Fale com o produtor

O evento já encerrou...

FGMF: 15 anos de arquitetura contemporânea

Carregando recomendações...
Evento encerrado

FGMF: 15 anos de arquitetura contemporânea

28 jun - 2017 • 19:30 > 28 jun - 2017 • 21:30

 

Descrição do evento

*********** ATENÇÃO! INGRESSOS ESGOTADOS!!! ***********

No segundo encontro de 2017 do programa de palestras ARQ!BACANA / MCB, receberemos o premiado e badalado escritório FGMF Arquitetos, de Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Comemorados em 2015, os 15 anos de trajetória do escritório foram revistos em livros, matérias e exposições, e agora o público do Museu da Casa Brasileira recebe este bate papo com os arquitetos, falando sobre a trajetória, os processos de investigação de materiais, os prêmios recebidos ao longo desta década e meia que os tornaram relevantes no cenário nacional e internacional.

O ano passado foi marcante na carreira do FGMF Arquitetos, escritório paulistano de arquitetura liderado por Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz. Simultaneamente à distinção máxima que alcançaram no Prêmio AsBEA - o Prêmio Roberto Aflalo, pelo conjunto da obra - o trio de arquitetos formados pela FAU/USP lançou em novembro o livro comemorativo pelos seus quinze anos de atuação, no qual apresentam um apanhado da sua prolífica atuação, que já computa mais de 350 projetos desenvolvidos.

São casas, escritórios, edifícios residenciais e comerciais, fábricas, peças de mobiliário, projetos de intervenção urbana, sedes de clubes, entre outros. Uma proposta de escalas e programas variados, desenvolvidos com o espírito investigativo de um estúdio, mas amparados pela regularidade de uma organização empresarial.  

Eles começaram a trabalhar juntos ainda enquanto estudantes, em 1999, cursando o 4º ano da faculdade, e já em 2003 conceberam o seu primeiro projeto premiado: o Instituto Viver, em São Paulo, localizado em uma comunidade carente do bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. O trabalho, que sedia a instituição homônima e se desenvolve através de duas edificações entremeadas por pátio aberto, foi vencedor do prêmio colombiano Rogélio Salmona, que homenageia projetos latinoamericanos qualificados pela existência de espaços semi públicos.

De lá para cá as distinções só fizeram se multiplicar, o que reflete a produtividade e excelência das criações do FGMF. São mais de 80 prêmios e menções. A não especialização faz parte dos seus planos e identidade, o que se aplica tanto aos programas e linguagem da arquitetura que desenvolvem, quanto no processo de trabalho. Indagados sobre o seu método criativo, costumam assinalar a experimentação como eixo, mantendo como aliado o pé constante no canteiro de obra. O olhar atento à materializarão da arquitetura, assim, foi gabaritando os arquitetos a conquistarem sempre novas frentes de atuação.

Entre diversas obras de autoria do trio, destacam-se o Instituto Viver, a Cara Grelha, Casa das Grelhas Deslizantes, Agência Rex e o Edifício Corujas. Mas o trio não se acomoda, e ainda está em busca de outras tipologias de projeto ainda não exploradas. Pois, na palavra deles, "descobrir o que fazer, essa é a graça".

Local

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 Jardim Paulistano

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

ARQ!QBACANA / revista PROJETO

O ARQ!BACANA é o portal de eventos da Arco Editorial / revista PROJETO, e realiza palestras, tours arquitetônicos e eventos corporativos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora