Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Vamos falar de Luís de Camões - Série Literária 2024

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Vamos falar de Luís de Camões - Série Literária 2024

13 abr - 2024 • 10:30 > 13 abr - 2024 • 17:00

 

Descrição do evento

10h30 – CAMÕES, POR UNS VERSOS SEUS TÃO CONCERTADOS
Jorge Fernandes da Silveira

14h – ENTRE A VITÓRIA E A DERROTA, O POETA
Adma Fadul Muhana

15h30 – CAMÕES NA RUA
Morgana Kretzmann
Natalia Timerman


Conheça os convidados:

ADMA MUHANA, doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, foi docente da Unicamp (1997-2004) e hoje é professora titular de Literatura Portuguesa na USP, onde leciona desde 2004. Atuou como professora visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2012) e no Instituto Universitário de Lisboa (2017-18). Sua principal linha de investigação concerne à poética e retórica em autores dos séculos XVI a XVIII, do Brasil e de Portugal. Nesse sentido, tem escrito sobre a obra do padre jesuíta Antônio Vieira (de quem publicou os autos do seu processo inquisitorial no Santo Ofício), os estudos poéticos de Manuel Pires de Almeida, a poesia de Luís de Camões, Bento Teixeira e Manuel Botelho de Oliveira, bem como os tratados de Gabriel/Uriel da Costa, judeu-novo português, cujos livros acerca das práticas da nação portuguesa de Amsterdã foram censurados e queimados pela Sinagoga. É pesquisadora do CNPq, membro do CIMEEP – Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos e do projeto de pesquisa internacional República das Letras (Sorbonne Nouvelle/Universidade de Lisboa). Atualmente, desenvolve pesquisa acerca da circulação de manuscritos entre o Estado da Índia e o Estado do Brasil nos séculos XVI a XVIII, tendo já identificado um vasto campo de trocas letradas entre ambos os domínios portugueses.


FELIPE FRANCO MUNHOZ nasceu em São Paulo, em 1990. É graduado em Comunicação Social pela UFPR. Recebeu uma Bolsa Funarte de Criação Literária para escrever seu livro de estreia, Mentiras (Nós, 2016). Em 2017, na Flup, com a atriz Natália Lage, apresentou Identidades 15 minutos, recorte-adaptação do que seria seu livro seguinte: Identidades (Nós, 2018). O texto Parêntesis, publicado em 2020 no jornal O Estado de S. Paulo, foi registrado em performance audiovisual homônima – dirigido por Natália Lage, com trilha sonora original de André Mehmari. O curta-metragem foi exibido no Nepal International Film Festival, no CICA Museum (Coreia do Sul), dentre outros – e integra seu terceiro livro: Lanternas ao nirvana (Record, 2022). Traduziu, do russo, a seleta de poemas de Aleksándr Púchkin O Cavaleiro de Bronze e outros poemas (Kalinka, 2022). 


JORGE FERNANDES DA SILVEIRA (Niterói, 1944) é Professor Titular aposentado de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras e Professor Emérito da UFRJ, onde doutorou-se em Literatura Portuguesa, sob a orientação da Profa. Cleonice Berardinelli, com tese sobre a Poesia 61, com destaque para poetas dessa geração, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz, a partir dos quais vem desenvolvendo o principal do seu trabalho docente, acadêmico, científico e poético. É Pesquisador do CNPq, cujos últimos anos de investigação resultaram no livro O Retorno do Épico e Outras Voltas, publicado em 2023 pela Editora Raquel. Atualmente pesquisa, em termos históricos e imaginários, a passagem de Hannah Arendt por Lisboa, em 1941. Foi professor visitante em Universidades norte-americanas (Brown, Santa Barbara, Minnesota) e na Universidade de Salamanca. Autor dos livros Portugal maio de Poesia 61 e O Tejo é um Rio Controverso: António José Saraiva Contra Luís Vaz de Camões, títulos exemplares de outros que imprimem seu interesse nos campos das Literaturas Portuguesa, Brasileira, Comparada e dos Estudos Intersemióticos entre a poesia, o cinema, a pintura, a fotografia, a música e o cotidiano. 


MORGANA KRETZMANN nasceu em Tenente Portela, na região noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, e vive em São Paulo. É escritora e roteirista. Trabalhou como atriz de teatro e cinema por 14 anos. Em 2021, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com seu romance de estreia Ao pó (Patuá, 2020). É autora do thriller ecológico Água turva, lançado pela Companhia das Letras neste ano.


NATALIA TIMERMAN é escritora, médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. É autora de Desterros - histórias de um hospital prisão (Elefante, 2017), Rachaduras (Quelônio, 2019), contos indicados ao prêmio Jabuti, e dos romances Copo Vazio (Todavia, 2021) e As pequenas chances (Todavia, 2023).


RODRIGO LACERDA é escritor, tradutor e editor. Entre seus livros, destacam-se: O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti); Vista do Rio (romance, 2004); O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ); Outra vida (romance, 2009, prêmio da Academia Brasileira de Letras); A república das abelhas (romance, 2013); e Reserva Natural (contos, 2018, prêmio de da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA). Mais recentemente, lançou O Fazedor de Velhos 5.0 (juvenil, 2020). Como tradutor, recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Tradução de Língua Francesa, em 2009, e de Melhor Tradução, em 2011. Trabalhou em algumas das mais importantes editoras do Brasil. Atualmente é editor-executivo na Record. É doutor pela Universidade de São Paulo em Teoria Literária e Literatura Comparada.


Informações gerais:
Meia para estudantes e 60+
Valete no local
Almoço opcional: R$ 85 (prato principal, suco e sobremesa). Reservas pelo telefone: (11) 3742-0077.
Pausa para o almoço será dada entre 12h e 14h.
Encontro com emissão de certificado.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Avenida Morumbi, 4077 Morumbi

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Após dois longos anos em que o trágico cenário pandêmico mundial impediu a realização, no formato tradicional, da série de concertos mensais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em 2022 retomamos e ampliamos nossa programação musical. Não apenas voltamos a receber nosso público para apresentações ao vivo, como a experiência muito bem-sucedida de 2021, quando nossos recitais foram transmitidos on-line por nosso canal no YouTube, será mantida, com uma programação independente.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora