Festival Black Codes_Feira Preta RJ_Painel Transição Capilar

Museu MAR - Rio de Janeiro, RJ
27 de novembro de 2016, 14h-18h

Compartilhar:

Ingressos

ingresso único
Grátis
Vendas até 26/11/2016
Encerrado

Descrição do evento


BLACK CODES TRANSIÇÃO CAPILAR

Dia 27/11 - Horário: 14h às 16h


Nos últimos anos o movimento de transição capilar se espalhou rapidamente na internet. Cansadas de alisar o cabelo, blogueiras e youtubers vem compartilhando dicas e informações para incentivar quem quer assumir os cabelos crespos e cacheados. O que isso tem a ver com empoderamento? Descubra nesse painel que reúne as idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo, Encrespa Geral, integrantes do coletivo Meninas Black Power e do Youtube do Amor.


Mediação: Cássia Marinho. Tecnóloga em Beleza, Estética e Imagem Pessoal, e pós-graduada em Cosmetologia aplicada, é expert e referência em cabelo afro.  


Movimento Orgulho Crespo


Movimento em prol da valorização das mulheres com cabelos crespos, do empoderamento e da estética negra. Iniciado em 2015, com a 1ª Marcha do Orgulho Crespo em São Paulo, se espalhou rapidamente para outros estados e hoje está presente no Brasil e no exterior, sendo coordenado por Neomisia Silvestre (Hot Pente) e Nanda Cury (Blog das Cabeludas).


  • Nanda Cury: apontada pela ONG Think Olga como uma das 200 mulheres mais inspiradoras do mundo em 2015, na categoria blogs e redes sociais, é uma das idealizadoras da Marcha do Orgulho Crespo e criou o Blog das Cabeludas em 2008, onde publica conteúdo autoral para inspirar mulheres a aceitarem seu cabelos cacheados e crespos, livres de alisamento. É bacharel em Relações Internacionais e especialista em Marketing Digital.


  • Neomisia Silvestre: Jornalista, escritora, produtora cultural e ativista. Atua em projetos artísticos e socioculturais com foco em juventude, periferia e estética negra. É uma das idealizadoras da Hot Pente, projeto independente e itinerante de hip hop com protagonismo feminino; e uma das responsáveis pela criação, organização e articulação nacional do Movimento Marcha do Orgulho Crespo Brasil, iniciado em julho de 2015, em São Paulo. Escreve para o HuffPost Brasil.


  • Renata Prado: 28 anos, carioca, mãe, professora, ativista e integrante da Marcha do Orgulho Crespo Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como produtora e no desenvolvimento de um projeto social. Sua relação com ativismo tem como foco a valorização da autoestima e da estética de mulheres e crianças negras por meio do empoderamento.


  • Marcela Lisboa: 25 anos, é estudante de jornalismo e produtora cultural. É ativista do movimento negro, integrante da Cia CorpAfro e da Marcha do Orgulho Crespo RJ. 


Encrespa Geral


Projeto de ação social, com protagonismo negro, para um público multirracial. Dentre os principais objetivos destacam-se a promoção de eventos para tratar das temáticas do genocídio estético, do incentivo ao uso do cabelo natural e da valorização da cultura popular brasileira e de matriz africana. Iniciado no Brasil, por Eliane Serafim, hoje está presente na Inglaterra, Irlanda, Itália, Estados Unidos, Angola e Austrália.


Eliane Serafim é idealizadora do Encrespa Geral, Terapeuta Capilar e Tricologista (Não Médica), pela empresa Cabelo e Bem Estar.  


Meninas Black Power


Composto por mulheres negras que optam pelo cabelo crespo natural, o trabalho do Coletivo consiste em incentivar a consciência do valor do cabelo crespo natural e outras características naturalmente pretas. Mais do que ensinar sobre cuidados, a missão é viabilizar a eliminação do racismo, preconceitos internalizados e fornecer meios para que a aceitação seja eficaz e constante. O coletivo realiza atividades por meio de grupos de trabalho nas áreas de educação, história-política, comunicação, cultura, moda e beleza e ações educativas para os públicos infanto-juvenil, como contação de histórias e oficinas em escolas da baixada fluminense. No Rio de Janeiro, o coletivo Black Power também promove o encontro Encrespando.


  • Jessyca Liris, filha de Omolú. Preta e mulher, respectivamente. 22 anos, da zona oeste do Rio, amadora na fotografia e formada em audiovisual pela ESPOCC.

  • Tainá Almeida. Estudante de Letras na Universidade Veiga de Almeida e tradutora / intérprete de Português - Inglês. É diretora de criação da grife Srta. Chris e uma das coordenadoras do Coletivo Meninas Black Power. No último dia 21 de Outubro Tainá, palestrou TEDxUnisinos e agora é nossa convidada.


YouTube do Amor

  • Marfim Rosa: Mulher Negra, Crespa, Mãe, +40, produzindo conteúdo sobre beleza, cultura e empreendedorismo e empoderamento

  • Débora Ninja é modelo, maquiadora, blogueira e youtuber. Formada em Design de Moda e Tecnologia Têxtil, produz conteúdo para a internet com foco em cuidados com cabelo crespo, como penteados e hidratações. Também fala sobre autoestima, empoderamento e valorização da estética negra.

  • Gabi Oliveira é formada em Comunicação Social e atualmente é criadora de conteúdo no canal DePretas, no YouTube. Em seus vídeos, além da estética negra, ela aborda assuntos relacionados à vivência da mulher negra e relações étnico-raciais no Brasil.

  • Luany Cristina tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro, é blogueira, youtuber e representante da cultura e beleza negra no mundo virtual. Formada em Design de sobrancelha e maquiagem, usa sua autenticidade, naturalidade e influência digital para compartilhar conhecimentos e dicas sobre maquiagem e cuidados com cabelo crespo. Também aborda assuntos sobre o universo feminino, auto estima e a valorização da beleza negra.  


Participação: Nathália Cabral, formada em Turismo pela Federal do Estado do Rio e pós-graduada em Marketing e Negócios pela ESPM. Está no Google há 4 anos, trabalhou com consultoria de anúncios para pequenos e médios negócios e há 1.5 anos trabalha oferecendo consultoria para as próximas grandes estrelas do YouTube.


Sobre o produtor

Feira Preta

Promover o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade negra no país, através do fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de artistas e micro-empreendedores afro-brasileiros ou que atuam com o mercado étnico.

Comentários

Local

Museu MAR
Praça Mauá, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.