App Sympla
Baixe agora

Fórum VR - 7º Festival Curta Brasília

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Fórum VR - 7º Festival Curta Brasília

Co-Piloto - Brasília, DF
14 de dezembro de 2018, 09h - 15 de dezembro de 2018, 17h

Ingressos

Passaporte Fórum VR - meia entrada (2 dias) 
R$ 50,00
Pague em até 12x
Vendas até 14/12/2018
Encerrado
Passaporte Fórum VR (2 dias)
R$ 100,00
Pague em até 12x
Vendas até 14/12/2018
Encerrado

Descrição do evento

 O Curta Brasília chega a sua sétima edição inovando! Indo além do Espaço VR, expandimos a programação de realidades estendidas inaugurando o Fórum VR.

 O objetivo é promover diálogos e expandir os horizontes do mercado de VR e das possibilidades para as realidades estendidas (virtual, aumentada e mista) em Brasília e no mundo. A programação é composta por oficinas, masterclass, demonstrações práticas e painéis com convidados internacionais e locais.

O evento ocorre no espaço Co-Piloto Coworking, 306 sul, a poucos minutos de caminhada do Cine Brasília!

Não perca essa oportunidade e venha expandir suas realidades!


PROGRAMAÇÃO

14/12 - Sexta - Feira
10h - 11h40
VR CASE - Entre realidades: Colaborações internacionais e coproduções

CONVIDADOS:
Doede Holtkamp - VRDays
Frederik Lassen - XRBASE
Ricardo Laganaro - ARVORE

MEDIAÇÃO:
Ana Arruda - Curta Brasília

12h - 13h
VR DEMO - Experimentações práticas

CONVIDADOS:
Henrique Siqueira - Caixote Histórias Imersivas
Filipe Gontijo - Caixote Histórias Imersivas

13h - 14h30 - Intervalo para almoço

14h30 - 16h30
VR MASTERCLASS - Narrativas e storytelling imersivo: direção na realidade virtual

PALESTRANTE
Ricardo Laganaro

Apresentação: Filipe Gontijo

---------------------------------------------------------------------
15/12 - Sábado
10h - 11h40
VR CASE - Narrativas Imersivas: Desafios, Oportunidades e Novos Mercados

CONVIDADOS:

Deborah Yscava - ANCINE
Fabiana Marschalk - Estúdio Quanta
Felipe Costa - Bad Minions
Helena Santiago - Pesquisadora em Acessibilidade em games - LET/IL UnB
Hugo Vaz - Behold/ Indiewarehouse
Rodrigo Terra - ARVORE/ Voyager

MEDIAÇÃO:
Fabricio Ofuji - Professor UniCEUB

12h - 13h
VR DEMO: Experimentações Práticas

CONVIDADO:
Rodrigo Terra

13h - 14h30 - Intervalo para almoço

14h30 - 16h30
VR OFICINA: oficina introdutória a modelagem 3D na realidade virtual
*necessário trazer computador pessoal

OFICINEIRO
Rodrigo Koshino - Ateliê Xinela

CONVIDADOS:

Ricardo Laganaro mistura filmagem tradicional, stop-motion, computação gráfica, além de escrever suas experiências imersivas. Criador de diversos projetos imersivos como o musical “O Farol, o videoclipe em 360° mais assistido no mundo em 2016. Ele é criador e professor convidado do laboratório de design e experiências imerivas na Universidade Belas Artes de São Paulo. Na ARVORE, é sócio e “Chief StoryTelling Officer”.

Doede Holtkamp é chefe de parcerias internacionais, VRDAYS, conferência tech em Amsterdã, explorando as possibilidades com Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Mora em Amsterdã e trabalha na XRBASE, ele viaja o mundo explorando novas oportunidades de parcerias na indústria de XR. Nos últimos anos tem trabalhado para expandir as colaborações Holanda-Brasil em XR. Doede tem experiência comprovada em coordenação de parcerias internacionais, estimulando start-ups e investidores e organizando eventos em grande escala.

Fred Lassen é dinamarquês e mora em Amsterdã, onde trabalha como XR freelancer na XRBASE. Frederik é conhecido no universo de XR europeu por vários papéis como organizador de eventos, produtor criativo e distribuidor de projetos. Ele é o “iniciador” por trás de “Políticas da Natureza”, uma iniciativa internacional que unifica pessoas da tecnologia, ciências sociais e estudos do meio ambiente. Com a ajuda de XR, tem o objetivo de melhorar a comunicação entre os seres sensíveis.

