Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Toré Kariri-Xocó, do saber indígena para as escolas

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Toré Kariri-Xocó, do saber indígena para as escolas

07 mai - 2024 • 18:00 > 07 mai - 2024 • 22:00

 
Evento presencial em Casa Floresta, São Paulo - SP

Descrição do evento


SUJESTÃO DE VALORES  De forma solidária nós sugerimos alguns valores para sua contribuição. Pedimos a gentileza que pense com carinho no valor que irá oferecer. Dica: opte por aquele valor que não abala suas finanças mas que inclui algum esforço para reconhecer nosso trabalho. O trabalho feito pelas etnias presentes, o estudo e dedicação que os trouxeram aqui longe de suas aldeias, e também aquele envolvido para a realização do evento. Obs: no ícone de interrogação, no canto de cada valor, descrevemos um pouco nossas sugestões para te ajudar a pensar, confiamos que você fará uma escolha consciente e seremos gratos por isso.

____________________________


Exposição de artesanato Tenondé Porã e Bocuiá-Naté

Apresentação Toré Kariri-Xocó 

Roda de conversa A história indígena no currículo escolar


Um espaço dedicado à troca de conhecimentos e experiências, onde vamos compreender a importância do lugar de fala dos povos originários no currículo escolar. Venha refletir sobre a pluralidade cultural e pensar junto conosco as novas perspectivas para a educação no Brasil e  os desafios para a decolonialidade. A apresentação de cantos e danças do Toré é uma oportunidade de vivenciar a cultura e receber o som da cura dos Kariri-Xocó, aproveitando para desacelerar antes da conversa.


ENCONTRO

18h Abertura do espaço às 18hs

        Exposição de artesanatos indígenas

        Comidinhas e bebidas

19h Toré com o Grupo Bocuiá-Naté da etnia Kariri Xocó, do Baixo São Francisco, Alagoas

20h  Roda de conversa com os convidados 


CONVIDADOS

Aramis Tenório Cacique do grupo Bocuiá-Naté, Kariri-Xocó    #grupobocuianate

Vera Alcides Liderança da aldeia Kalipety, Guarani  www.tenondepora.org.br

Rita Carelli Escritora, atriz e diretora

Anahí Asa  Mediação da pesquisadora de novas práticas em educação, cultura e parentalidade

____________________________


CLASSIFICAÇÃO LIVRE!

Interessados, comunidades escolares (gestores, educadores, pais e alunos), pesquisadores, pensadores, curiosos, crianças, todos são bem-vindos!


7 de maio . 18h às 22hs


Casa Floresta  Rua Félix Della Rosa, 282 - Vila Anglo Brasileira - próximo ao Metrô Vila Madalena


____________________________


APOIO Companhia dos Fermentados . Forno Fecchio . Dona Rosa Pizzaria . Panificadora Natalina . Minha Vó Fazia . Fenômeno Bebidas . SuperVille . Humana Mundi


PRODUÇÃO Este evento é produzido de forma voluntária por um coletivo de amigos do grupo Bocuiá-Naté, da etnia Kariri-Xocó, e amigos da Tekoa Kalipety, da etnia Guarani.


CONTATOS

Aramis Tenório [email protected] |  #grupobocuianate

Vera Alcides www.tenondepora.org.br


___________________________


Motivação

“Em uma entrevista por ocasião da homenagem que a escola de samba Salgueiro fez na Sapucaí para o povo Yanomami, Ailton Krenak comentou que “quando as nossas mitologias ganham sentido as pessoas deixam de olhar o outro como inferior… elevam o olhar sobre os povos da floresta”. Essa fala tem um papel importante para pensar sobre como a escola pode contribuir trazendo a cosmovisão indígena e o sentido implícito de sua relação com o território. Esse reconhecimento é uma condição fundamental para  pensar o contato entre escola e os povos originários.” Regina Alfaia  (Educação infantil, Stance Dual School)


O Toré

“To significa som e Ré significa sagrado; no Toré toda a nossa comunidade está presente, toda a beleza da nossa diversidade unida, o jeito brincalhão das crianças, a alegria da mulher, o braço forte do agricultor, as pinturas corporais, os cocares com as penas que nosso caçadores caçavam, as maracás feitas pelos nossos artistas… O Toré fala dos fenômenos naturais e também de nossa história. Hoje estamos também dançando Toré com os não indígenas para eles sentirem na pele que nós não somos mal, é uma forma de promovermos a paz”.


Roda de conversa

Tendo como perspectivas apresentar e discutir com os participantes as possibilidades e encaminhamentos para a inclusão de temas e ações didáticas relacionadas com a história e a cultura indígena no currículo das escolas, vamos enfatizar a importância da inserção dos temas da lei (10.639/2003 e na sua atualização a lei 11.645/2008)  no currículo da escola com vistas a desenvolver um sentido de respeito à diferença na relação com o outro, na busca de uma sociedade mais justa e igual. Dando atenção a democracia, a diversidade e a contemporaneidade, abordaremos a produção de conhecimentos e saberes, e a visibilidade étnico-cultural.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Casa Floresta

Rua Félix Della Rosa, 282 Vila Anglo Brasileira

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

gurpo Bocuiá-Naté

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora