09 set - 2026 • 19:00 > 09 set - 2026 • 21:00
A utilização do termo de reserva antes do registro da incorporação imobiliária é prática conhecida no mercado. A recente X Jornada de Direito Civil, contudo, trouxe um importante elemento para essa discussão.
O Enunciado 715 propõe uma interpretação abrangente do art. 32 da Lei nº 4.591/1964, considerando alcançada pela vedação legal a realização de “negociação de qualquer natureza” antes do registro do memorial de incorporação.
Afinal, o termo de reserva ainda pode ser utilizado?
É possível reservar uma unidade sem pagamento? E mediante pagamento de um valor restituível? Pode haver sinal, multa ou direito de preferência? Em que momento uma simples manifestação de interesse passa a representar verdadeira negociação da futura unidade?
E mais: se a comercialização encontra limites antes do registro, seria possível captar investimentos para financiar o empreendimento? Quando uma operação privada de investimento passa a ser considerada contrato de investimento coletivo e entra no campo regulatório da CVM?
A palestra parte dessas questões para realizar uma análise prática e crítica do novo cenário jurídico.
Serão abordados, entre outros temas:
Mais do que responder se o termo de reserva é “permitido ou proibido”, a proposta é compreender os limites da legislação e identificar quais estruturas podem ser utilizadas com segurança pelo mercado imobiliário diante do novo entendimento.
O encontro será realizado em formato reduzido, privilegiando o debate, a análise de situações concretas e a troca de experiências entre os participantes.
Data: 09 de setembro de 2026
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório PWA
Endereço: Rua Brusque, 250
Público-alvo: advogados, incorporadores, construtores, corretores, gestores e demais profissionais que atuem no mercado imobiliário.
Vagas limitadas.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Brusque, 250 Centro
Itajaí, SC
WERCO Educação
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.