Sem conexão com a internet
ML

Manás Laboratório de Dramaturgia

Sobre o produtor

Uma Cena de Amor Para Francis Bacon

Sobre o espetáculo

A escrita de Uma Cena de Amor Para Francis Bacon ainda em 2019 e a montagem da peça esteve em processo de ensaio no início deste ano. Estes ocorriam em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade até março, quando foram interrompidos devido à crise da Covid-19 Neste período de quarentena, a equipe optou por manter os ensaios virtualmente. Depois de uma temporada de sete semanas entre junho e agosto, e apresentações pontuais sempre no último fim de semana dos meses de setembro, outubro e novembro, agora, o espetáculo finaliza o ano com este convite para apresentar – a 30ª apresentação! – dentro do projeto NOVAS FORMAS, UM NOVO TEATRO da VIRADA CULTURAL 2020!



Sobre o Manás Laboratório de Dramaturgia

O “Manás Laboratório de Dramaturgia” é um grupo de estudos teatrais cuja semente surgiu nos intervalos das aulas com Silvia Gomez, no CPTzinho de Antunes Filho. Depois de formados no CPT, o desejo de criar dramaturgia contemporânea uniu os colegas de turma Fernanda Zancopé e Dante Passarelli durante meses de pesquisa e exercícios no ano de 2019.  O primeiro texto saído do Laboratório é “Uma Cena de Amor para Francis Bacon”, que agora vem ao público. O Manás possui também a série de intervenções urbanas e virtuais “O Amor das Baratas”, que geram ações dramatúrgicas lançadas todas as quintas-feiras. (veja pela #oamordasbaratas nas redes sociais). Para o futuro, já existem outros textos dramatúrgicos no forno.

“É uma experiência incrível e um respiro teatral em meio à esta situação toda que atravessamos!” (Edson Freire Jr. da página Frisson Teatral)


“O texto pulsa contemporaneidade.” (Bruno Cavalcanti, Observatório do Teatro)


Coluna de Tony Goes na Folha de S. Paulo de 04 de agosto de 2020 destaca o espetáculo na programação do dia: “O Manás Laboratório de Dramaturgia encena a peça de Fernanda Zancopé, em que uma artista plástica questiona sua vida e carreira.”


“O grupo Manás Laboratório de Dramaturgia está com um espetáculo online incrível chamado "Uma cena de amor para Fancis Bacon", com texto de Fernanda Zancopé. [...] O texto aborda as relações abusivas no amor, no trabalho e o papel do artista na sociedade, no qual há um estranhamento profundo entre a “obra” e “mercadoria”. O elenco, formado por Leonardo Silva, Luiza Válio, Pedro Ribeiro, Dante Passarelli e Fernanda Zancopé, explora de forma extremamente poética recursos do aplicativo Zoom e o uso do chroma key. O hibridismo entre teatro e audiovisual foi muito bem trabalhado, criando uma nova poética e abrindo novas possibilidades de expressão artística.” (Roger Marza, membro do Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual da USP)


Teatrojormal anota o espetáculo em 04 de julho de 2020: “Arte, vida e amor via Bacon e mundo mercantil”


“O profundo texto de Zancopé tem como protagonista uma artista plástica que, entre delírios, memórias e realidade, reflete sobre um relacionamento abusivo.” (Página de cultura e variedades Perdido In Sampa)


“A estética de Bacon aparece de forma visual, mediando as personalidades dos personagens [...] as suas imagens vão na contramão da realidade objetiva, assim como a peça de Fernanda Zancopé: não se sabe o que é delírio e o que é real.” (Letícia Futurismando, da página A Sopa Análises Marginais)


“De uma forma revolucionária e tecnológica, o grupo Manás Laboratório de Dramaturgia apresenta a peça inédita “Uma Cena de Amor para Francis Bacon” na plataforma digital Zoom, devido a pandemia do Covid-19. 

Totalmente on-line e em tempo real, o espetáculo narra a vida de uma artista plástica que, entre delírios, memórias e realidade, reflete sobre um relacionamento abusivo com as temáticas de casamento e aborto.

Os atores Dante Passarelli, Fernanda Zancopé, Leonardo Silva, Luiza Válio e Pedro Ribeiro se conectam com a plateia digital transmitindo cenas de leitura corporal com ângulos amplos e closes, que fazem o usuário sentir-se vivo, através de emoções, e mergulhar em sentimentos internos do nosso cotidiano.

No quesito de cenografia, além dos planos de fundo, o espetáculo traz projeções que transformam a nossa experiência de estar em casa para dimensões teatrais.

Com texto original de Fernanda Zancopé, a temporada digital de “Um Amor Para Francis Bacon” estará em cartaz até 15 de agosto. Vale a pena assistir!” (Rodrigo Bueno do portal Acesso Cultural)





“Uma Cena de Amor Para Francis Bacon”

Sinopse: Dramaturgia original em que uma artista plástica coloca em xeque o valor dos acontecimentos de forma a transformar sua própria vida em obra de arte. Nesta espécie de tragédia do mundo mercantil, misturam-se as barreiras entre memória, realidade e imaginação. Aqui, a impossibilidade de diálogo entre homem e mulher, dadas as suas lógicas contraditórias, causam consequências irreversíveis. Esta peça é dedicada a todas as mulheres artistas do mundo.

Ficha técnica:

Autoria: Fernanda Zancopé

Direção: Dante Passarelli e Fernanda Zancopé 

Figurino: Padu Cecconello

Preparação Corporal e direção de movimento: Bia Miranda

Elenco:  Leonardo Silva, Luiza Válio, Fernanda Zancopé, Pedro Ribeiro e Dante Passarelli  

Foto: Giovana Pasquini

Realização: Manás Lab. Dramaturgia


Notou algo suspeito nessa página?Denuncie