Login
O evento já encerrou...
Feira da Música - Inscrição Geral para Oficinas de 3h
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Feira da Música - Inscrição Geral para Oficinas de 3h

29 out - 2020 • 14:00 > 30 out - 2020 • 21:00

Evento Online via Zoom

Descrição


PROGRAMAÇÃO | OFICINAS COM 3H/A


INSCRIÇÃO GERAL

Inscrevendo-se para a programação de oficinas de 3h/a, você ganha acesso a todos os encontros, mesmo que deseje participar apenas de algum em específico. Destacamos que a inscrição é intransferível, ok? Ou seja, se você se inscreveu e vai apenas para a Oficina F, você não pode repassar um link aberto para uma outra pessoa - ela precisará realizar sua própria inscrição.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO FORMATIVA COM 3H DE DURAÇÃO Toda esta programação conta com apoio do Instituto Iracema


29 de outubro, quinta-feira, das 14h às 17h

"O SOM DA PELE - MÚSICA PARA TODOS OS SENTIDOS" com Ras Batman 


Ementa: Estimular a percepção musical de jovens com surdez total e ou parcial, utilizando recursos da MusiLibras, metodologia inovadora que trabalha os elementos que formam o ritmo através de exercícios de percussão corporal, além de um alfabeto musical em forma de sinais visuais que identificam as figuras de tempo, associados a uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira que é o Metrônomo Visual, sequenciador eletrônico de quatro canais que possibilita a criação de frases musicais combinando lâmpadas de cores e tamanhos variados.


Currículo: Irton Silva, conhecido como Ras Batman Alagbê, é nascido e criado no berço cultural da cidade do Recife. Tem 44 anos e é fundador do projeto Som da Pele, coordenador do grupo Batuqueiros do Silêncio e criador da metodologia MusiLibras, que trabalha a musicalidade surda. Além de músico, Batman também é pesquisador, pedagogo, luthier, produtor cultural e em 2008 recebeu o título nacional de mestre do saber tradicional e desde então integra a Rede Nacional de Griots e Mestres. Em 2009, através do prêmio da Funarte, realizou uma residência artística numa escola de surdos do Recife com o objetivo de trazer à tona a musicalidade de jovens surdos, a qual ele sempre soube que existia, mas que precisava apenas de um estímulo, para que eles descobrissem uma nova ferramenta de comunicação e expressão.


Através da MusiLibras, que conta com um alfabeto musical em forma de sinais visuais, metrônomo visual (equipamento reconhecido como uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira) e instrumentos adaptados com sensores e Leds, surgiram os Batuqueiros do Silêncio (grupo percussivo composto por surdos) que já realizou centenas de apresentações pelo Brasil, incluindo a Sencity, Virada Inclusiva SP e cerimônia de encerramento das Paralimpíadas Rio 2016. Batman viaja o Brasil oferecendo oficinas e cursos, mostrando aos surdos e ouvintes que é possível construir um mundo diferente, onde ser diferente é muito normal e que a música é um idioma universal.


29 de outubro, quinta-feira, das 18h às 21h

"A AUDIODESCRIÇÃO E A MÚSICA" com Edgar Jacques


Atenção! Essa oficina oferta 20 vagas, sendo metade das vagas garantidas pessoas surdas


Ementa: A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual, intelectual, idosos, com dificuldades de aprendizagem, entre outras. Não é de hoje que o mercado musical baseia a sua divulgação muito no que a imagem pode dizer, e isso tornou-se ainda mais saliente em tempos de internet e redes sociais. Contudo, há pessoas que necessitam de meios menos visuais para acessar tais conteúdos. Essa oficina pretende apresentar alguns caminhos para se chegar a um produto musical ainda mais universalizado, de modo barato e simples.


- COMO AUDIODESCREVER UM CLIPE

Em que momentos fazer isso? Quando se vai sobrepor? O que é, e o que incluir em notas proêmias?


- COMO UM ARTISTA PODE FAZER A PRÓPRIA AUDIODESCRIÇÃO

Que informações dar? Qual é a ordem em que se pode informar, produzindo uma imagem mais clara para quem ouve? Devo descrever cores? Como é o meu cenário? Como é o meu figurino?


- COMO AUDIODESCREVER UMA FOTO OU A CAPA DE UM DISCO

Existe uma técnica para isso? Onde se colocar essa audiodescrição que pode estar em texto? Quais são as hashtags a serem usadas?


- QUANTO CUSTA FAZER UMA AUDIODESCRIÇÃO?


Currículo: Edgar Jacques é formado ator pelo Teatro Escola Macunaíma em São Paulo, cursa a faculdade de Letras atualmente, e realizou cursos de audiodescrição com formadores diversos. Trabalha em todos os setores da acessibilidade cultural, mas com foco principal no universo do audiovisual. Já prestou consultoria em audiodescrição para empresas como: Ver Com Palavras, Iguale, ETC Filmes, Sondery, TV Cultura, Open Senses, Acessibilidade Criativa entre outras. Até o presente momento, Edgar tem cerca de 500 títulos consultados, desde filmes, séries e publicidade.


30 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h

"COMPOSIÇÃO E INTERPRETAÇÃO – CONSTRUINDO LETRA, MELODIA E PERFORMANCE VOCAL NA MÚSICA POPULAR" com Sara Bentes


Ementa: Sara Bentes compartilha experiências e técnicas de criação de letra e melodia, bem como da interpretação vocal dessas canções autorais, com dicas e orientações sobre por onde começar, organização de ideias, conexão de inspiração e técnica, coerência entre letra e melodia, liberdade poética, métrica e prosódia, expressividade e personalidade vocal e muito mais. Oficina para pessoas de qualquer idade, que toquem ou não instrumentos, estudantes ou não de música, interessadas em compor e ou cantar suas próprias canções. Realizada com exposição do tema com demonstrações práticas ao piano e interação com os alunos com o auxílio de um mediador oferecido pelo evento para responder a tantas perguntas quanto for possível no tempo estipulado.


Currículo: Sara Bentes é cantora, compositora, escritora e atriz, premiada em diversos festivais de música no Brasil e internacionalmente, com shows nos Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia, Argentina, Suécia, Turquia e Itália; professora de canto popular há 16 anos, arranjadora, experiência no pop, samba, choro, mpb, bossa nova e música internacional, tem 5 livros e 4 discos lançados, além de alguns EPs e singles. 


30 de outubro, sexta-feira, das 18h às 21h

"O QUE É O SOM?" com DJ Garan


Atenção! Essa oficina oferta 40 vagas, sendo metade das vagas garantidas pessoas surdas


Ementa: Oficina de apreciação de paisagem sonora com uma proposta de formação técnico-cotidiana que irá ocorrer com a comunidade surda como público alvo, não excluindo o público ouvinte. Serão trabalhadas uma variedade de sons junto à música eletrônica com o intuito de propor uma resposta para questão: O QUE É SOM? Um passeio em paisagens sonoras de vários períodos históricos de modo experimental e tipos de sons, como: sons de alerta, sons de saudade, sons da natureza, sons de alegria, sons de festa, ou seja, expandir as possibilidades de escuta.


Currículo: DJ André Garan iniciou a carreira em 2005 com o curso de DJ na Top Dj’s Brazil, seguiu sua formação na Vilas das Artes, Escola de Artes Porto Iracema e Rede CUCA. Atuou na Boate Complexo Armazém (CE), se apresentou no programa “Na Balada” da Rádio Jovem Pan. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Feira da Música - Inscrição Geral para Oficinas de 3h

Feira da Música

(inserir)

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.