consultor especializado em design e inovação de modelos de negócio e gestão estratégica para organizações da indústria da música, e em artist management e orientação empreendedora para artistas e gestores de carreira. Desenvolve e promove cursos, treinamentos e palestras para o mercado musical através de diversas instituições parceiras e atua como mentor de startups com foco nas indústrias criativas. É pesquisador discente vinculado ao Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da Universidade de São Paulo e professor de empreendedorismo e negócios da Faculdade de Música Souza Lima de São Paulo/SP.
RENATO VANZELLA
Renato Vanzella é Business Development da FUGA e músico nas horas vagas. Iniciou a sua trajetória na Indústria Fonográfica com trabalhos para pequenos e médias gravadoras e selos. Com passagem pela Movieplay, aonde foi Label Manager. Atualmente é responsável pela expansão de negócios da FUGA no Brasil.
MARIA RITA NEIVA
Doutora em Direito pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha), especialista em Direito Autoral e Direito Digital, professora de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Advogada.
MARINA MATTOSO
Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Maria Rita, Claudia Leitte, UBC e festival Back2Black, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Formada em comunicação social na PUC-Rio com a monografia "As turbulências na industria fonográfica durante a era digital" com especialização em Música & Negócios pelo Instituto Gênesis, Marina tem contato direto com os principais players do mercado de streaming e de redes sociais e está sempre em busca de atrelar criatividade com assertividade. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integrou o time de especialistas do GiRo Digital 2019, da Associação Brasileira da Música Independente.
GABRIEL LUPI
Gabriel Lupi é Senior Artist Marketing Manager do Amazon Music Brasil. Com passagem pela Deezer, aonde foi Head of Content and Artist Marketing, acumula mais de 15 anos de experiência no mercado de música e entretenimento. Foi empreendedor e sócio fundador da primeira agência de conteúdo estratégico no Rio de Janeiro, onde atendeu clientes como Universal Music, Sony Music, Som Livre, Rock in Rio, T4F, Oi, O Globo, Comitê Olímpico do Brasil, Rio 2016 e artistas como Paul McCartney, The Rolling Stones, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, entre outros. Atualmente é responsável pelos programas de marketing para promover artistas no Brasil e também a estratégia de redes sociais do Amazon Music no Brasil.
Parceiro institucional: Merlin
Realização: ABMI
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
ABMI - Associação Brasileira da Música Independente
A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN.