Fale com o produtor

O evento já encerrou...

UERJ em Casa e COART | Camerata de Violões | Gratuito

Carregando recomendações...

UERJ em Casa e COART | Camerata de Violões | Gratuito

14 set - 2023 • 19:00 > 14 set - 2023 • 20:30

Evento encerrado

UERJ em Casa e COART | Camerata de Violões | Gratuito

14 set - 2023 • 19:00 > 14 set - 2023 • 20:30

Evento encerrado

Descrição do evento

COART e Projeto UERJ em Casa apresentam

CAMERATA DE VIOLÕES

Com os músicos Artur Gouvêa, Marco Lima, Adriano Furtado, Rogério Borda, Fabio Nin, Luciano Camara, Valmyr de Oliveira e Bruno Ferrão

 O grupo nasceu em 1996 numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música, ganhando espaço no cenário musical com vibrantes interpretações de um repertório brasileiro de altíssima qualidade. Seu primeiro CD homônimo, lançado em 2001, recebeu referências elogiosas da crítica especializada nacional e internacional. A revista inglesa CLASSICAL GUITAR referiu-se ao conjunto como “uma orquestra de violões que produz um som deslumbrante”. Com apresentações em diversos estados brasileiros, a Camerata de Violões tem como uma de suas missões a criação de repertório específico para essa rara formação, através de arranjos, transcrições e composições. Nesse processo, vem conquistando a admiração não só do público como também de grandes criadores, como Hermeto Pascoal, que dedicou uma composição inédita ao octeto. O segundo CD foi gravado e lançado pela gravadora Biscoito Fino, obtendo indicação ao GRAMMY 2009 na categoria melhor álbum instrumental. Seguiu-se Suites do Brasil, com repertório baseado na música popular brasileira, com obras de Nazareth e Garoto entre outros.

Hoje vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), a Camerata segue renovada e firme em sua já longa trajetória. O presente projeto, o DVD Cordas Clássicas, expande o universo tradicional do grupo, centrado na música brasileira, para incluir também compositores de outros países, admirados pelos integrantes. Dessa forma, Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez ganham a companhia de Bela Bartók e Debussy. Gravado na prestigiosa Cidade das Artes no Rio de Janeiro, Cordas Clássicas apresenta obras de oito autores diferentes, originalmente orquestrais ou para quarteto de cordas. Recriadas especialmente pelos integrantes, proporcionada pela formação atual com violões de 6, 7 e 8 cordas, as oito obras, de escrita ousada e desafiadora, ganham novas cores e possibilidades, que recompensam com sobras o imenso desafio técnico para o nosso instrumento. Nossa homenagem aos compositores presentes neste projeto, que notabilizaram-se como criadores que realizaram a missão de ampliar e desafiar as formas e paisagens sonoras vigentes, e traduzir o novo tempo que se desenhava

“uma gravação inspiradora, que todos os grupos deveriam se apressar em obter.” CLASSICAL GUITAR MAGAZINE – Londres

“...a Camerata exibiu trabalho interessantíssimo, acionando com flagrante resultado artístico

oito violonistas” Carlos Dantas – TRIBUNA DA IMPRENSA

“...a propósito, o cd é um primor.” Débora Ghivelder – VEJA Rio

“Tivemos um encontro muito bonito aqui em casa. Um encontro de muita musicalidade, mas o que me impressionou na Camerata de Violões foi a família musical compondo. A turma que está com o Paulo, ela está no meio do começo e toca uma música muito linda”.Hermeto Pascoal.

“...a Camerata de Violões do CBM tem lugar assegurado no nosso cenário musical.” TRIBUNA DA IMPRENSA

 

Venha se emocionar com essa apresentação única no Teatro Noel Rosa, dia 14 de setembro.

A entrada é GRATUITA!


COART e Projeto UERJ em Casa apresentam Camerata de Violões 

14/09 quinta

19H

Teatro Noel Rosa

Centro Cultural Coart

UERJ Maracanã

Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã

Classificação LIVRE


*Entrada de Taxi e Uber pelo Portão 07 da UERJ. (Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao número 346);

Para mais informações sobre este evento e a programação cultural da Divisão de Teatro, acesse  @teatrosuerj

 Quer trazer a sua turma? Preencha nosso Formulário de formação de plateia no link da bio.

 

Produção UERJ: Divisão de Teatro da UERJ |COART

Realização: UERJ | Pró-Reitoria de Extensão e Cultura | Departamento Cultural

Promoção: Rádio Roquette Pinto | Rádio UERJ | CTE


NÃO SABE COMO CHEGAR? Assista o destaque Como chegar do instagram @teatrosuerj

>> Emitimos Certificado de Horas Complementares (AACC)

 


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Noel Rosa

Maracanã, Rio de Janeiro Centro Cultural COART, Maracanã

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

DIVISÃO DE TEATRO DA UERJ

A Divisão de Teatro da UERJ administra os espaços culturais: Teatro Odylo Costa, filho | Teatro Noel Rosa | Concha Acústica Marielle Franco. A Diteatro tem um importante papel cultural no mercado artístico fluminense e brasileiro. O setor desenvolve projetos artísticos-culturais em parceria com artistas, companhias teatrais, instituições de ensino da comunidade interna e externa, através de Projetos de Extensão e bolsas pró-Cultura. Para saber mais: https://www.instagram.com/teatrosuerj

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.