1ª Feira Literária de Betim - Na Rota do Saber


Compartilhar:

Próximos eventos
Eventos passados

Sobre

I FLIB - Betim na Rota do Saber

 

A FLIB - Feira Literária de Betim, realizada pelo Instituto Ramacrisna e pela Prefeitura de Betim, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Fiat Chrysler, é um presente e um convite para a cidade e região.

Um presente porque convida e oferece a crianças, jovens e adultos intensa programação literária e cultural durante sete dias: palestras, oficinas, narração de histórias, encontros com autores, lançamentos de livros, leituras dramáticas, saraus, feira de livros...

Um convite porque extrapola a condição de evento e propõe à cidade a ampliação de seu projeto de educação literária, sendo a culminância das atividades desenvolvidas nas escolas durante todo o ano, tendo na Jornada Literária seu principal expoente, e a renovação do compromisso de formar leitores.

 

Em consonância com seu principal programa educacional, o Rota do Saber, a primeira edição da FLIB traz em sua essência a interação entre escola e comunidade e o diálogo da literatura com diversas artes e saberes – ciência, música, teatro, artes visuais, culturas populares e tradicionais , celebrando encontros e valorizando distintas experiências.

 

Mais que um evento festivo, a FLIB convida a comunidade e, principalmente, os estudantes a novas formas de vivenciar Educação e Cultura, ampliando seu repertório simbólico, inaugurando caminhos de fruição cultural, criando condições para uma interpretação ampliada e crítica do mundo e do tempo em que vivemos e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

 

A médio e longo prazos, a experiência de participar de atividades literárias com colegas, professores e famílias reverberará na vida escolar e na formação integral de crianças e adolescentes, uma vez que um olhar ampliado e diverso para o mundo, algo que as artes e, especialmente, a literatura constroem com excelência, é condição essencial para a educação.

 

A homenagem a Conceição Evaristo e Walter Lara, que, com palavras e imagens nos oferecem narrativas para ver o mundo em que vivemos e as relações das quais fazemos parte, está pautada no entendimento da literatura como rota para muitos e diversos saberes. Com suas tintas e letras somos convocados crianças, jovens e adultos – a caminhos, com os desvios exigentes das artes, que nos oferecem histórias, realidades sociais distintas, sonhos, angústias e medos que constituem nossa humanidade e que nos permitem conhecer quem somos e o tempo em que vivemos. De sua pequena aldeia, Conceição Evaristo e Walter Lara propõem uma rota para saber, conhecer e compreender. 

 

 


Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.