Fale com o produtor

O evento já encerrou...

FORÇA FEMININA YAWANAWÁ NA SERRA SAGRADA

Carregando recomendações...
Evento encerrado

FORÇA FEMININA YAWANAWÁ NA SERRA SAGRADA

07 dez - 2018 • 07:00 > 09 dez - 2018 • 14:00

 

Descrição do evento

FORÇA FEMININA YAWANAWÁ NA SERRA SAGRADA

 

No mês de dezembro teremos a imensa alegria de receber na Eco Aldeia Serra Sagrada uma das tradições indígenas mais representativas de nosso país: o legado do povo Yawanawá – o povo da Queixada.

Os Yawanawás vivem no Acre, na nascente do Rio Gregório, em pleno coração da Amazônia brasileira, na fronteira com o Peru. Guardiões dos cantos e das medicinas da floresta, este povo graças à atuação de seu Cacique Bira Yawanawá, passou por um profundo processo de resgate de suas tradições desde os anos 80, lutando contra a crescente expansão da aculturação de suas heranças religiosas e culturais feridas pela extração da borracha e pelos missionários catequéticos. Em um gesto de salvaguardar seu povo, Bira buscou reatar os costumes, rezos e legados de seu povo, solicitando que os mais velhos ensinassem aos jovens os cantos, danças, dietas e trabalhos com as plantas maestras. Tradição que se perpetuou sobretudo pelos ensinamentos do Pajé Tatá, que iniciou vários novos aprendizes no ofício da medicina da Pajelança. Dentro deste contexto, surge o nascimento das primeiras mulheres que buscam dietar para se tornarem pajés, uma prática antes restrita apenas aos homens. As mulheres Yawanawás são exemplo de como a tradição se reencena, se realimenta e se legitima na força de seu sagrado a quem lhe é de direito por honradez e mérito!

 

Receberemos na Serra Sagrada uma destas mulheres anciãs que estudou e dietou diretamente com o Pajé Tatá aprendendo dele seus ensinamentos, rezos e diálogos com as plantas de poder. A força e a doçura de Waxy Yawanawá é que guiará a vivência durante estes três dias em nossa casa, ao lado do canto precioso de sua filha Hukê Netê.  

 

O encontro é uma grande oportunidade para que possamos conhecer as medicinas curativas da floresta, dentro da prática ritual dos Yawás. Durante a cerimônia, trabalharemos com o Uni (ayahuasca/Daime), o Rumã (rapé) e a Sananga (colírio), além de outras plantas de poder e práticas que nos levarão, simultaneamente, a dois universos: um intimista, de profundo autoconhecimento e expansão de consciência, pois as medicinas nos proporcionam grandes reflexões existências; outro, de teor “transpessoal” e espiritual, pois aliados às ervas, aos cantos invocados, aos estudos das músicas e dos grafismos, nos conectaremos com os seres sagrados da floresta, colocando-nos em diálogo com a rica mitopoética que fundamenta a essência do povo Yawanawá. Essência que também é nossa, pois nos conduz à nossa origem e à compreensão de Nossa Natureza!

 

Sejam todos muito bem-vindos!

 

Haux, Haux!

 

PROGRAMAÇÃO: 

 

07/12 – SEXTA-FEIRA

07:00 – Saída dos grupos de carona de BH.

11:00 – Chegada, montagem das barracas, acomodações na Eco Aldeia, banho de rio.

13:00 – Almoço e descanso de uma hora

15:00 – Feitio de Rapé

20:00 – Roda de cantos Yawanawá com aplicação de rapé

 

08/12 – SÁBADO

07:00 – Saída dos grupos de carona de BH para os que virão para o encontro apenas por dois dias. Enquanto isso, na Serra Sagrada: atendimentos individualizados previamente agendados. Enviarei sobre as práticas realizadas por Waxy aos que vierem ao encontro. Os atendimentos individualizados têm uma contribuição à parte de 100 reais e devem ser passados diretamente a ela.

11:00 – Chegada, montagem das barracas, acomodações na Eco Aldeia, banho de rio.

13:00 – Almoço e descanso de uma hora

14:00 às 17:00 – Pintura Corporal Yawanawá

17:30 – Lanche

18:00 às 21:00 - Descanso

22:00  até o amanhecer do dia - Pajelança: Cerimônia medicina do povo Yawá; com as medicinas do Uni (ayahuasca, rapé e sananga).

 

09/12 – Domingo

10:00 – Café da manhã.

11:00 – Temazcal com algumas portas saudando a tradição do povo Yawanawá.

13:00 – Almoço

14:00 horas – Encerramento do encontro e regresso a BH.

 

Sejam todos bem-vindos!

Haux, haux, haux!

 

RECIPROCIDADE PELAS ATIVIDADES DURANTE 3 DIAS:

  330,00 – incluindo todas as práticas e a alimentação.

RECIPROCIDADE PELAS ATIVIDADES DURANTE 2 DIAS

  240,00 – incluindo todas as práticas e a alimentação.

 

Formas de pagamento: Pelo sympla, que divide em até 10 vezes no cartão, ou depósito em conta bancária. Quem optar pelo depósito em conta, favor entrar em contato in box.

 

LOCALIZAÇÃO E ACOMODAÇÕES:

 

A Eco Aldeia Serra Sagrada fica na Serra do Cipó, na cidade de Santana do Riacho, a 140 km de BH. Não temos sinal de comunicação, pois a proposta do retiro é justamente o de imersão absoluta na natureza. Desta maneira, por favor, deixe seus familiares cientes disso.

 

Somente as pessoas que se inscreverem no evento receberão o mapa do local.

 

A estrada de chão para a chegada na Eco Aldeia é muito tranquila. Entretanto, dirijam com cuidado e em baixa velocidade para evitar derrapagens, devido ao cascalho presente em toda a estrada, e acidentes pela falta de visibilidade nas curvas.

 

Os irmãos que não possuem carro chegam ao local por meio de caronas solidárias, contribuindo com 30 reais para ajudar nos custos da gasolina. Na semana que antecede o evento, criamos o grupo de caronas e dividiremos quem irá com quem.

 

Os participantes que se interessarem por ficar em nossos quartos de hospedagem podem entrar em contato conosco para realizar as reservas. O aluguel dos quartos durante o encontro tem o custo de 200 reais para os quartos individuais ou casais, e 400 reais para os quartos que comportam até seis pessoas.

 

A Eco Aldeia disponibiliza de banheiros secos com chuveiros de água quente aos participantes. A proposta do espaço é que estejamos cada vez mais integrados à natureza. Sendo assim, optem por produtos de higiene pessoal mais naturais para que estejamos protegendo a natureza que nos protege. Ao chegarmos à Serra Sagrada toda essa consciência frente à paisagem nos levará a grandes reflexões.

 

Nossa alimentação é vegetariana ao longo de todo o encontro, sem óleo, com o mínimo de condimentos, sucos naturais e um delicioso cardápio, o que promove um belo processo de desintoxicação durante esses dias e nos deixa bem aptos para as práticas que realizaremos. Por amor, não tragam doces, chocolates e produtos lácteos para o encontro. Este respeito é essencial para o desenvolvimento das atividades e harmonia de todos nós. O cuidado com a nossa alimentação reflete profundamente nas experiências que iremos ter. A limpeza do corpo físico promove grandes limpezas de nossos campos emotivos e nos abre a grandes conexões espirituais.

 

Não é permitido beber nem fumar na Eco Aldeia, a não ser o tabaco em práticas ritualísticas (o irmão que tiver alguma dependência pode entrar em contato comigo).

 

E esta é a nossa proposta: Vida, Paz, Consciência, Caminhos abertos!

 

Sejam todos bem-vindos!

 

E que estejamos juntos por Amor!

 

Metaquiaze!

Local

Serra Sagrada

Serra do Cipó

Santana do Riacho, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Adriano Bitarães

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora