Festival Black Codes_Feira Preta RJ_Painel Ecossistema Afroempreendedor

Museu MAR - Rio de Janeiro, RJ
26 de novembro de 2016, 14h-18h

Compartilhar:

Inscrição

ingresso único
Grátis
Inscrições até 26/11/2016
Encerrado

Descrição do evento

BLACK CODES ECOSSISTEMA AFROEMPREENDEDOR
Dia 26/11 - Horário: 14h às 18h


Como fortalecer o ecossistema afroempreendedor? Essa é a questão que norteará a discussão deste painel que contará com a participação de vários atores que compõem esse ecossistema:


  • Feira Preta - Adriana Barbosa é presidente do Instituto Feira Preta e sócia da produtora cultural Pretamultimidia. Com pouco mais de 20 anos de idade, criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta, que é o espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afroempreendedoras de diversos segmentos. Hoje, a Feira Preta se consolidou como uma plataforma de empreendimentos culturais, econômicos e educacionais (PRETA MULTIMÍDIA, AFRO-LAB, CASA DA PRETA, PRETA TRUCKER e BLACK CODES) capitaneados pelo Instituto Feira Preta.


  • Inova Capital - Leno Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação, diretor executivo do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, e coordenador do Inova Capital – Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros. É membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade e da Kultafro – Rede de Empreendedores, Artistas e Produtores de Cultura Negra; conselheiro do Museu Afro Brasil. Foi gerente de comunicação do Instituto Ethos e diretor de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e de Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, resultado parcial das crônicas que escreve semanalmente há mais de 10 anos, as quais as envia para um mailing pessoal, além de publicá-las no seu Facebook e nos portais envolverde.com.br e saopaulosao.com.br.


  • Black Pages - Daise Rosas. Consultora em Empreendedorismo com foco em empreendedorismo feminino, plano de negócios, desenvolvimento econômico, economia criativa, estratégias de negócios, processos de desenvolvimento organizacional, geração de trabalho e renda. Docente em cursos de Administração de Empresas e Psicologia, pesquisadora  em políticas públicas, gênero e raça e empreendedorismo. Gestora de Programas e Projetos: elaboração, implementação e avaliação. Empresária no ramo de Saúde e Beleza, Consultoria Empresarial sendo co-criadora e gestora das empresas EOSS Consulting, Black Pages Brazil e Instituto de Beleza Les Etoiles. Mãe de dois jovens, Mestre em Educação e Doutoranda em Psicologia Social, analisando o Empreendedorismo Feminino. Embaixadora Global em Empreendedorismo, título concedido pela organização estadunidense Vital Voices e membro da WeConnect, ambas empresas que apóiam o empoderamento das mulheres no mundo.  


  • Beleza Natural - Marcia Silveira é gerente de comunicação e endomarketing da rede de Institutos Beleza Natural, empresa especializada em soluções para os cabelos crespos e ondulados, com foco na base da pirâmide e case de empreendedorismo em universidades como FGV, Coppead, ESPM, Columbia (EUA) e IE Business School (Espanha). Com 16 anos de carreira em Comunicação e Marketing, especializou-se em Comunicação Corporativa pela Universidade Cândido Mendes. Recentemente participou do curso de especialização em empreendedorismo na Boston College, nos Estados Unidos, no IE Business School, na Espanha e concluiu MBA Executivo no COPPEAD, da UFRJ.


  • Afro Business - Fernanda Ribeiro é co-fundadora e vice-presidente da Associação Afrobusiness Brasil. Formada em turismo e pós graduada na área de comunicação corporativa. Atuou em empresas multinacionais do segmento aéreo nas áreas de qualidade, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna. Dedica-se também ao desenvolvimento de ações e programas para fomento da diversidade, inclusão econômica e social relacionados às temáticas de gênero e étnico-raciais.


  • Reafro - Adilton de Paula é coordenador geral do Instituto Adolpho Bauer, Membro da Direção da CONEN – Coordenação Nacional das Entidades Negras e da União Ibero Americana de Municipalistas,  Coordenou nos anos de 2013 a 2015 o Projeto Brasil Afroempreendedor, realizado em Parceria com o CEABRA SP, o Instituto Adolpho Bauer e o SEBRAE Nacional e idealizador do Programa Inova Brasil, desenvolvido em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Adilton hoje faz parte da Coordenação Administrativa da REAFRO – Rede Brasil Afroempreendedor e é um especialista no desenvolvimento do Afroempreendedorismo e em formulação de Políticas de Combate as Violências de raça, gênero e geracionais.


  • Kilombu - Vitor Del Rey. Jovem, Negro. Exerce trabalho voluntário, como Relações Públicas e Gestor de Projetos na Educafro. É pesquisador de Gestão Estratégica em Economias Emergentes com foco em Gestão da Pobreza e, há dois anos trabalha como co-organizador do International Master Program in Practicing Management, na FGV. É militante do Movimento Negro, tendo espaço de fala com os demais movimentos sociais, Negros/Não Negros do Brasil. Ademais, é discente de Ciências Sociais e História na FGV. É Co-Fundador dos aplicativos Kilombu e eMude!



Mediação: Daniele Apone, Entrenós Facilitação. Sustentabilista e especialista em investimento social privado e empreendedorismo social. Pós-graduada em Economia e Gestão para Sustentabilidade pela UFRJ. Idealizadora da Entrenós Faciltação, consultoria de planejamento e gestão de projetos socioambientais.




Sobre o produtor

Feira Preta

Promover o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade negra no país, através do fomento ao empreendedorismo e fortalecimento de artistas e micro-empreendedores afro-brasileiros ou que atuam com o mercado étnico.

Comentários

Local

Museu MAR
Praça Mauá, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.