Fale com o produtor

O evento já encerrou...

V Simpósio Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

Carregando recomendações...

V Simpósio Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

29 abr - 2022 • 19:00 > 30 abr - 2022 • 17:00

Evento presencial em HOME Hospital, Brasília - DF
Evento encerrado

V Simpósio Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

29 abr - 2022 • 19:00 > 30 abr - 2022 • 17:00

Evento presencial em HOME Hospital, Brasília - DF
Evento encerrado

Descrição do evento

V Simpósio Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

IV Fórum de Educação, Gestão e Empreendedorismo em Fisioterapia

Colaboração é o caminho para a excelência!

13/04/2022 e 28 a 30/04/2022


Quarta-feira 13/04/2022 (Via Google Meet)

I Fórum de Saúde do Atleta de Futebol na Infância e Adolescência

 

19h30: Mesa redonda: Os desafios da infância e adolescência no futebol

Moderador: Marcio Oliveira, Fisioterapeuta PhD - CEUB / Instituto de Pesquisa e Ensino Hospital HOME.

Temas / Participantes:

Educação para prevenção ao doping - Alexandre Veloso, Nutricionista, Especialista em Doping - CBF / Brasília (DF);

Os desafios para a educação alimentar - Michele Ferro, Nutricionista Mestre - Centro Universitário de Brasília (CEUB) / Brasília (DF);

Atualizações na busca do primeiro contrato como profissional - Dra. Armineyde Abtibol, Advogada, Especialista em Direito Desportivo / Rio de Janeiro (RJ).

  

20h30 Mesa redonda: Cotidiano do esporte: experiências dos pais e treinadores.

Moderadora: Daniele Mendes, Profissional de Educação Física - Coordenadora de Futebol Feminino da Secretaria Nacional de Futebol / Brasília (DF).

Temas / Participantes:

Meu filho foi aprovado para jogar em um clube grande de outra cidade - Danilo Pereira, pai do atleta Luís Guilherme, volante do sub16 do Clube de Regatas Flamengo (RJ);

Expectativa x realidade: como lidar com a frustração do jovem atleta? - Maria Eduarda Wolf, Psicóloga Mestre - Categorias de base do Clube de Regatas do Flamengo.

  

21h15: Palestra - Políticas e ações afirmativas para desenvolver o futebol feminino

Moderador: Professor Diogo Netto, PhD/Rio de Janeiro (RJ).

Ministrante: Professor Ricardo Leão, Mestre em Humanidades, Gestão e Direito do Esporte - FIFA Master.

 

Quinta-feira 28/04/2022

V Fórum de Educação, Gestão e Empreendedorismo em Fisioterapia

 

9h00 às 12h00 (Evento satélite)

Oficina: Plano de negócios visando resultados em longo prazo.

Ministrante: Dr. José Renato Bulhões, Fisioterapeuta Especialista - Mestre em Administração de Empresas, Coordenador do Departamento de Fiscalização do CREFITO-11.


12h30 às 14h00 - Intervalo

 

14h30 às 15h15 Palestra: Programa de Desenvolvimento Profissional do CREFITO-11: estratégia para aproximar os profissionais do mercado de trabalho.

Ministrante: Dr. Sérgio Andrade - Presidente do CREFITO-11.

 

15h15 às 16h15 Mesa redonda: Desafios para empreender na área de saúde e atividade física no Distrito Federal.

Moderador: Dr. Marcio Antonelo, Fisioterapeuta Especialista - Proprietário do CrossFit Noá e do Instituto Nacional do Esporte.

 - Andrés Gianni, Jornalista e Mercadólogo - Diretor Presidente da Agência Brasília de Comunicação e Marketing;

 - Thiago Amaral, Dentista - Proprietário das Clínicas Odontocompany e Ampla;

 - Helder Rodrigo Conceição, Especialista em Consultoria Estratégica e Inovação - Proprietário da Real Empreendedor Consultoria.

 

16h15 às 16h30 Intervalo


16h45 às 17h30 Palestra: Custo-efetividade em saúde: como usar a ciência para tornar as tomadas de decisão mais eficientes?

Moderador: Carlos Eduardo Pinfildi, Professor PhD - Universidade Federal de São Paulo (SP).

Ministrante: Professora PhD Gisele Miyamoto, Fisioterapeuta e pesquisadora de Pós-doutorado - Universidade Cidade de São Paulo (SP).

 

17h30 às 18h30 Mesa redonda: Experiências inovadoras em Brasília e em outros estados.

Moderadora: Professora Mestre Fernanda Teles - Executiva de Sucesso do Cliente no Gympass/Brasília (DF).

Carla Fernandes Carvalho, Fisioterapeuta Especialista - Proprietária das empresas Espaço Lumine Saúde e Bem Estar e Dueto Aperfeiçoamento Profissional;

Rogério Boros, Engenheiro Elétrico com MBA em Gestão de Finançcas Corporativas - Líder do time da Indústria de Saúde na Microsoft Brasil;

Henrique Nixon, Formado em Rede de Computadores com Pós-graduação em Gestão da Segurança da Informação - Grupos WIZ, BMG e EDS / Líder do time de inovação da Startup Grid.

 


V Simpósio Internacional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

 


Sexta-feira 29/04/2022

 

19h00 às 19h30  Abertura - Palestra: Economia e carreira em saúde em 2022.

Moderador: Marcio Oliveira, Fisioterapeuta PhD - Coordenador Pedagógico do Programa de Desenvolvimento Profissional do CREFITO-11.

Ministrante: Professor Mauro Castro, Administrador, Mestre em Engenharia de Produção - Centro Universitário de Brasília/CEUB.

 

19h30 às 20h30 Mesa redonda: O cenário da Fisioterapia Traumato-Ortopédica para prevenção e promoção de saúde no Distrito Federal.

Moderadora: Alessandra Ottoni, Fisioterapeuta especialista - Proprietária da clínica Fisiotrauma /Brasília (DF).

 - Fraturas de membro inferior: André Maia, Fisioterapeuta Mestre - Hospital de Base do DF;

 - Osteoartrite: Felipe Machado, Fisioterapeuta Mestre - Centro Universitário de Brasília/CEUB;

 - Doenças ocupacionais: Rafaela Souza, Fisioterapeuta especialista - Clínica Fisiotrauma / Brasília (DF).


20h30 às 21h30 Palestra internacional: Como entender os déficts de mobilidade nas afecções do ombro?

Moderadores: Dr. Daniel Toledo, Médico Ortopedista e Cirurgião de Ombro; Gracielle Vieira Ramos, Fisioterapeuta PhD.

Ministrante: Pablo Policastro, Doutorando pela Universidade Federal de São Carlos; Fisioterapeuta no Hospital Durand e no Centro de Reabilitação Kiné - Kinesiología Deportiva y Funcional / Buenos Aires (Argentina).

 

Sábado 30/04/2022


8h00 às 9h00 Mesa redonda: Experiências nacionais e internacionais acompanhando atletas e equipes de alto rendimento.

Moderadores: Dr. Jorge Oliva, Médico Ortopedista - Especialista em Cirurgia do Joelho; Fabrício Barin - Fisioterapeuta PhD - Instituto de Pesquisa e Ensino Hospital HOME.

 - Dança: arte e saúde na formação e cuidado do bailarino - Fisioterapeuta PhD Fernando Zikan, Líder do Grupo de Estudos em Dança e Saúde - GEDANSE / Rio de Janeiro (RJ);

 - Lutas internacionais de boxe - Fisioterapeuta Especialista Arivan Gomes / Salvador (BA);

 - Automobilismo internacional - Fisioterapeuta Especialista Fernando Calixto / Brasília (DF).


9h00 - 9h45 Palestra Internacional: Return to sport in athlete after an ACL Reconstruction: FMCE Dubai Protocol

Moderadores: Dr. Paulo Lobo, Médico Ortopedista e Cirurgião de Joelho - Presidente do IPE/HOME e Dr. Moacir Neto, Médico Fisiatra, Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte.

Ministrante: Dr. Mourad Ghrairi, Médico graduado pela Louis Pasteur University (France) com especialização em Medicina do Esporte; Diretor do Centro Médico da FIFA - FIFA Medical Centre of Excellence em Dubai (EAU).

 

9h45-10h15 Palestra: Avaliação tridimensional da marcha nos problemas ortopédicos e a importância do diagnóstico funcional.

Moderador: Arivan Gomes, Fisioterapeuta Especialista / Salvador (BA).

Ministrante: Dr. Moacir Neto, Médico Fisiatra Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte - Life Check Up (DF).

 

10h30 às 10h45 - Intervalo

 

10h45 às 11h15 Palestra: Experiências e perspectivas da fisioterapia para a próxima década - uma visão global de nossa formação

Moderadora: Fisioterapeuta Especialista Meire Damando, Centro de Reabilitação SPORTFISIO / Brasília (DF).

Ministrante: Fisioterapeuta PhD Fernando Zikan, Diretor da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ e Coordenador de ensino da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO; autor do livro "Experiências do ENADE e outras fontes na Fisioterapia" / Rio de Janeiro (RJ).

 

11h15 às 11h45 Palestra Institucional: Empreendedorismo - Da crise ao sucesso financeiro - Sua empresa no topo! 

Grupo Nexco

 

11h45 às 12h15 Palestra: Interpretação de avaliação econômica em dor músculoesquelética

Moderador: Carlos Eduardo Pinfildi, Professor PhD - Universidade Federal de São Paulo.

Ministrante: Professora PhD Gisele Miyamoto, Fisioterapeuta e pesquisadora de Pós-doutorado - Universidade Cidade de São Paulo/SP.


12h15 às 12h30 Premiações e homenagens

 - Destaques do Projeto de Assistência à Saúde do Atleta: Moderador - Professor Marcio Oliveira;

 - Profissional do ano - Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Moderador - Dr. Hélio Ismael, Representante regional da SBOT/DF;

 - Profissional do ano - Fisioterapia Esportiva: Moderador - Marcelino Vizeu Calvo - Representante regional da SONAFE/DF.

 

12h30 às 14h00 - Intervalo para almoço

 

14h30 às 15h15 Palestra: Procedimentos cirúrgicos na coluna cervical em atletas

Moderadora: Roberta Sampaio, Fisioterapeuta Especialista - Fisiotrauma (DF).

Ministrante: Dra. Rosana Coccoli, Neurocirurgiã, Especialista em cirurgia na coluna e procedimentos de dor - Membro do serviço de cirurgia de coluna do Hospital da Região Leste; Proprietária da Clínica Neuronorte.


15h15 às 16h00 Mesa redonda: Saúde no esporte.

Moderador: Fisioterapeuta PhD Marcio Oliveira - Coordenador do Instituto de Pesquisa e Ensino Hospital HOME.

Doping e o papel do profissional de saúde: Secretária Nacional Luísa Parente e Coordenadora Científica da Autoridade Brasileira de Controle de Doping Adriana Taboza;

Depressão no esporte de alto rendimento: Psicóloga Mestre Luciana Castelo Branco / Brasília (DF).

 

16h00 às 16h45 Mesa redonda: Fratura do tornozelo - Discussão de caso clínico.

Moderador: Dr. Henrique Mansur - Médico Ortopedista PhD, Especialista em Cirurgia de Tornozelo e Pé.

Paulo Henrique Sebba, Fisioterapeuta Especialista - Centro de Reabilitação REFICC;

Murilo Pablo, Fisioterapeuta Especialista - Grupo Videre. 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

HOME Hospital

Quadra SGAS 613 Asa Sul

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

Marcio Oliveira

Organizador do evento

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.