Fale com o produtor

O evento já encerrou...

VII Fórum de Políticas Culturais em Debate - Rodas de conversa e oficinas

Carregando recomendações...

VII Fórum de Políticas Culturais em Debate - Rodas de conversa e oficinas

18 out - 2023 • 14:00 > 19 out - 2023 • 20:30

Evento encerrado

VII Fórum de Políticas Culturais em Debate - Rodas de conversa e oficinas

18 out - 2023 • 14:00 > 19 out - 2023 • 20:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Depois de 3 anos sendo realizado no formato virtual, em 2023, o Fórum de Políticas Culturais em Debate volta ao seu formato presencial.

Em três dias de intensa programação vamos celebrar e evocar a CULTURA PRESENTE: 

Nas tecnologias 

Nas juventudes 

No cotidiano 

Na tradição 

No acesso 

Nas comunidades 

Nas escolas... 

É sobre estarmos presentes aqui e agora, questionar, fazer acontecer e se lançar de peito aberto para entender, e suprir, as [tantas] ausências presentes em nossa cultura.

 

A PROGRAMAÇÃO É INTEIRAMENTE GRATUITA.

Se prepare e venha conosco nesta jornada!

 

18 DE OUTUBRO 2023

 

Roda de conversa - Narrar é resistir: o novo sempre vem

Horário: 18h30 às 20h30

Local: Cinema Sesc Palladium 

Sinopse: Considerando a cultura que é presente, mas que também é ausente, nos territórios, nas comunidades, no cotidiano e na tradição, a roda de conversa convida a discutir e repensar essas possibilidades contando com experiências plurais dos participantes.

 

Convidados confirmados:

Marcos Carvalho Lopes – É professor da Universidade Federal de Jataí-Goiás no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, pragmatismo, richard rorty, filosofia africana, ética, educação e filosofia brasileira.

Kaká Werá Jecupé - É escritor, ambientalista e tradutor, há 20 anos dirige o Instituto Arapoty, organização que difunde os valores da cultura indígena. É descendente do povo tapuia e acolhido pela comunidade guarani, com a qual desenvolve uma extensa pesquisa histórica, linguística e cultural.

Aline Torres - É pesquisadora sobre a transformação cultural do racismo e atual Secretária Municipal de Cultura de São Paulo.


 Freddamorim - Estudante e pesquisadora das Artes. Artista/performer. Possui graduação em História, Licenciatura Plena pelas Faculdades Integradas de Pedro leopoldo (2009), na qual também se enveredou nos estudos sobre patrimônio cultural e cultura popular. Mestra em Artes Cenicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto em uma pesquisa sobre performatividade de gênero pela CAPES. Tem uma vasta experiência como professora da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais, lecionando em escolas de Belo Horizonte e região metropolitana, em Ouro Preto nas escolas da região central e dos distritos, ministrando História e sociologia para alunos do ensino fundamental, médio e EJA. Além de desenvolver trabalhos como pesquisa, ações e práticas voltadas para as questões de gênero e raça, junto a coletiva QUEERLOMBOS composta por outros pesquisadores e pessoas LGBTTQI-+ 


 

Roda de conversa - O que quer, o que pode essa língua?

Horário: 18h30 às 20h30 

Local: Teatro de Bolso Sesc Palladium

Sinopse: A diversidade da nossa língua não está somente no falar. Ela também é composta por movimentos, sons e imagens. Considerando essas possibilidades, a roda de conversa “O que quer, o que pode essa língua?” provoca a se pensar as variadas formas de comunicação e linguagem.


Convidados confirmados:

Cris Lisbôa – É escritora, jornalista, pesquisadora de comunicação e linguagem no ensino de criação em escrita.


Xico Sá – Nasceu no Crato, Ceará, em 1962. Tem Reginaldo em seu nome, como homenagem de sua mãe ao cantor Reginaldo Rossi. Começou a carreira de jornalista no Recife, e atuou muitos anos como repórter investigativo. Como jornalista, ganhou os principais prêmios do país (Esso, Folha e Abril). Foi colunista da Folha de S.Paulo e atualmente participa do programa Amor e Sexo da Rede Globo, do “Saia Justa Verão” (GNT) e do “Extraordinários” no canal SporTV.


Marcio Abreu – É artista e diretor envolvido em múltiplas linguagens.


Soraya Martins – É atriz, pesquisadora, crítica teatral e curadora independente. Doutora em Literatura de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários.

 

Oficinas

9h às 11h:  Oficina com Marcos Carvalho Lopes sobre o papel do hip-hop na educação e sua presença na sociedade.

Local: PUC Minas Praça da Liberdade (Av. Brasil, 2023)

- 14h às 16h: Oficina com Cris Lisbôa sobre a evolução da linguagem e da escrita na contemporaneidade.

Local: PUC Minas Praça da Liberdade (Av. Brasil, 2023)

  

19 DE OUTUBRO 2023

 Roda de conversa - Queremos saber 

Horário: 18h30 às 20h30 

Local: Cinema do Sesc Palladium

Sinopse: a Roda de Conversa “Queremos saber” irá abordar a tecnologia e acesso, permeando pelas novas possibilidades que o mundo contemporâneo já nos oferece como inteligência artificial, tecnologias antigas, mas ainda utilizadas e necessárias, como elas se relacionam e possibilitam um novo olhar na cultura da atualidade.

 Convidados confirmados:

Sil Bahia - É codiretora executiva do Olabi, coordenadora da PretaLab – iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. Mestre em cultura e territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de arte e Inteligência Artificial da USP e do grupo de pesquisa em Políticas e Economia da Informação e Comunicação da UFRJ.

Iuri Freiberger - É músico e produtor musical, e atua em diversas áreas culturais e sociais. Mestre em Design Estratégica pela UNISINOS – Porto Alegre, formado em publicidade pela Universidade Federal do RS.

Alexandre Milagres - é curador e consultor de projetos de arte e inovação, concept-designer de instituições culturais. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez parte da na cena da videoarte nacional no início dos anos 2000. Liderou as ações educativas do Festival de Arte Digital, membro do Conselho Curatorial da Bienal de Arte Digital, curador (2019-2021) do edital internacional ‘CoMciência: ocupação em arte, ciência e tecnologia’ do museu MMGerdau, além de gestor de museus públicos mineiros como o Museu Mineiro, Museu Casa Guignard, Museu Casa Guimarães Rosa e o Centro de Arte Popular. Coordena atualmente junto à equipe do Instituto Periférico o desenvolvimento do Centro de Memória dos Trabalhadores da Indústria (em Contagem / MG). Coordena atualmente também junto à gestora Laísa Bragança o MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais, da PUC Minas.

 

Roda de conversa - Ser passado, ser futuro, ser presente: Tecnologias Ancestrais 

Horário: 18h30 às 20h30 

Local: Teatro de Bolso Sesc Palladium 

Sinopse: Baseando nas possibilidades que as tecnologias ancestrais nos apresentam, a roda de conversa propõe abordar algumas dessas diversas possibilidades que ainda são vivas na nossa sociedade.

 

Convidados confirmados:

Rodney William - Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Mestre em Gerontologia pelo PEPG em Gerontologia da PUC de São Paulo e Doutor em Ciências Sociais pelo PEPG em Ciências Sociais da PUC de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: candomblé, senioridade, memória e apropriação cultural.

Morena Mariah - É mãe da Ayó, pesquisadora, escritora, palestrante 2 TEDx Speaker e criadora de conteúdo digital. Atualmente atua como criadora de conteúdo do Afrofuturo, uma iniciativa de educação multimídia que promove transformações a partir da perspectiva afrofuturista.

Zora Santos - Pesquisadora da comida Afro Mineira, Zora vem há 30 anos resgatando memórias, costumes e sabores. Seu trabalho tem promovido momentos de destaque na cena nacional e internacional.


 Cristian Wari’u 

Nascido no território indígena de Parabubure, no Mato Grosso, o comunicador Cristian Wari’u é ativista indígena do povo Xavante e estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB). Há 6 anos, Cristian cria conteúdo para seus canais no Youtube, Instagram e Tiktok sobre povos indígenas, clima, meio ambiente e também um pouco de cinema e games com uma linguagem moderna e acessível. Nos últimos anos, ele também tem desempenhado formação para comunicadores indígenas de todo o Brasil. 

 

Oficinas

- 09h às 11h: Oficina com Iuri Freiberger sobre os processos criativos no mercado musical e suas novas estratégias.

 Local: PUC Minas Praça da Liberdade (Av. Brasil, 2023)

- 14h às 16h: Oficina com Morena Mariah sobre como as tecnologias tradicionais são importantes para as novas tecnologias, partindo das vivências e experiências afro-brasileiras.

 Local: PUC Minas Praça da Liberdade (Av. Brasil, 2023)

 

A articulação dessa edição do fórum ficará a cargo de Amanda Moreira e Leonardo Moraes que farão um fechamento com os principais assuntos abordados ao longo de toda a programação no último dia do evento, dia 19/10 às 20h30 no Grande Teatro do Sesc Palladium.

  

Para as aulas-show, de abertura (com Anelis Assumpção e Tulipa Ruiz) e encerramento (com Tiganá Santana e Sérgio Pererê), retirar ingresso pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/87059


O Fórum é uma realização do Sesc em Minas, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da PUC Minas Praça da Liberdade. Esperamos por você!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Sesc Palladium

Rua Rio de Janeiro, 1046 Centro

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Sesc Palladium

Inaugurada em agosto de 2011, a unidade é uma das mais bem equipadas do País e possui o que há de melhor em tecnologia de som, imagem, tratamento acústico, iluminação e comodidade, distribuídos em 10.806m² de área construída. O prédio está localizado em um ponto histórico no centro de Belo Horizonte, onde funcionou o antigo Cine Palladium, entre a Rua Rio de Janeiro e a Avenida Augusto de Lima.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.