Rodrigo Terra é Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. É grande fomentador das novas mídias imersivas como Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual pelo Sebrae/APRO, foi jurado e ministrou clínicas de projeto em festivais como Ventana Sur, Festival de Brasília além de keynote speaker em eventos internacionais como NABShow e VR Days Europe. Hoje é presidente da Associação EraTransmidia, co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas.

Vincent Ravalec é autor de cerca de quarenta títulos, entre romances, contos, quadrinhos, ensaios e poesia. É também compositor. Dirigiu longas e curtas-metragens, incluindo produções exibidas ou premiadas em Cannes e Clermont Ferrand, além de séries para a internet e experiências interativas. Colabora em produções como roteirista ou consultor para cinema, televisão ou transmídia e ministra oficinas de roteiro.

Filipe Gontijo migrou das produções de internet para o cinema em 2006, no 39o Festival de Brasília quando conquistou o prêmio do júri oficial de melhor direção em curta-metragem. Filipe criou formatos híbridos como o filme-jogo interativo (com mais de 400 mil espectadores em cinema, app e internet), o gibi-clipe vertical, e atualmente se dedica à finalização do seu primeiro longa-metragem, O Capitão Astúcia.

Henrique Siqueira com uma trajetória marcada pela busca de novos formatos e linguagens, é diretor e roteirista que explora as possibilidades das mídias digitais para aproximar público e conteúdo. Em 2015, produziu de forma independente um projeto que humaniza filmes de realidade virtual. Participando na concepção de filmes, desbrava as questões tecnológicas, sempre buscando o maior envolvimento e empatia entre o espectador e as narrativas.

Rodrigo Koshino: Em 2017 através de softwares do “Oculus Medium” começou a modelar objetos e cenários 3D. No ano de 2018, como membro do Ateliê Xinela, já produziu em parceria com os outros membros do ateliê 7  jogos, PABG, FOFA 2018, Terra Nova, Pirata, Sábado Prime,  Bruxa e Samsara.

Deborah Yscava - Graduada em Relações Internacionais na USP e com formação em Roteiro Cinematográfico pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Servidora pública da ANCINE desde 2014.

Helena Santiago Vigata é professora do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de Brasília (UnB). Sua tese de doutorado abordou a experiência artística de pessoas com deficiência visual em museus, teatros e cinemas. Atualmente cursa uma especialização em Tradução e Localização de Videogames (Istrad). É líder do grupo de pesquisa e extensão Acesso Livre.

Hugo Vaz é brasiliense, Designer Visual e tem experiência com desenvolvimento de jogos desde 2008. É sócio diretor da Behold Studios, onde contribuiu em mais de 20 projetos, entre eles 3 jogos lançados do mercado internacional. Também é sócio do coworking Indie Warehouse, que promove eventos e cursos em prol do fortalecimento do ecossistema de games em Brasília.

Felipe F. Costa Sócio-Fundador da Bad Minions Studios desenvolvedora de Jogos de Entretenimento para Consoles (Playstation e XBox) e PC e Coordenador do Curso de Jogos Digitais do IESB. Biólogo por formação e Especialista em Desenvolvimento de Jogos. Expertise nas funções de Artista de Cenários, Efeitos Especiais para Jogos e Composição Visual.

MEDIADORES

Ana Arruda é sócia-diretora da Sétima Cinema, empresa brasiliense especializada em festivais de cinema e projetos que unem o audiovisual, interatividade e outras artes. Idealizadora e coordenadora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem e do InterAnima - Festival Internacional de Animação e Interatividade. Produtora, curadora e programadora, com experiência em mais de 50 mostras e festivais de cinema no Brasil e em outros países desde 2002, com destaque para projetos recentes sobre realidade virtual e narrativas imersivas.

Fabrício Ofuji é educador, produtor cultural, produtor executivo de turnês e produtos midiáticos. Possui Mestrado em Comunicação - linha de pesquisa Processos Midiáticos: tecnologia e mercado, sob orientação do professor Sergio Amadeu. Atualmente é docente no UniCEUB e IFB.


 PÚBLICO ALVO: entusiastas, realizadores e programadores que buscam expandir suas possibilidades.

 

Sobre o produtor

Local

Co-Piloto
CLS 306 Bloco A, , Asa Sul
Brasília, DF

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.