18 set - 2018 • 08:30 > 18 set - 2018 • 11:30
APRESENTAÇÃO:
O conceito sobre a educação inclusiva diz respeito a todos(as)
alunos(as) terem a mesma oportunidade de acesso, permanência e aproveitamento
na escola.
Lidar com a diversidade em uma realidade complexa dentro e fora da
sala de aula, a partir dessa premissa, sempre foi um desafio para os
educadores. Sabemos que esses desafios também os motivaram a buscarem formas
inovadoras para atingir as necessidades de seus alunos(as). É necessário pensar
em novas ferramentas, buscar formação e atualização, refletir sobre a
infraestrutura da escola para facilitar o acesso ao conhecimento e
desenvolvimento de todos. Mas quais são os modelos de inovação que podem oferecer
apoio e referência para uma educação de qualidade? Quem são os atores desse
cenário da inclusão escolar e quais são suas influências no processo? Essa é a
proposta de nossa oficina. Oferecer a reflexão sobre uma educação inclusiva de
qualidade.
OBJETIVOS:
•Reflexão
sobre as condições necessárias para a estrutura e funcionamento de um ambiente
inclusivo;
•Identificação
das funções, papéis e demandas do perfil do profissional envolvido com a
educação inclusiva;
•Identificação
dos atores da rede de apoio envolvida no contexto inclusivo e a importância da
intersetorialidade;
•Levantamento
e produção de ideias e projetos sobre práticas pedagógicas inclusivas.
EIXOS TEMÁTICOS:
Educação
inclusiva, educação integral, rede de apoio, práticas inovadoras em inclusão
escolar.
FORMATO: Oficina
CARGA HORÁRIA: 3 horas
CONTEÚDO:
•Memória
formativa do educador
•O conceito
da diferença
•Educação
Integral e Educação Inclusiva
•Intersetorialidade
e rede de apoio
•Desenho
universal da aprendizagem
•Práticas
pedagógicas acessíveis
MINISTRANTE:
Regiane Silva: Especialista
em Educação Inclusiva. Consultora de projetos voltados para a educação
inclusiva, psicologia do desenvolvimento humano, psicopedagogia e emprego
apoiado. Psicóloga Clínica e Institucional – CRP no. 06/ 30740 SP, com especializações
em Administração e Gestão em RH e Psicopedagogia pelo Instituto Sedes
Sapientiae.
Com 30 anos de atuação no atendimento clínico e também em Organizações
Sociais, Empresas e Escolas envolvidas com a temática da inclusão educacional,
social e profissional de pessoas com deficiência. Idealizadora e Sócia-fundadora da Co-Labora diversa, consultoria
voltada para a Educação com foco na criação e elaboração de programas de apoio
à inclusão em escolas públicas e privadas desde a primeira infância ao ensino
médio (Educação Básica).
Docente em cursos de especialização em Psicologia, Psicopedagogia e Educação Inclusiva e responsável técnica de pesquisa e produção de conteúdo para publicações sobre a primeira infância e metodologias para fortalecer o processo de inclusão na rede pública e privada do Município e do Estado de São Paulo.
REALIZAÇÃO:
Espaço Pipa com financiamento do FUMDECA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba)
Rua Maria de Lourdes Campos Torres de Carvalho, 100 Vila Prudente
Piracicaba, SP
Espaço Pipa
O Espaço PIPA, Piracicaba,completa 35 anos em 2018,sendo a segunda entidade do gênero a ser legalmente constituída no Brasil. PRINCÍPIOS DO PIPA: – Que os ideais de inclusão sejam comunicados a todos; – Somente uma sociedade que ofereça a infraestrutura para que sua população viva dignamente pode ser totalmente inclusiva, em todas as esferas; – Inclusão é garantir a participação de todos, sem exceção; – Cada setor da sociedade é um elo que desempenha sua função e dá estabilidade às relações sociais e exercício da cidadania; – Uma vez conhecedores dos princípios da inclusão, todos nós a promoveremos e ela, então, será inerente à sociedade.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
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