Fale com o produtor
Evento encerrado

TERÇA ABERTA

27 fev - 2024 • 19:00 > 27 fev - 2024 • 21:00

 

Descrição do evento

TERÇA ABERTA NO KASULO é um projeto da Cia Fragmento de Dança que nasceu em 2016 viabilizado pelo Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. É um espaço de troca, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance que acontece uma terça feira por mês na sede da Cia – Kasulo Espaço de Cultura e Arte. Desde o seu início, já foram realizadas 46 edições com a participação de 117 trabalhos de artistas que desejavam compartilhar seus processos, trocando impressões entre si e com a plateia. No ano de 2017, recebemos o prêmio Denilto Gomes, na categoria “difusão em dança”, por essa iniciativa.


CURADORIA E MEDIAÇÃO: Janaína Leite e Vanessa Macedo

PRODUÇÃO: Luciana Venancio (Movicena Produções) e Cia Fragmento de Dança 

DESIGN GRÁFICO: Leticia Mantovani



Trabalhos: 

Levantar e se fingir de morta


Um trabalho que dribla entre o desejo de não lembrar e a impossibilidade de esquecer uma memória traumática. Se aproximar do trauma para além da moral, complexificando as relações sem estigmas de vítima ou algoz. Sustentar a violência e o amor presentes na memória e dançar com ambos. Isso aqui não é um processo de cura, não é uma denúncia, não é um pedido de desculpas. É a sustentação de um não saber. Não saber o que fazer com isso que me deram, mas tentar, a partir e apesar do trauma, criar ficções de futuro. Duração:  30 min


Ficha técnica:

Concepção e performance: Clara Trocoli


HOMO


As palavras que doem, ouvidas muitas e muitas vezes, continuam a machucar?

Permanecem dentro? Passam a habitar o corpo?

Fazem o sangue ferver, estancar ou derramar?

Seus significados se transformam com o tempo?

A língua pode mudar, mas o significado nem tanto.

Duração:  12 min


Ficha técnica:

Criação e concepção - Pasha Gorbachev e T.F.Cia de Dança

Intérprete-criador - Pasha Gorbachev

Criação de som - Pasha Gorbachev

Provocação dramatúrgica - Igor Gasparini, Emilia Gomez



Vazio

Tatiana Guimarães faz um retorno à autobiografia a partir do sentimento de não ter experimentado o amor materno, desde muito pequena até os dias atuais. Ainda é presente a memória do incômodo que sua presença à causava, o que engatilha um enorme vazio e  uma reincidente pergunta: por quê?

O ponto da pesquisa é a imagem de Renné Roussillon, correspondente aos três graus do trauma:

"Um homem passa num jardim ao lado de uma estátua que o vento, de repente, derruba em cima dele. Trata-se de um acidente, um acontecimento que pode, em uma vida, tornar-se um drama, mas é datável, localizável, circunscrito. [...] nessa medida, indiferente (exterior) ao sujeito.

O homem tenta sair de sua posição difícil e dolorosa embaixo da estátua e percebe o rosto daquela, que parece refletir uma figura enigmática de seu próprio rosto. Ele se vê assim confrontado à questão de seu destino, e a situação torna-se trágica. [...] a realidade não é mais indiferente a ele [...]. “Por que isto precisava acontecer comigo”? A partir daí uma teoria simples do traumatismo não é mais organizável, [...] a tópica interna desarranjou-se e se faz ouvir a questão da relação do narcisismo com o objeto.

No terceiro momento, o homem cessa de se debater, a estátua o esmaga e cola-se a ele, pele a pele, os rostos confundem-se e se misturam. No máximo, percebe-se, de vez em quando, o movimento de apelo de uma mão que se estende:

"[...]o sujeito é afetado em/por um destino que se confunde com ele, (...) a deformação é permanente (...), nenhuma ‘teoria’ traumática pode ser organizada, o trauma perdeu-se no caminho, e com ele a questão da causalidade, do objeto. Somente o movimento furtivo da mão testemunha que talvez nem tudo esteja irremediavelmente decidido [...].

Em suma, a criança se culpabiliza pela ausência desse amor, fundindo o evento externo a si mesma.

Pesquisa-se técnicas audiovisuais que explorem graus de fusão entre o corpo  e diferentes estátuas. Em cena, um colchão de solteiro e um travesseiro, tendo no último um objeto para composições imagéticas multiplicadoras de semânticas visuais. Há um foco de pesquisa de ação pautado no "movimento de apelo de uma mão que se estende", como cita Roussillon. Pretende-se que a atmosfera de vazio componha imagens, ora estáticas, ora lentas. No entanto, haverá a busca por uma beleza das formas, a partir de uma pesquisa em acervos de diferentes imagens de estátuas, prioritariamente as apolíneas. 

Estas propostas são apenas dispositivos iniciais para a pesquisa, que podem ser conduzidas para lugares completamente diversos.

O trabalho terá o artista visual Fábio Tremonte como interlocutor, problematizando as questões estéticas referentes à obraDuração:  25 min


Ficha técnica:

Direção e performance: Tatiana Guimarães

Provocador artístico: Fabio Tremonte


*Esta ação faz parte do projeto ‘’KASULO – ESPAÇO DE ARTE – 15 ANOS’’ - realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas - Governo do Estado de São Paulo.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Kasulo Espaço De Cultura E Arte

Rua Souza Lima, 300 Barra Funda

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Kasulo Espaço de Cultura e Arte

Fundado em dezembro de 2008 e localizado na Barra Funda, em São Paulo- SP, o Kasulo – Espaço de Cultura e Arte é um coletivo cultural que reúne duas companhias de dança: Cia Carne Agonizante, dirigida por Sandro Borelli e Cia Fragmento, dirigida por Vanessa Macedo. Durante os seus 10 anos de existência, tem atuado na criação, produção e expansão da arte cênica na cidade de São Paulo, por meio de ações artísticas, formativas e culturais que reverberam socialmente na região central da capital paul

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora