GAME DESIGN NA PRÁTICA (E NA TEORIA) CATEGORIA DO CURSODesign/Produção
PÚBLICO-ALVOEstudantes
e desenvolvedores de games e aplicativos móveis, profissionais de
marketing, negócios e vendas online, agências de publicidade, estúdios e
produtoras digitais. Atende público em geral que tenha interesse em
aprender sobre conceitos de design de games.
DESCRIÇÃO DO CURSOCriar
jogos (game design) é fazer design de experiências. Para o processo de
game design, é necessário entender não somente como funcionam as regras
de um jogo mas o que ocorre na consciência dos jogadores quando o jogo é
jogado e como ele é percebido.
O curso é voltado para
profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento e visa
proporcionar as ferramentas necessárias para se entender e projetar o
design de qualquer jogo, seja ele no formato digital ou analógico.
O curso é dividido em 2 partes, de aproximadamente 2 horas cada, ensinados no mesmo dia.
#1 - Apresentação do jogo base e do MDA Framework.O
MDA Framework é uma metodologia de game design usada por profissionais
do mundo inteiro. Ele separa a “anatomia” de um jogo em: Mechanics
(Mecânicas) - As regras e as estruturas que definem um jogo; Dynamics
(Dinâmicas) - As reações e as interações que acontecem quando um jogo é
jogado; Aesthetycs (Estéticas) - A impressão que o jogador tem da
experiência de jogo.
Por meio da experiência de jogar um simples
jogo de cartas, o MDA será apresentado de forma lúdica como um modelo
para se entender e projetar experiências de jogabilidade (gameplay).
#2 - Customização do jogo-base utilizando o MDA Framework.Os
participantes serão ensinados a usar o MDA Framework para criar
alterações no jogo-base. Entendendo como essas alterações no jogo
impactam na experiência do jogador e quais sentimentos são evocados por
determinadas mecânicas e dinâmicas, os participantes serão estimulados a
criar e testar suas próprias versões do jogo-base, tendo em primeira
mão uma experiência de game design completa.
Obras de referência: MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research | Hunicke, Robin; LeBlanc, Marc; Zubek, Robert.
The Art Of Game Design: A Book of Lenses | Jesse Schell
INCLUI: Coffee-break, material de aula em pdf e impresso.
OBJETIVOS DO CURSOIntroduzir
os alunos aos conceitos fundamentais de games design, analisando os
aspectos de estética, mecânica e regras que estão presentes em qualquer
tipo de jogo, seja ele digital ou analógico.
Ensinar como montar um jogo analógico em sala de aula, para visualizar a aplicação dos conceitos aprendidos na prática.
MINI AULA GRÁTIS: Os 5 grandes domínios da personalidade e 5 técnicas de game design
http://www.escolabrasileiradegames.com.br/blog/cursos/psicologia-design/QUEM MINISTRA O CURSOCaio
Ribeiro Chagas, é game designer e Diretor Criativo na Tlön Studios e
Editor-Chefe no canal de notícias Gamestorming. Trabalha com games desde
2008 tendo tido experiências com desenvolvimento de games para os
mercados de jogos publicitários (advergames) e jogos independentes
(indie games). Foi um dos idealizadores do Soul Gambler, um dos
primeiros jogos brasileiros a ser financiado pela plataforma de
crowdfunding Kickstarter. Trabalhou com grandes marcas como o Bradesco,
Boomerang, Pepsi Twist, PayPal, AES Eletropaulo, entre outras. Ele foi
premiado pelo jogo City Rain no IGF (Independent Games Festival), o
oscar dos jogos independentes, e pelo jogo Tank Invaders no Festival de
Jogos Independentes (Festival brasileiro que acontece dentro do simpósio
SBGames) em 2013.
Atualmente trabalha em uma versão aprimorado
do jogo Soul Gambler, chamada Soul Gambler: Director’s cut Edition e no
game experimental Face It.
CARGA HORÁRIA4 horas
VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃOR$ 360,00
FORMAS DE PAGAMENTOEm até 10x no cartão (Taxa de juros de 1,99% pelo MOIP)+
Depósito bancário à vista com 5% de desconto
Caso
um de nossos cursos seja cancelado, avisaremos com pelo menos 48 horas
de antecedência, e o valor será devolvido de acordo com as
regras para reembolso do SymplaA localização exata (rua,número, andar, sala) será informada de 5 a 3 dias antes do curso.