Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos (Curso de Extensão Presencial Gratuito)

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos (Curso de Extensão Presencial Gratuito)

03 set - 2019 • 16:00 > 10 dez - 2019 • 18:00

 

Descrição do evento

Apresentação
Este curso de extensão tem como objetivo geral habilitar os participantes a empregar diferentes técnicas de leitura e documentação para fins de estudo e pesquisa. Os conteúdos e as técnicas abordadas são de interesse àqueles que buscam aperfeiçoamento no fazer acadêmico, sobretudo estudantes, professores e pesquisadores. O curso, presencial, será ministrado ao longo de 15 semanas, com uma carga total de 30 horas. Os participantes deverão realizar exercícios de leitura e documentação, assim como participar de debates e fazer apresentações orais nas aulas. A aprovação requer presença em ao menos 75% das aulas e nota igual ou superior a 6,0 nas atividades propostas.

Objetivos Específicos
Familiarizar os participantes com diferentes técnicas de leitura. Sensibilizar os participantes quanto à relação entre atividade (em oposição à passividade) e eficácia na leitura. Capacitar os participantes a executar diferentes técnicas de documentação de leitura. Sensibilizar os participantes quanto a fatores relevantes para determinar o tipo de leitura e a forma de documentação mais adequados para propósitos acadêmicos específicos.

Público-Alvo
O curso destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, a professores e a pesquisadores (inclusive independentes) com interesse em adquirir mais eficiência no trabalho acadêmico.

Tópicos Previstos
Pesquisa e escrita acadêmica: panorama dos processos. Desenvolvimento do hábito de leitura. Leitura proveitosa. Técnicas de leitura para fins acadêmicos. Levantamento bibliográfico e organização de fontes. Citações, sistemas de chamada e referências. Plágio e ética na publicação acadêmica. Técnicas de documentação de leitura para fins acadêmicos.

Estratégias de Ensino
Aulas expositivas, exercícios de leitura e documentação, debates e apresentações orais.

Critérios de Aprovação
Frequência mínima de 75%. Nota maior ou igual a 6,0 nas atividades propostas.

Certificados
Serão emitidos somente aos participantes aprovados.

Período de Oferecimento do Curso

3/9 a 10/12/2019 (terças-feiras, das 16 às 18h).

Carga Horária Total
30 horas.

Número de Vagas
40 (quarenta). Caso as 40 vagas sejam preenchidas, serão recebidas inscrições adicionais (40) para a composição de uma fila de espera. Os inscritos na fila de espera serão chamados se houver desistências de inscritos.

Número Mínimo de Inscritos para a Realização do Curso
10 (dez).

Professor Responsável
Me. Rodrigo M. L. de Aragão (clique aqui para ter acesso ao currículo Lattes).

Bibliografia Básica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: Os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: Um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SWALES, John M.; FEAK, Christine B. Academic writing for graduate students: Essential tasks and skills. 2nd ed. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004.

*****IMPORTANTE*****
Desistências de inscritos deverão ser informadas o quanto antes ao professor responsável pelo curso por meio da interface do Sympla ou por meio do endereço eletrônico [email protected]. A comunicação antecipada de desistência possibilitará o aproveitamento da vaga por uma pessoa da lista de espera.

Local

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale

Avenida Miguel Ignácio Curi, 360 Vila Carmosina

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Rodrigo Aragão

Professor responsável pelo curso.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora